Como seu emocional afeta saúde de cabelos

Como você já deve ter aprendido com nossos artigos, diversos fatores estão envolvidos na saúde dos fios. Seguem alguns exemplos:

  • Alimentação pobre em proteínas e demais nutrientes;
  • Uso inadequado de produtos capilares;
  • Constante exposição a procedimentos químicos;
  • Certos quadros patológicos, como disfunções na tireóide, anemias, problemas no intestino, entre outros;
  • Prolongados períodos de exposição ao sol, sem proteção.

Mas você já sabia que seu estado emocional afeta saúde de cabelos, podendo provocar até mesmo a sua queda?

Neste artigo, você aprenderá sobre como seu emocional afeta saúde de cabelos, bem como algumas dicas para evitar problemas desse tipo. Boa leitura!

Como o seu emocional afeta saúde de cabelos: ansiedade, tensão e estresse

No mundo de hoje em dia, o ritmo do cotidiano exige que nos aceleremos, de modo que consigamos dar conta de todas as nossas tarefas: cuidar dos filhos, trabalho, casa, etc.

Adicionalmente, nessas diferentes dimensões da vida cotidiana, encontramos uma série de eventos que mobilizam o nosso emocional, como conflitos familiares, insatisfações ou sobrecarga no ambiente profissional, problemas amorosos, entre outros.

Como consequência, é cada vez mais comum que as pessoas tenham de enfrentar sensações como ansiedade, tensão e estresse.

Quando essas sensações evoluem para desequilíbrios emocionais, é comum que verifiquemos a ocorrência de problemas capilares além de quadros depressivos, úlceras, entre outros.

Isso pode ocorrer por diversos motivos. Em alguns casos, quadros de estresse e de depressão      podem afetar os hábitos alimentares do paciente, fazendo com que ingira menores nutrientes.

Outro fator recorrente é o aumento de inflamações pelo corpo, que influencia negativamente o desenvolvimento dos fios.

Além disso, pode ocorrer redução dos níveis de cortisol, relacionado com a serotonina, ou até mesmo o aumento de secreção sebácea, diretamente relacionada a dermatites.

Para a devida compreensão de seu caso, bem como para a definição de intervenções para o seu tratamento, é necessária a avaliação médica com profissional especializado.       .

A seguir, elencamos alguns quadros que ilustram como o seu estado emocional afeta saúde de cabelos.

Eflúvio telógeno

O eflúvio telógeno é uma condição reversível, caracterizado pela intensa queda de fios após um evento estressante, que mobilizou alta carga psíquica.

Nesses episódios, verifica-se a entrada na fase de repouso de um número de folículos pilosos, que antes estavam em atividade. Após alguns meses, estes fios se desprendem e caem.

Alguns tipos de estresse comuns e capazes de desenrolar esse quadro são:

  • Submissão a cirurgias;
  • Doenças graves;
  • Partos.

Normalmente, os sintomas cessam em alguns meses. Acompanhamento médico e psicológico fazem parte do tratamento.

Tricotilomania

A tricotilomania é uma desordem comportamental  cujo principal sintoma é a retirada manual de fios ou tufos de cabelos.

Essa retirada se dá por meio de impulsos incontroláveis e é seguida por sensação de prazer e alívio. Como essas sensações são passageiras, a pessoa é levada a repetir o hábito de modo compulsivo.

Pesquisas demonstram que esses quadros geralmente estão associados a distúrbios de ansiedade, acompanhados de sobrecarga emocional, depressão, uso de álcool , bem como outras drogas, e transtorno obsessivo compulsivo.

Esse transtorno é multifatorial, com causas genéticas, neurobiológicas e comportamentais. Desse modo, seu tratamento também se dá em várias dimensões: psiquiátrico, psicológico, dermatológico, entre outros.

Calvície feminina

Embora a calvície afete principalmente os homens, as mulheres também podem ser acometidas pela alopecia.

Apesar de esses casos também se revelarem como multifatoriais, eles também são, muitas vezes, agravados pelo emocional.

Por enquanto, os tratamentos disponíveis para tratamento da calvície são eficazes somente nas fases iniciais do quadro, o que evidencia a importância do cuidado e do diagnóstico precoce.

A importância do autocuidado

Como vimos acima, o seu estado emocional afeta saúde de cabelos das mais diferentes formas. Sendo assim, torna-se necessária a adoção de medidas capazes de regular os níveis de tensão cotidianas.

A psicoterapia é uma prática clínica que visa ao fortalecimento de si enquanto protagonista de sua própria vida. É útil para analisarmos nossos valores, crenças, prioridades, o modo como nos relacionamos com os outros e com nós mesmos.

Diversas outras atividades podem ser adotadas nesse sentido terapêutico para combater o estresse, como é o caso de atividades físicas, yoga, meditação, entre outros.

Independentemente disso, o mais importante é conseguir discernir e adotar atividades, locais ou companhias com os quais você possa recarregar suas energias, de modo a cuidar de si diante do ritmo cansativo do cotidiano.

Conclusão sobre como seu emocional afeta saúde de cabelos

Neste artigo, trouxemos as principais informações a respeito de como seu estado emocional afeta saúde de cabelos.

Para disfarçar e corrigir imperfeições capilares, indicamos Jet Hair – Maquiagem capilar. À base de queratina, promove a cobertura instantânea dos fios de modo prático e fácil.

Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso texto “Como seu emocional afeta saúde de cabelos”. Caso tenha restado qualquer dúvida, deixe seu comentário para nosso time de experts.

Você aprenderá sobre como seu emocional afeta saúde de cabelos, bem como algumas dicas para evitar problemas desse tipo.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos