Como mulheres podem lidar com alopecia

É comum nos depararmos com homens que enfrentam problemas de queda de cabelos e, em alguns casos mais extremos, até sofrendo com a calvície. Porém, há também casos de mulheres que sofrem com quedas capilares severas, a chamada alopecia.

Apesar do nome complexo, a alopecia, também conhecida como cálvicie, afeta pelo menos 5% das mulheres. Trata-se de uma doença, ainda sem cura, que tem como principal característica a diminuição e queda dos pelos de todo corpo e cabelos e diminuição da espessura dos fios devido à falha na recepção de hormônios no couro cabeludo, o que acaba impedindo o crescimento dos fios, até que eles parem de crescer totalmente. Os tipos mais comuns dessa doença são a alopecia androgenética (que tem como causa principal a hereditariedade), a areata (tipo autoimune da doença, quando o organismo destrói os folículos capilares criando placas sem fios no couro cabeludo) e a alopecia fibroso frontal (as quedas capilares acontecem na região frontal, próximo à testa).

Mesmo sendo uma pequena porcentagem que sofre com essa condição, as mulheres precisam se atentar a como identificar os sinais da alopecia para poder tratar o problema da maneira adequada.

Como identificar a alopecia

Um dos principais pontos a se atentar, e que pode auxiliar no modo em como mulheres podem lidar com alopecia, é na saúde dos fios: perceber se há algo de errado com eles, se estão caindo, como está a espessura, se estão ralos. Caso note algo diferente, como acordar e perceber que seu travesseiro está cheio de fios, por exemplo, isso não é normal, sendo importante buscar a opinião e avaliação de um profissional.

Também é importante estar atenta a fatores mais específicos, como o histórico familiar, visto que essa informação pode ser uma pista importante no diagnóstico da chamada alopecia androgenética.

Muitas vezes, a queda e a fraqueza dos fios podem estar associadas a outros fatores que merecem atenção, como a produção hormonal do seu organismo. De acordo com alguns especialistas, a síndrome do ovário policístico também pode ser um fator de predisposição a alopecia, sem contar que ainda há casos em que mulheres desenvolvem quadro de alopecia depois da menopausa, em decorrência da diminuição da produção de hormônios nesse período. Por isso, é fundamental estar atenta e informada sobre a doença e seus indícios, que podem ser um indicativo de como mulheres podem lidar com alopecia. É importante ter em mente, no entanto, que a alopecia nem sempre está relacionada a quedas bruscas de cabelo, por isso fique atenta, e caso se confirme a doença, certifique-se de lidar da maneira correta com a mesma.

O diagnóstico da doença e como mulheres podem lidar com alopecia

Lidar com esse transtorno capilar não é tarefa simples, e pode ser um grande desafio no dia a dia, sendo uma das maiores dificuldades entender que se trata de uma doença que não tem cura e que o tratamento é permanente e exige disciplina. Além disso, no caso das mulheres, essa condição mexe muito com a autoestima, o que dificulta ainda mais como mulheres podem lidar com a alopecia.

Há maneiras diferentes de como as mulheres podem lidar com a alopecia e tratá-la de maneira adequada. É possível lidar com a doença com o auxílio de medicamentos via oral ou aplicação local que bloqueiam a ação hormonal nos receptores do couro cabeludo.

Separamos algumas outras formas que auxiliaram como as mulheres podem lidar com a alopecia.

Medicação tópica: medicamentos que estimulam o crescimento dos fios, técnica utilizada em casos iniciais da doença. Usada em xampus e loções que são aplicadas diretamente na região afetada. É um tratamento também indicado de maneira precoce e em tempo prolongado.

Transplante capilar: é o tratamento mais conhecido, mais procurado e mais indicado, principalmente em casos em que a doença está em estágio já avançado. O implante é feito fio a fio nos folículos da área afetada e os resultados começam a ser notados após seis do procedimento.

Lasers: o procedimento a laser é mais indicado nos casos em que a alopecia é de predisposição genética. O laser faz com que os fios voltem à fase de crescimento, mas, para um bom resultado, são recomendadas seis sessões intervaladas por 15 dias.

Mesoterapia: microinjeções compostas de vitaminas e fatores de crescimento, injetadas diretamente nos folículos pilosos.

Se mesmo com todas as informações e dicas apresentadas ainda é difícil lidar com os danos da alopecia, temos uma última dica: Jet Hair, uma maquiagem capilar que irá auxiliar em como mulheres podem lidar com a alopecia.

Se você gostou de descobrir como mulheres podem lidar com a alopecia e das dicas que apresentamos, auxiliando como mulheres podem lidar com alopecia, deixe seu comentário e nos conte: você sofre de alopecia ou conhece alguém com essa doença? Não deixe de compartilhar com que você acha que precisa saber mais sobre essa doença!

Separamos algumas outras formas que auxiliaram como as mulheres podem lidar com a alopecia.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos