Conheça as três causas da tricofagia

A tricofagia, também chamada de Síndrome de Rapunzel, é uma doença ainda bastante desconhecida, que consiste em arrancar pelos e ingeri-los. Usualmente pelos do cabelo, também existem relatos de pessoas que comem pelos dos cílios, sobrancelhas, braço, perna, axila e até mesmo pelos pubianos. Algumas pessoas vão até mais longe e ingerem pelos de bonecas e animais.

Em casos extremos, é preciso fazer uma cirurgia para remover os novelos de pelo do estômago e até mesmo do intestino. Mas nem todos que arrancam pelos sofrem de tricofagia: quem não os ingere sobre de tricotilomania. Nas duas doenças, em estágios avançados, é perceptível a falta de pelo nas pessoas, especialmente na cabeça, lugar mais comum para a retirada dos pelos.

Os efeitos da tricofagia e da tricotilomania podem causar baixa autoestima, além de sentimento de humilhação e solidão. Muitas pessoas recorrem ao uso de perucas, para se sentirem melhor. Conheça aqui algumas causas da tricofagia:

Estresse

É claro que a doença do século não podia passar incólume como uma das causas da tricofagia. Chegar sempre no horário, ser produtivo, pagar as contar em dia… tudo isso é causa para estresse e pode vir a ser causa para d tricofagia. Existem várias maneiras mais saudáveis de lidar com o estresse, como fazer caminhadas diárias, reduzir a quantidade de café ingerida, beber chá de camomila e, dependendo do grau de ansiedade, existem vários remédios para lidar com o problema. Mas sempre com acompanhamento médico, é claro.

Ansiedade

Conheça as três causas da tricofagia

Imagine aquela cena: horário do almoço acabando e a fila do banco não anda. Horário de entrar no trabalho ou na aula chegando e o trânsito não flui. Hora da prova terminando e ainda falta àquela questão impossível. Algumas pessoas suam, algumas ficam se balançando, e outras comem os próprios pelos, como forma de se distrair, amenizando a   situação e com isso, diminuindo a ansiedade. Como não é um método eficaz, a pessoa come mais e mais pelos. Assim como o estresse, a ansiedade pode ser tratada de várias formas saudáveis, que não agridem o corpo.

Problemas emocionais

Término de namoro. Morte de um ente querido. Levar aquela bronca do chefe. Problemas emocionais causam todos os tipos de reações, desde o comumente choro até a tricofagia. Ao invés de detonar aquela barra de chocolate, pessoas com tricofagia lidam com seus problemas emocionais comendo pelos. Quanto maior o problema, pior a tricofagia.

A tricofagia é uma doença séria, muito pouco divulgada e por isso pouco tratada. A maioria das pessoas sabem que tem um problema, mas não identificam que nome dar a ele, e nem à quem recorrer. E, como ingerir pelos lhes dá um alívio para os problemas já citados,  essa atitude, só vai se agravando com o tempo, pois quanto mais se pratica esse hábito menos alívio se sente, então é preciso ingerir mais e mais vezes, como uma droga.

Não existe remédio específico para o problema, nem cura, mas as causas da tricofagia podem ser tratadas com terapia e às vezes até com acompanhando psiquiátrico. O importante é se tratar! Continuem com o blog. Até breve!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close