7 dicas de como aplicar Minoxidil tópico corretamente

Entre aqueles interessados em produtos, técnicas e procedimentos capazes de cuidar da calvície, o Minoxidil se apresenta como uma alternativa bastante popular e eficaz. Trata-se de uma substância capaz de promover o crescimento de fios mais fortes, nas regiões onde os folículos pilosos ainda se encontram ativados. Mas você já sabe como aplicar Minoxidil tópico corretamente?

Neste artigo, traremos dicas como aplicar Minoxidil tópico corretamente, de modo que o tratamento de seus fios ocorra com sucesso e sem efeitos colaterais.

O que é Minoxidil?

Minoxidil é um medicamento tradicionalmente utilizado para o tratamento de casos de calvície. Popularizou-se quando, nos Estados Unidos, foi lançada uma loção capilar à base de Minoxidil 5%, indicada para homens.

Embora conste a indicação do medicamento para a região da coroa em sua bula, o Minoxidil revela-se eficaz também para o tratamento da queda dos fios nas “entradas” dos cabelos e até mesmo da zona da barba.

Desse modo, a medicação deve ser utilizada em todo couro cabeludo, nas regiões onde os pelos estão vivos. Infelizmente, o Minoxidil não apresenta resultados quando os folículos pilosos se encontram já mortos.

No Brasil, o Minoxidil tópico pode ser encontrado em versões manipuladas ou industrializadas, em apresentações de 3% e 5%. As bulas do produto de 5% afirmam que a concentração é indicada somente para o tratamento da calvície em homens.

Como o Minoxidil age e seus efeitos nos cabelos?

A utilização do Minoxidil promove a vasodilatação do couro cabeludo, promovendo uma maior expansão de nutrientes que chegam ao bulbo capilar.

Essa nutrição extra do bulbo capilar garante o prolongamento da fase anágena dos fios, que se refere à fase de crescimento dos cabelos.

Desse modo, a ação do Minoxidil promove o crescimento de fios mais fortes. Para a maximização dos efeitos, recomenda-se a utilização de outros ativos junto ao tratamento, como vitaminas e fatores de crescimento.

Os resultados aparecem rapidamente, com o crescimento dos fios sendo registrados a partir da terceira semana de tratamento. O tempo médio de tratamento pode durar até três meses.

Quantas vezes por dia aplicar?

Por conta do aspecto cosmético que os fios adquirem a partir da aplicação do medicamento (mais quebradiços e secos), é desejável que sua aplicação ocorra apenas uma vez por dia, uma vez que sua meia vida é de 22 horas.

Qual o melhor horário para aplicação?

Uma recomendação de como aplicar Minoxidil tópico corretamente é aplicar o produto no período noturno, para que, no dia seguinte, você possa lavar os cabelos pela manhã e retirar o medicamento.

Vale lembrar que não é recomendado deitar-se com os cabelos molhados, pois isso cria condição para a proliferação de fungos. Dê um intervalo de, pelo menos, uma hora antes de dormir, para que o Minoxidil possa ser absorvido.

Quais os efeitos colaterais da aplicação de Minoxidil?

A ação do Minoxidil ocorre no couro cabeludo e não tem efeito hormonal. Assim, eventuais efeitos colaterais do Minoxidil incluem coceira na região, que depende da fórmula. Entretanto, composições mais modernas à base de água, que não ressecam os fios como anteriormente registrado, vem sendo cada vez mais utilizadas.

Outro efeito colateral relatado, principalmente por pacientes mulheres, é a pilificação no rosto. Isto deve ser relatado ao profissional dermatologista, que fará as devidas alterações referentes ao tratamento.

Ainda, como o Minoxidil é uma substância vasodilatadora, algumas pessoas podem sentir dores de cabeça, palpitações e tontura. Nesses casos, também é sugerida orientação profissional.

Quem pode usar Minoxidil?

Minoxidil não deve ser utilizado por crianças ou adolescentes sem devido acompanhamento médico. Além disso, dados seus estudos inconclusivos, gestantes também devem evitar a utilização do produto.

Já o uso de Minoxidil em lactantes não oferece efeitos colaterais, sendo compatível com a amamentação.

Como aplicar Minoxidil tópico corretamente: principais dicas

  • Siga as orientações de seu dermatologista. Normalmente, a recomendação de como aplicar Minoxidil tópico corretamente para os homens é a utilização do Minoxidil 5% duas vezes a cada 24 horas, e para as mulheres, o Minoxidil 2% uma vez ao dia;
  • A aplicação do produto deve ser realizada com as pontas dos dedos, em todas as regiões onde os fios apresentam-se falhos, com crescimento lento e aspecto fino e ralo. O couro cabeludo deve estar limpo e seco;
  • Aguarde a devida absorção do produto antes da prática de exercícios, uso de secador de cabelos, cremes, pomadas e pentear fios.

Conclusão sobre como aplicar Minoxidil tópico corretamente

Neste artigo, buscamos trazer as principais informações acerca de como aplicar Minoxidil tópico corretamente. A aplicação do produto deve ser realizada em todas as áreas do couro cabeludo onde registram-se falhas, com fios mais curtos, finos e macios.

O acompanhamento de um profissional dermatologista durante todo o processo de tratamento da calvície é indispensável.

Esperamos que tenham gostado de nossas dicas de como aplicar Minoxidil tópico corretamente. Você já fez uso do Minoxidil? O que achou dos resultados? Deixe-nos seu comentário.

Traremos dicas como aplicar Minoxidil tópico corretamente, de modo que o tratamento de seus fios ocorra com sucesso e sem efeitos colaterais.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos