Progesterona tópica: conheça os 5 maiores benefícios desse uso para os fios

Você já ouviu falar em progesterona tópica? Então, se sofre com calvícies indesejadas ou queda de cabelo, acompanhe este texto para entender como essa substância  pode ajudar.

A progesterona tópica é uma substância que contém o hormônio feminino, progesterona, que é produzido pelos ovários. No corpo da mulher, essa ação hormonal é importante para regular o ciclo menstrual e colaborar com a manutenção da gravidez.

Além disso, a progesterona pode ser usada para:

  • Impedir a menstruação;
  • Impedir a gravidez;
  • Fazer reposição hormonal;
  • Aliviar sintomas da menopausa.

Progesterona tópica e a queda de cabelo

É comum que muitas mulheres sofram com a queda de cabelo. Mas não é normal aceitar isso, já que os fios fracos podem prejudicar a aparência e a estética do cabelo, gerando baixa autoestima.

No mercado, há diversos opções de shampoos e cosméticos para evitar os fios fracos. Mas será que eles são realmente eficientes? 

Entre as substâncias mais eficazes para a queda de cabelo e calvície está a progesterona tópica. Essas loções são manipuladas a partir do hormônio feminino e pode ser aplicada no couro cabeludo para o tratamento de alopecia androgenética feminina e masculina.

Os benefícios da progesterona tópica

Confira os cinco principais benefícios da progesterona tópica para a aplicação capilar:

1 – Eficácia

Mesmo que existam poucos estudos sobre, é possível notar eficácia da progesterona tópica, principalmente, no tratamento de alopecia androgenética masculina.

2 – Absorção

Alguns estudos dos Estados Unidos mostraram que, após a aplicação da progesterona tópica, a substância fica presente na saliva e nos capilares sanguíneos, comprovando a absorção do produto.

Vale destacar que esse produto não faz mal para o organismo humano, mesmo após a absorção pela pele do couro cabeludo.

3 – Segurança do tratamento

A aplicação do produto na pele humana não gera nenhum efeito colateral, segundo um estudo austríaco que testou um creme a base de progesterona na pele de 40 mulheres.

4 – Elasticidade e firmeza na pele

O mesmo estudo anterior também detectou outro benefício na pele das cobaias. O creme havia deixado à região com mais elasticidade e firmeza. Logo, as rugas e os sinais de envelhecimento foram amenizados com o uso do cosmético.

5 – Menos química no cabelo

Por se tratar de um produto natural, o uso da progesterona tópica pode reduzir a quantidade de química aplicada no couro cabelo e nos fios. Pois, essa química tende a ser prejudicial para a saúde capilar, acelerando a queda e a calvície.

Progesterona Tópica: uso masculino

Em geral, os homens apresentam alopecia androgenética ainda jovens, por volta dos 20 e 30 anos. No entanto, até mesmo em idades mais avançadas as calvícies indesejadas podem aparecer.

Isso pode ser resultado de algumas ações externas, como uso de certos medicamentos e produtos químicos. Além disso, o estresse também pode gerar queda de cabelo.

Por isso, cada vez mais homens buscam por soluções que amenizem as entradas e a falta de cabelo. Afinal, a aparência e a estética são extremamente importantes para a realização de sonhos pessoais e profissionais.

Isso porque gostar daquilo que se vê no espelho é fundamental para a autoconfiança e autoestima, características responsáveis pelas conquistas profissionais, como salários maiores, ou conquistas pessoais, como uma paquera.

Portanto, vale salientar que a progesterona tópica, mesmo advindo do hormônio feminino, pode ser aplicada no tratamento de alopecia masculina. Aliás, a sua eficácia está, inclusive, mais presente nesses tratamentos.

Além de ter um excelente tratamento capilar em mãos, os homens podem aproveitar todos os outros benefícios do uso de cosméticos com essa substância, tais como a redução de rugas, a firmeza da pele e a alta absorção.

Progesterona Tópica: tem no mercado?

A indústria farmacêutica não produz cosméticos com a progesterona tópica. Por isso, não se encontra esse tipo de produto em farmácias tradicionais e redes de supermercados.

A pessoa interessada deve recorrer a farmácias de manipulação. A principal vantagem é que, com isso, o produto pode ser ainda mais personalizado de acordo com a necessidade do paciente em questão, acrescentando outros ativos importantes para o fortalecimento dos fios.

Quando posso usar a progesterona tópica?

O produto pode ser prescrito por um médico especialista. No entanto, a falta de estudos científicos sobre o assunto pode prejudicar a escolha do profissional que vai avaliar o caso.

Portanto, caso tenha interesse em fazer um tratamento com progesterona tópica procure um médico e peça o aconselhamento dele. Somente com a receita em mãos, você conseguirá fazer a manipulação do cosmético.

O uso incorreto da substância, sem acompanhamento médico, pode causar alergias e irritações no couro cabeludo. Por isso, não deixe de buscar a ajuda de um especialista.

Ficou com mais alguma dúvida sobre progesterona tópica? Essa é a sua chance de matar com todos esses questionamentos de uma vez por todas. Deixe uma pergunta nos comentários que nossos especialistas responderão!

Então, se sofre com calvícies indesejadas ou queda de cabelo, acompanhe este texto para entender como essa substância pode ajudar.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos