Água de mar causa caspa?

Será que água de mar causa caspa? Se você já parou para pensar nisso e se viu sem resposta, tire suas dúvidas lendo este artigo.

Dias de muito suor

A palavra mar logo leva a nossa imaginação à praia e a dias ensolarados. São dias em que o corpo brilha de tanto suor. Entretanto, muitos se esquecem de que o couro cabeludo também sua bastante.

O suor do couro cabeludo é fator que contribui para o aumento da oleosidade capilar. Consequentemente, um cabelo com muita oleosidade é um ambiente ideal para o aparecimento de caspas.

Ao ir à praia, o suor do couro cabeludo, somado ao sebo natural do cabelo produzido pelas glândulas sebáceas, dão aos fios um aspecto gorduroso.

Quem tem cabelos secos acaba se deixando enganar ao achar que os fios estão mais hidratados quando suados. Contudo, na verdade os fios ficam mais pesados devido à oleosidade junto do suor.

Por isso, o cabelo precisa ser lavado, para a retirada do excesso de todo o sebo e suor, pois se não forem retirados, é gerada uma sujeira altamente prejudicial ao couro cabeludo.

A sujeira proveniente da oleosidade culmina em caspa, e neste momento o passeio no litoral passa a ser acompanhado da dúvida em saber se a água de mar causa caspa.

Mas a água de mar causa caspa ou não?

Antes de perguntar se a água de mar causa caspa, é importante prestar atenção se os seus hábitos.

Os tipos de cabelos também influenciam. Inclusive aqueles que, embora os fios sejam ressecados, retêm oleosidade.

Se a pessoa tem cabelos oleosos, a propensão em desenvolver caspa é ainda maior. Portanto, o melhor a fazer é garantir que fios e couro cabeludo estejam sempre limpos.

Dessa maneira, as idas à praia e os mergulhos na água não levantarão dúvidas se a água de mar causa caspa ou não. Isso porque com os cabelos bem cuidados, o passeio pela costa será o último suspeito como causador do indesejável farelo esbranquiçado que incomoda tanto.

Devido ao fato da água do mar ser salgada, ela propicia que a oleosidade dos cabelos diminua, entretanto para quem tem cabelos secos, ocorre o ressecamento dos fios.

Desse modo, a resposta para a dúvida em saber se a água de mar causa caspa é: não.

O sal da água, por ser um agente que diminui a oleosidade dos fios, acaba promovendo uma espécie de esfoliação do couro cabeludo, fazendo com que as caspas se soltem tanto dos fios quanto do couro cabeludo.

Quando a água de mar causa caspa  

Na verdade, o que causa caspa é a sujeira da água da praia retida nos cabelos. São muitas pessoas na água, cães, sem contar o lixo que da areia vai para o mar, ou o depositado diretamente no mar, como a partir de embarcações e esgoto não tratado. Ou seja, não há apenas sal, mas também sujeira de várias origens diferentes na praia.

Depois de um dia inteiro sob sol, com momentos de mergulho, os cabelos acumulam sujeira que, inclusive, vem do próprio ar, trazida pelo vento. Sem contar que acaba juntando muita areia que se fixa nos fios de cabelo.

Assim, a hora do banho é o momento de dar atenção especial quando for couro cabeludo . Se os cabelos forem lavados com pressa, de qualquer jeito, muitos resíduos ficarão acumulados no couro cabeludo.

Até mesmo os cosméticos utilizados, ainda que sejam especiais para idas à praia, se não forem retirados por completo na hora do enxágue, acabam se tornando rejeitos.

Imagine a soma de sujeira do dia todo e restos de xampu e condicionador fixados nos fios e no couro? O resultado? As tão indesejadas caspas, que além de causarem coceira e entupirem as raízes dos cabelos, ocasionam a queda de fios.

Enfim, se você acha que água de mar causa caspa, dê atenção à higiene capilar, pois o que causa as caspas é deixar o cabelo sujo ou mal lavado.

Benefícios da água do mar

O sal da água marinha é muito bom para a pele, inclusive a da cabeça. Por agir como um esfoliante, ajuda na remoção de pele morta, e pele morta no couro cabeludo é sinônimo de sujeira, ou seja, ambiente propício para caspas.

Você conhece a talassoterapia?

A talassoterapia é um tratamento realizado com água do mar. Os componentes do mar podem curar muitas doenças, e sua ação contra oleosidade combate a acne.

Problemas de pele que causam coceira, inclusive, é uma terapia indicada para herpes.

A água do mar é iodada, o que traz equilíbrio à constituição química dos fios de cabelo. Além do mais, na talassoterapia se indica para que a água com sal marinho seja usada como se fosse um xampu, esfregando os fios e o couro da cabeça.

E você, gostou de saber mais sobre a água do mar? Conte para nós o que achou do artigo e se o que leu tirou todas as suas dúvidas.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos