Por que só perdemos fios em certas partes do corpo?

Há quem desconfie quando começa a perder fios todos os dias. Porém, o que elas não sabem é que este processo é normal. Perder fios diariamente faz parte do processo. Muitas pessoas começam a desconfiar quando começam a perder muitos fios por dia. Porém, o que elas não sabem é que esse processo é normal.

Uma pessoa adulta, por exemplo, tem cerca de 150 mil fios que passam pela fase de crescimento e, depois, pela fase de repouso. Tudo isso faz parte de um ciclo.

O surgimento dos fios no corpo

Sabe-se que ao longo da evolução da espécie humana muita coisa mudou, entre eles o crescimento dos fios no corpo. Antes, o ser humano precisava ter fios por todo o corpo, principalmente para protegê-lo do frio, e eles eram bem mais grossos dos que nós temos hoje.

Os cabelos permaneceram em certos lugares, como axilas, partes íntimas, cabeça e tórax (em homens, por exemplo).

A ciência está sempre em busca de conhecimento, verdades e de entender o que está acontecendo com os pelos pelo corpo da espécie humana.

Por que só perdemos fios em certas partes do corpo?

Algumas explicações importantes

Não se sabe o momento exato de quando aconteceu ou começou a acontecer a perda dos fios pelo corpo. Porém, há diversos estudos sobre o fato. Há pessoas que afirmam que devido ao resfriamento global, as florestas da África Central acabaram secando – lugar onde viveram os primeiros hominídeos – transformando todo o lugar em pastagem.

A partir daí, não tinha mais sentido continuar com tantos fios de cabelo por todo o corpo, uma vez que a grande quantidade de fios servia de proteção para coletar frutas, entre outros alimentos no meio de troncos.

E mais, com a savana, aquela grande quantidade de fios deixava a vida das pessoas muito difícil, já que o calor era bastante intenso.

O que os dermatologistas dizem

Os dermatologistas afirmam que os fios têm uma função essencial no corpo humano, que é de proteção, além da comunicação sexual e social.

Os cílios, por exemplo, protegem os olhos da poeira; as sobrancelhas conseguem segurar o suor que pode vir a escorrer pela testa. o cabelo, por exemplo, fornece uma ótima proteção contra o sol. Ou seja, os fios têm funções específicas para nos proteger.

Os pelos pubianos e os nas axilas começam a aparecer na puberdade em ambos os sexos. Ainda na região genital acredita-se que os fios tem uma função protetora. No entanto, os fios tendem a diminuir com o hábito de depilação.

Cuidados com os fios

É preciso ter certo cuidado com os fios, pois, muitas vezes, a sua queda está relacionada a fatores externos e internos. Para quem acredita que cuidar dos fios é apenas lavar bem os cabelos, está muito enganado:

  • É preciso investir em xampus e condicionadores próprios para o seu tipo de cabelo;
  • Alimentar-se bem é essencial para o bom crescimento dos fios e evitar possíveis quedas;
  • Proteja os fios do sol, usando algum tipo de chapéu;
  • Ao se depilar, tome os cuidados necessários. Por exemplo, escolha o tipo de depilação que cause menos agressão, esfolie bem a área e hidrate para que o pelo não encrave mais tarde.

Queda natural x alopecia

Como já falamos é natural que os fios caiam. Porém, se perceber que esse caimento está excessivo é preciso ficar alerta.

Quando lavamos e penteamos os cabelos é normal alguns fios se soltarem. Por dia, perdemos cerca de 200 fios. Quando há algum problema, esse número pode ser bem maior.

Se isso ocorrer, é preciso procurar um médio especialista, pois, assim, você poderá seguir um tratamento específico para o seu caso, fazendo com que o tratamento tenha muito mais eficácia.

Proteger o couro cabeludo também é essencial se você estiver com alopecia. Por isso, proteja seu cabelo do sol. Ademais, cuidado com o uso de produtos inadequados, como alisamentos e relaxamentos de forma excessiva ou incorreta. Acredite, o excesso de química diminui a espessura do cabelo e, se você não der o tempo necessário entre uma aplicação e outra, seu cabelo vai ficar muito fino, causando a queda capilar.

É importante procurar um profissional gabaritado, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, pois eles é que saberão dar o atendimento e acompanhamento para cada caso especificamente.

Ou seja, é imprescindível que você tenha cuidados diários com o seu cabelo, mesmo sabendo que só perdemos fios em certas partes do corpo. Mas faz parte do processo.

É importante nos mantermos bem informado, afinal, boa informações serão sempre muito bem-vindas. Hoje com a tecnologia as notícias surgem em abundância, mais nem todas têm a qualidade que desejamos, por isso a importância  de blogs com artigos de qualidade.

Esperamos tê-los  ajudado a eliminar algumas dúvidas sobre o assunto, pois esse é o objetivo maior, informação de qualidade.

Gostou? Continue com o blog, deixe seu comentário logo abaixo. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close