4 fatos sobre queda de cabelo na adolescência

A queda de cabelo na adolescência, ou alopecia, pode se revelar como um transtorno primário da pele ou se tratar de um problema de saúde subjacente. Pode ser desconcertante para alguns pacientes como adolescentes que estão enfrentando problemas físicos, emocionais, psicológicos e diversas transições inerentes à essa fase da vida.

Compreender o impacto da alopecia é importante para profissionais de saúde que atendem a adolescentes. Vamos conhecer alguns fatos sobre a queda na adolescência a seguir:

Veja mais a seguir:

1. Probabilidade de ocorrência da alopecia no corpo

A queda de cabelos pode acontecer na adolescência quando a alopecia, um distúrbio hormonal que causa a queda de cabelos no corpo. As formas mais comuns de alopecia na adolescência são telogen effluvium, alopecia androgenética e alopecia areata.

Telogen effluvium pode apresentar subitamente insidiosa ou secundária a uma variedade de triggers. Já a alopecia androgenética pode começar na adolescência, e tópicos como o minoxidil é efetivo para retardar ainda mais queda de cabelo. Pode ser um sinal de excesso androgênico subjacente, especialmente a síndrome dos ovários policísticos em mulheres.

Mesmo que alopecia areata seja comum, sempre pode ser constrangedora, especialmente se a queda de cabelo é extensa.

2. Produtos químicos ajuda na queda de cabelos na adolescência

Um dos motivos do aparecimento de queda de cabelos na adolescência pode estar ligado à constante exposição dos cabelos a diversos procedimentos. Não só à química, mas também ao uso de penteados que tracionem os fios por um longo período de tempo, como ocorre com coques e rabos de cavalo.

Também é importante lembrar que a ingestão de substâncias prejudiciais à saúde como ocorre com cigarro e álcool, impede que nutrientes sejam absorvidos na raiz do fio.

O uso de anabolizantes pode, inclusive, acelerar a calvície na fase de adolescência, desde que as pessoas estejam geneticamente predispostas.

3. Problemas e disfunções hormonais

De uma forma geral, as mudanças hormonais que acontecem no corpo podem se tornar também motivo do aparecimento da calvície no adolescente, causando uma queda de cabelos por conta desse motivo. Os cabelos dos adolescentes costumam cair com maior intensidade o seu organismo está sofrendo determinadas deficiências nutricionais causadas por conta de dietas conhecidas como “temporárias”, porque dão apenas efeitos temporários nas pessoas.

4. Predisposição genética

Chegamos em um dos grandes motivos de causa de queda de cabelos na adolescência, que também pode ajudar no aparecimento da calvície na adolescência – a predisposição genética do corpo, que faz com que os fios de cabelo caíam do couro cabeludo, pode fazer com que a alopecia no organismo aconteça com maior facilidade.

Como prevenir a calvície na adolescência de forma mais efetiva

Felizmente, é muito fácil evitar que a calvície apareça logo na chegada da adolescência.  algumas dicas:

  • Escove ou penteie o cabelo rente ao couro cabeludo, deslizando até as pontas;
  • Quando tiver cabelos embaraçados, apenas desembarace com os dedos ou com um pente de dentes compridos, não com uma escova;
  • Sempre que possível, apare as pontas para eliminar as suas extremidades quebradiças;
  • Evite usar substâncias químicas que agridam os cabelos, usando sempre os produtos com ingredientes naturais;
  • Xampu e condicionador devem ser utilizados separadamente, não importa qual tipo de produto você preferir;
  • Sempre cuide da higiene capilar;
  • Procure a ajuda de um dermatologista se você tiver predisposição genética para a sua queda de cabelos.

Viu como é simples prevenir a calvície na adolescência? E mesmo que você, ainda assim, tenha chances de desenvolver calvície, isso não pode se tornar motivo para afetar a sua autoestima. Até mesmo porque há produtos à venda como a maquiagem capilar, capaz de fazer verdadeiros milagres pelo seu couro cabeludo, sem dar o menor trabalho. Invista nessa sensação do mercado e recupere sua beleza!

Se você gostou das nossas dicas sobre queda de cabelo na adolescência, comente abaixo para nós. Continue acompanhando o blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos