Muitos leitores do Blog tem levantado inúmeras perguntas com respeitos aos problema emocionais causam calvície.
De fato, não só por questões genéticas, mais também por outros motivos a calvície pode se instalar.
Causas da Calvície
A calvície é caracterizada por uma perda dos cabelos de forma gradativa, sendo que a sua principal causa são por fatores hereditários.
Pesquisas científicas comprovaram que quando níveis de 5-alfa-redutase e DHT em determinadas pessoas é mais elevado, certamente será calvo.
Por isso, o ideal é consultar um médico sério para que possa controlar e prevenir a calvície logo na fase inicial.
No entanto, não só por questões genéticas a calvície pode se instalar, apesar de esse ser o maior vilão.
Algumas pesquisas vem mostrando que outros fatores contribuem para perda dos fios de forma gradativa:
- Alimentação
- Uso de medicamentos
- Depressão e doenças emocionais
- Tratamentos para combate ao câncer
- Uso de produtos químicos nos cabelos
Caso esteja passando por algum desses problemas acima mencionados, fique atento e procure orientação médica.
Mas, porque emocionais como a depressão causam a calvície?
Segundo médicos, os problemas emocionais causam calvície são os mais diversos e não só a depressão, mas também, stress causados por sobrecargas de atividades e preocupações excessivas com problemas do dia-a-dia são responsáveis pela perda dos fios.
Isso acontece porque ao ocorrer mudanças no sistema nervoso, o organismo reage como um todo causando os mais diversos problemas, desde alterações no ciclo capilar e consequentemente queda de cabelo.
Quando acometidos de problemas emocionais nosso corpo altera completamente e começa a desencadear vários problemas, como reações na pele, queda de cabelo, dores pelo corpo e sistema imunológico debilitado.
Para entender como é grave esse problema, basta lembrar da última vez em que teve sobrecarga de trabalho ou stress e começou a notar a perda mais frequente dos fios.
Além do mais, a depressão contribui para o não funcionamento do corpo, por consumir os nutrientes do organismo de forma inadequada.
Portanto, se está em um período difícil de sua vida, com sérios problemas emocionais, procure um profissional habilitado como psicólogo ou e dermatologista para iniciar o tratamento adequado.
Consulte também os artigos sobre alimentos para queda capilar.