As histórias relacionadas à calvície determinada pela raça são inúmeras, muitas vezes passam apenas de mitos.
Mas, uma pergunta que vem causando muitos debates é sobre a raça, será que ela está intimamente ligada à perda dos fios? Será que algumas raças tem mais probabilidade de ser calvas?
Vamos abordar esse assunto aqui, com base em orientações e conhecimentos de especialistas.
Será Verdade a Calvície Determinada Pela Raça?
Segundo o Dr. Arthur Tykocinski podemos ser calvos não somente por questões genéticas, mas também por fatores ligados à etnia ou raça.
Por incrível que pareça esse fator também pode determinar se alguém será calvo ou não. Não quer dizer que determinada raça todos os homens serão calvos, mas a probabilidade de o ser será maior que outros.
Qualquer pessoa independentemente de sua etnia pode ser atingida por calvície, mas pessoas de origem árabe e os denominados caucasianos também tem forte probabilidade de ser mais calvos que os demais.
Portanto, temos por caucasianos pessoas de origem: europeia, norte da áfrica, oriente médio e ásia.
A ciência não tem uma explicação óbvia e concreta a respeito da calvície em determinadas raças, mas especula-se que pode estar ligado aos fatores de origem hormonal.
Cuidado Com os Alertas
Vale ressaltar aqui que não importa sua origem, a calvície é algo que embora afete determinadas raças mais do que outras, ela não faz distinção principalmente quando se trata de fatores ligados à genética.
Por isso, sempre cuide de seus cabelos da melhor forma possível por adotar algumas medidas como:
- Não dormir com cabelos molhados;
- Ter sempre os cabelos tratados com shampoos anti queda;
- Cuidados com alimentação;
- Ter controle do estado da saúde, nomeadamente com estresse e carga de trabalho demasiada;
- Dormir bem;
- Consultar o médico sempre que notar anomalias ou queda de cabelo mais frequente;
Por adotar medidas e cuidados necessários ao tratar dos seus cabelos, não importa a raça ou etnia seus cabelos ficarão mais fortes e saudáveis.