5 Tratamentos Eficazes Contra a Calvície

A Alopecia, mais conhecida como calvície, é caracterizada pela redução parcial ou total dos cabelos ou pelos, a qual ocorre geralmente na região da cabeça.

A maioria das pessoas perde cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia, o que é normal. No momento em que há a queda de um fio, este é substituído por outro no mesmo folículo. Consequentemente, se inicia um novo ciclo de crescimento. Porém, alguns fatores colaboram para que o crescimento do cabelo seja lento ou até mesmo pare.

A calvície é um mal que, mesmo assombrando homens e mulheres, causa preocupação ainda maior para os homens, visto que a testosterona é a maior responsável pela queda de cabelo. Embora as mulheres também o produzam, nelas a quantidade é bem menor.

Segundo a Organização Mundial de Saúde OMS, metade da população masculina do planeta terá algum grau de calvície até os cinquenta anos. Embora haja as estatísticas, podemos observar que este problema ocorre bem antes, agravando ainda mais o problema.

A perda de cabelo pode ocorrer por diversas razões, e o tipo de calvície muito comum é a alopecia androgênica, esta tem sua origem genética e hormonal, podendo atingir diferentes estágios. Pode provocar desde entradas na parte frontal do cabelo, até mesmo a redução total dos fios.

Estudos relatam que a calvície feminina geralmente ocorre pela diminuição do estrogênio, este por sua vez trata-se de um hormônio que geralmente contra ataca o efeito da testosterona na queda de cabelo.

Não existe necessariamente uma única causa da calvície. Ela pode ser decorrente de alguns fatores:

1.    Herança genética

A genética pode se manifestar em dois distintos aspectos que originam a calvície: O gene que provoca a queda permanente do cabelo, ou o gene que produz excesso de oleosidade;

2. Produtos de cabelo

O uso excessivo de gel de cabelo, secadores e banhos quentes, provocam o aumento da oleosidade do cabelo, podendo levar assim à queda de cabelo.

A dica, para as mulheres, é que cortem os cabelos mais curto, favorecendo assim o desembaraçamento e diminuindo, assim, o entupimento e queda dos bulbos.

3.    Hormônios

Quando há alterações dos níveis hormonais pode desencadear a calvície. No caso das mulheres, no momento da menopausa principalmente, podem causar rarefação.

Se tratando de calvície, ainda existem ainda diversos fatores, que muitas vezes podem ser mitos. Tais como:

4.    Bonés

O uso de bonés, que era para ser apenas um método para escapar do sol, tornou-se um hábito muito comum hoje em dia, principalmente entre os meninos. Este utensílio, por sua vez, abafa e esquenta a cabeça, favorecendo a oleosidade. Em contrapartida, não faz cair os cabelos de forma direta, ou seja, se seu uso for excessivo, pode agravar problemas como a dermatite, seborreia, estimulando assim a calvície.

5.    Água quente

 Lavar os cabelos com água quente favorece a queda do cabelo, visto que aumenta a oleosidade e tem como consequência a queda.

Desfazendo um mito sobre calvície

Há quem diga que lavar os cabelos todos os dias apodrece a raiz do cabelo. Porém, é puro mito. Na verdade os fios que caem durante a lavagem já estavam em fase de queda, portanto estes iriam cair de qualquer jeito num outro momento.

Uma vez que a doença é geneticamente determinada, pouco se pode fazer para a prevenção da mesma. Todavia, existem métodos que podem retardar e até mesmo proporcionar uma melhora em seu caso clínico.

Quando a calvície se inicia aos dezessete anos, por razões genéticas ou hormonais, aos 22 ou 23 anos, estas já estão carecas. Porém quando o problema começa em seus 22 ou 23 anos, podem contar com melhores resultados de tratamentos, visto que a questão da hereditariedade desta é menor.

5 Tratamentos Eficazes Contra a Calvície

1. Vitaminas

As vitaminas, h, B5, A, e E, são de extrema importância para se evitar a calvície, visto que fortalecem o cabelo, havendo assim a prevenção contra a queda.

2.    Dieta saudável

Uma boa alimentação é essencial para manter os cabelos fortes. Portanto se alimentar sempre com frutas, vegetais, e nozes todos os dias, é muito importante. A carência nutritiva e a anemia provocam enfraquecimento e levam a queda de cabelo.

3.    Receitas caseiras

Um bom remédio caseiro para queda de cabelo é: Uma loção de manjericão; uma erva muito eficaz contra esse problema.

Há ainda a Máscara de urtiga – Esta pode ser aplicada durante o banho e permanecer por algum tempo antes do enxague. É recomendável que sua aplicação seja feita antes de dormir, para que ocorra sua reação durante a noite.

4.    Receita de quina

Nesta receita você pode misturar alguns ingredientes muito fáceis de ser encontrados, como a cachaça, sal e casca de quina. Coloque a receita diretamente no couro cabeludo, fazer uma massagem, deixar e agir por algum tempo, e posteriormente enxaguar bem com água morna.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos