Abacate contra a calvície

Problemas com queda de cabelo são mais frequentes do que se imagina, tanto em homens quanto em mulheres, apesar de se manifestarem de formas diferentes, em ambos os casos. Existem diversos tratamentos relacionados a isso, xampus dos mais diversos, remédios via oral ou injetável e até dietas para ajudar a combater a queda de cabelos.

Mas o que muitos não sabem é o porquê de esta queda de cabelos ocorrer – especialmente nos homens – e que existem métodos naturais alternativos que podem ser usados para ajudar a prevenir e tratar a calvície em ambos os sexos.

Por que há a queda de cabelos

O corpo humano produz naturalmente uma enzima chamada 5-alpha-reductase. Essa enzima, quando ligada aos receptores hormonais presentes nos folículos pilosos, (os que produzem os fios de cabelo) faz com que este comece a nascer cada vez mais ralo e fino, até que, por fim, pare de crescer definitivamente.

Este processo é muito comum e assola muitas pessoas por todo o mundo. E é nele que as propriedades do abacate entram e interferem, de modo a impedir que os cabelos caiam.

Abacate e calvície

Esta fruta possui inúmeras propriedades naturais nutritivas para o organismo. Entre as principais, existem desde ajudar na perda de peso e nos problemas de próstata, até o combate e tratamento da calvície.

Neste último caso, o abacate (ou melhor, o óleo que é extraído da polpa da fruta) age diretamente na raiz do problema que é a queda de cabelos. Como já foi dito, o nosso corpo produz uma enzima – 5-alpha-reductase – que, quando ligada aos receptores dos fios de cabelo, faz com que estes cresçam cada vez mais fracos até que parem de crescer de vez.

O óleo de abacate possui o princípio ativo b-sitosterol, que age diretamente na ligação entre a enzima responsável pela ativação da queda de cabelo e os receptores hormonais dos folículos capilares.

Se você já tem entradas e áreas calvas, a utilização do óleo de abacate para ajudar a tratar este problema é uma boa alternativa, especialmente se você não quer lançar mão de métodos que demandem a ingestão de remédios ou comprar produtos muito caros. Isso porque o princípio ativo do óleo impede que novos fios passem a crescer ralos, controlando as áreas de calvície.

Se você ainda não tem áreas sem cabelos ou com fios ralos, é mais importante ainda acrescentar a utilização do óleo de abacate na sua rotina de cuidados capilares. O uso contínuo vai impedir que os fios se iniciem no processo de crescer mais finos e ralos e vai ajudar a te manter longe do problema da calvície.

Mas, mesmo que se trate de um produto totalmente natural, é importante sempre consultar o seu dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento. O abacate é uma fruta muito gordurosa, o que pode acarretar em efeitos colaterais, como o aumento da oleosidade dos fios, por exemplo. Consulte seu dermatologista e saiba mais sobre os métodos que você pode utilizar para se ver livre e/ou prevenir a calvície.

Métodos de utilização

Existem alguns métodos que você pode utilizar para incorporar o óleo de abacate na sua nova rotina capilar. É sempre importante ressaltar que, especialmente no caso das mulheres, se você tem cabelos oleosos e ainda assim quer utilizar e se beneficiar do abacate, é importante consultar o sue dermatologista. Ele lhe indicará o melhor método para conciliar a utilização do abacate e evitar uma oleosidade extrema dos fios.

Vamos aos métodos?

Umectação dos fios

É um dos mais comuns porque é simples, rápido e fácil. Basta ter o óleo em mãos e passar pelos fios do seu cabelo. Para o caso de calvície já em estágio mediano ou para uma prevenção mais extrema, você pode, periodicamente, aplicá-lo na raiz dos seus cabelos. Não deixe mais do que dez minutos. Este método, além de ajudar no combate e na prevenção da calvície, protege os fios dos raios solares e tem um papel selador, impedindo que eles fiquem com aquele efeito “palha”.

Utilizando a polpa

Você pode utilizar a polpa do abacate para fazer tratamentos caseiros contra a calvície. Existem dois que são mais conhecidos:

  1. Asse a polpa do abacate e depois a amasse com um paninho. Depois de amassar, aplique no couro cabeludo, deixando estar por 10 minutos;
  2. Misture duas colheres da polpa da fruta com polpa de queratina, aplicando no cabelo como se fosse uma máscara. Deixe por 20 minutos e enxágue com água e xampu;

Misturando nas máscaras de tratamento

Este tópico é mais direcionado à fase de cuidado com cabelos, para homens e mulheres. Se você não quer utilizar o óleo de abacate como um tratamento à parte dos que você já usa, você pode misturá-lo nas suas máscaras de tratamento convencionais, deixando-as mais nutritivas e cuidando para que não tenha problemas futuros com a calvície.

Além do óleo de abacate, se você quiser conhecer outros cosméticos de qualidade não deixe de pesquisar, o mercado conta com excelentes opções, de resultados cientificamente comprovados. Aproveite!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos