Perder os cabelos é um grande problema para a maioria dos homens. A calvície é uma doença genética e não existe ao certa uma idade para iniciar o tratamento conta ela. É aconselhável que os homens prestem muita atenção aos primeiros sinais e busquem ajuda de um profissional especializado (o dermatologista).
A calvície pode ocorrer tanto nos homens tanto nas mulheres, mas aparece com mais frequência em homens, nas mulheres ocorre depois da menopausa. É comum o surgimento da calvície entre os 25 e os 40 anos, mas é curioso como o numero de jovens que estão sofrendo algum grau de calvície está crescendo.
Se seu pai for calvo, procure um especialista para iniciar o tratamento cerca de 10 anos antes da idade que ele começou a perceber que estava perdendo o cabelo. Um tratamento preventivo devidamente recomendado pelo dermatologista trará mais êxito no combate à futura calvície.
A oleosidade e a caspa não “entopem” nenhum poro e nem impede o crescimento do cabelo, porém são grandes responsáveis por agravar a progressão da calvície.
Quando o couro cabeludo fica oleoso acumula DHT, as células da raiz fica em contato com esse hormônio causa uma atrofia nos fios.
Tanto as mulheres, tanto os homens fabricam DHT no organismo, e ele é responsável pela diminuição progressiva dos folículos capilares.
A DHT afeta os folículos capilares, danificando os que estão saudáveis, e passa a produzir um fio de cabelo muito fino, até que eventualmente esses folículos capilares parem de produzir qualquer cabelo. Quando isso acontece, tem-se a calvície. Isso pode afetar os homens e as mulheres, porém como o corpo da mulher não produzem tanta testosterona quanto o corpo do homem, são menos afetadas.
O tratamento deve ser acompanhado do dermatologista, ele indicará medicamentos, xampu e tônico capilar que melhor resultado trará para você. O objetivo do tratamento é fazer o cabelo crescer novamente, porém nem sempre isso é possível, algumas vezes o tratamento pode apenas fazer o cabelo parar de cair.
Importante lembrar que a “recuperação dos fios” depende de fatores como a idade do homem e quanto cabelo ele já perdeu, ou seja, se faz pouco tempo que ele começou a perder os cabelos o resultado será mais eficiente, do uma pessoa que está perdendo os fios há mais tempo. É valido ressaltar que o tratamento deve ser continuo, para obter melhores resultados.
Alimentos ricos em zinco são bloqueadores naturais de DHT. Quem sofre com a calvície pode acrescentar em sua alimentação alimentos como batatas, iogurte, frango e cereais. Lembre-se de manter uma alimentação balanceada.
Erva como a urtiga, extrato de chá verde, extrato de semente de uva e muitas outras são bloqueadoras naturais da produção de DHT. Essas ervas são ricas em ácidos graxos e esteróis que são bloqueadores conhecidos de 5-alfa redutase e por restringir ou amenizar os efeitos da DHT nos folículos capilares. Mas antes de sair tomando chás por conta própria consulte um médico.
O transplante capilar é feito através da retirada dos fios da nuca e redistribuídos nas partes calvas. O método é realizado em sessões, porém o número necessário para que se obtenha um resultado satisfatório varia de paciente para paciente. São utilizados os bulbos capilares do próprio paciente, desse modo não fica um efeito artificial, proporcionando um resultado mais satisfatório e natural.
O implante capilar por sua vez, consiste em um método diferente do transplante, pois o implante é efetuado com um material produzido artificialmente para ser enxertado em determinada região.
Veja algumas ações que todos os homens devem se atentar quando o assunto é prevenir a calvície:
Se quiser conhecer ótimos produtos cosméticos contra calvície, não deixe de clicar AQUI.
Deixe uma resposta