5 dicas para eliminar a seborreia de uma vez por todas

A seborreia é uma doença que pode ajudar a causar a calvície se não for tratada a tempo. Mas como descobrir e como evitar? Vamos saber mais a seguir:

Seborreia – o que é?

A seborreia é uma inflamação na pele que causa a descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como cantos do nariz, além de afetar diretamente no seu couro cabeludo e no colo. É uma doença crônica, com estados de melhora e piora alternado.

A dermatite seborreica que aparece em nascidos é conhecida também como crosta-láctea uma condição inofensiva, que passa naturalmente. Ele pode aparecer sob a forma de uma crosta amarela ou marrom sobre o couro cabeludo da criança. Essas escamas podem aparecer também nas pálpebras, orelhas, ao redor do nariz e da virilha.

Como um todo, a dermatite seborreica atinge cerca de 18% da população mundial. Tanto em adultos quanto em crianças e causada por falta de higiene ou por contágio. Tampouco é uma alergia ou algo que pode causar risco de vida. Contudo deve ser tratada de forma correta, uma vez que  pode desencadear problemas nos cabelos, como a queda de cabelos e o aparecimento da calvície .

Causas

As causas exatas da seborreia não são exatas, mas a partir de pesquisas e estudos, é considerado um conjunto de fatores, como :

  • Tendência individual, como por exemplo, tipo de pele
  • Estresse
  • Fungo,
  • Certas condições clínicas e médicas (uso de certos medicamentos
  • Tempo frio e seco

Mas o que foi confirmado é o não envolvimento de alergias ou falta de higiene.

É mais comum em homens do que mulheres e pessoas que possuem a pele oleosa.

Bebês recém-nascidos e pessoas de 60 anos em diante também são propensos a ter seborreia também.

Contudo, há algumas condições orgânicas que facilitam o aparecimento da seborreia, como a:

  • Acne
  • AIDS
  • Alcoolismo
  • Depressão
  • Transtornos alimentares
  • Ataque cardíaco ou caso de AVC
  • Psoríase – doença em que células de pele formam escamas e manchas secas coceira
  • Rosácea – vermelhidão que causa inchaço, e alguns casos, pus no rosto e no topo da cabeça.

Sintomas da seborreia

As características de seborreia incluem:

  • Flocos de pele, conhecidos popularmente como caspa caindo do couro cabeludo, cabelos, sobrancelha, barba ou bigode
  • Crosta de pele descamando do corpo
  • Pele avermelhada
  • Vermelhidão ou descamação das pálpebras, conhecido como blefarite nos termos médicos
  • Coceira ou ardor que pode piorar caso a área seja cutucada
  • Oleosidade no rosto e no couro cabeludo

A seborreia pode acontecer em qualquer parte do corpo, contudo aparecem em maior intensidade nas áreas onde há mais oleosidade no corpo, como o couro cabeludo. Por conta disso, ele acaba causando a calvície.

A seguir, apresentaremos algumas dicas sobre como eliminar a seborreia:

  1. Aplicação de mel puro

Um remédio bem efetiva contra a seborreia é o mel puro que pode ser aplicada no couro cabeludo por conta do seu poder curativo. Todas as pessoas que aplicaram produtos à base de mel tiveram resultados surpreendentes.

Para preparar esse remédio, basta fazer uma mistura composta de 90% de mel puro e 10% de água morna. Depois aplique couro cabeludo fazendo uma massagem suave e deixe atuar pelo menos 3 horas, com água morna. O tratamento deve ser feito pelo menos uma vez por mês, e continuar a aplicar a solução por 6 meses, uma vez por semana. Por meio desse tratamento os incômodos desaparecerão pouco a pouco.

2. Chá de dente de leão

Para usar dente de leão contra a seborreia, você deve preparar um recipiente com água fervente junto com dente de leão seco e beber pelo menos vezes 3 dias, até os sintomas desaparecerem por volta de um mês ou mais, dependendo de como o seu corpo vai reagir.

3. Chá de cavalinha

Da mesma forma que o chá de leão, ele deve ser preparado como chá. Porém utilizar- uma colher de sopa da planta seca para cada xícara de água. Deve ser tomado pelo menos uma vez dia por uma semana ou mais, dependendo da gravidade do problema e do seu corpo. Normalmente, os sintomas desaparecem depois de 3 meses.

4. Molho de ramos de cipreste

Essa é uma dica muito interessante para quem estiver com problemas de excesso de gordura no corpo. Basta cozinhar um ramo de ciprestes em um litro de água e depois uma massagem em todo o couro cabeludo, por uns 15 minutos  lavar o cabelo como de costume.

5. Alimentação saudável

Para que os sintomas de seborreia não retornem ao seu corpo, você deve cuidar da sua alimentação. Alimentos ricos em gordura devem ser evitados. Faça a ingestão de todo tipo de verdura, principalmente aquelas que tem selênio e zinco, como pepino, abóbora, cebolas, aspargos, berinjelas, figos, nozes, entre  outros alimentos de origem vegetal. Tome cuidado com alimentos ricos em gorduras e açúcares, pois elas podem comprometer a sua saúde a longo prazo. Evite bebidas gasosas e alcoólicas se possível.

Deixe seu comentário logo abaixo. Continue com o blog. Até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos