Quais são os efeitos do envelhecimento nos fios de cabelo

O envelhecimento é um processo natural que atinge o ser humano. E por conta disso, é normal que o corpo sinta os efeitos causados pela idade avançada. Com os cabelos não seria diferente, a medida que a pessoa fica mais velha, é normal que se tornem mais calvas. Mas por que isso acontece e como o envelhecimento pode facilitar o aparecimento da calvície? Vamos saber mais a seguir:

O que acontece quando os fios envelhecem?

Normalmente, quando os fios de cabelo envelhecem,  ficam cada vez mais finos e espessos, chegando a se soltar do couro cabeludo na boa parte dos casos. Acredita-se que isso acontece por conta da fase anágena dos cabelos, que o faz crescer. Por conta disso, muitos fios acabam afinando e com o tempo, se tornam mais propensos a cair.

De uma forma geral, a partir dos 70 anos, há estudos que afirmam que há uma redução de crescimento dos fios de cabelo, que chega a 0,33 mm por dia.

Isso é importante para poder distinguir a afinação dos cabelos causada pelo avanço da idade com a alopecia androgenética, a calvície masculina. Além disso, existem outras doenças que causam a perda dos fios de cabelo, como a alopecia areata, o eflúvio telógeno e as alopecias de cicatrizes, que surgem a partir de ferimentos que acontecem na região do couro cabeludo.

Contudo, procurar esse sintoma pode ser um pouco mais difícil apenas olhando sem a ajuda de um profissional. Procure um dermatologista para ver se a queda de cabelos está sendo causado pelo envelhecimento.

A seguir, fala com mais detalhes sobre os efeitos do envelhecimento dos cabelos: Confira:

Diminuição da espessura dos fios

A espessura dos cabelos pode diminuir com o envelhecimento. Há, ao mesmo tempo, uma redução de lipídios, em especial de colesterol nas mulheres. Isso explica a ocorrência de fios mais quebradiços durante a sua idade avançada.

Embranquecimento dos fios de cabelo

A perda gradual dos fios de cabelo começa entre a terceira e a quarta década de vida. Os cabelos grisalhos passam a aparecer primeiramente nas regiões das têmporas, seguidos nas áreas laterais da cabeça para  chegarem às partes próximas à nuca. Isso acontece por conta da redução da melanina no corpo, que é o pigmento que dá cor aos fios e dos melanócitos, que são as células que produzem o pigmento dos cabelos. Em pessoas de idade avançada, as células de pigmentação tendem a ser produzidos em menor quantidade nos fios de cabelo.

É mais discutido o efeito dos radicais livres no oxigênio do corpo em relação ao envelhecimento dos cabelos e da pele afetam no processo de formação de melanina no interior dos fios e que esse processo acabe ficando cada vez mais intenso com o passar dos anos.

A canície capilar, por sua vez, é o envelhecimento dos fios de cabelo precoce que acontece por volta dos 20 anos de idade. Existem formas adquiridas e congênitas que acabam fazendo com que aparecimento dessa condição seja facilitada, entre elas, doenças como o vitiligo e a alopecia areata, além de doenças mais raras, como a progenia, a síndrome de Rothmund Thompson e de Chediak – Higashi.

Portanto, caso você tenha fios brancos antes de chegar à terceira idade, é bom procurar ajuda de um dermatologista para saber se o envelhecimento precoce dos fios de cabelo são sinais de alguma coisa séria no seu corpo como uma doença relacionada ao metabolismo ou até reação de algum medicamento. Contudo, também pode indicar algum tipo de canície capilar que não causa muita interferência na sua saúde.

O que fazer para prevenir e melhorar as mudanças causadas pela idade?

Para deixar a aparência dos seus cabelos sempre saudável, você deve mantê-los  limpos. Para isso, basta lavar os cabelos de forma regular, de acordo com as orientações do seu dermatologista e do profissional que cuida do seu cabelo. Por conta da alteração que os fios sofrem com a ação da idade, recomenda-se o uso de catiônicos – que são produtos ionizados para facilitar a entrada de vários nutrientes pelo corpo – evitando efeito do frizz Condicionadores de óleo essenciais e de silicone também ajudam na proteção dos fios, especialmente das interferências ambientais, como o vento, a luz solar e o calor.

Na secagem, não se recomenda o uso de secadores ou de chapinhas por conta dos fios já estarem fragilizados. Recomenda-se que se faça o uso de secagem natural para os seus fios, além de hidratação e proteína, que podem ser feitos em salões de beleza especializados.

Como vocês podem ver, o envelhecimento dos cabelos acontece por conta dos processos que acontecem no seu corpo como um todo. Por causa disso, tomando devidos cuidados, você pode retardar o envelhecimento dos seus cabelos, além de melhorar não apenas a saúde dos seus fios, como também o seu corpo.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar o seu comentário para a gente? Até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos