Tratamentos naturais para queda de cabelo: confiar ou não?

A queda de cabelo é um problema sério

Este texto irá falar sobre tratamentos naturais para queda de cabelo e sua confiabilidade.

Para muitos, os cabelos são parte importante da aparência. As pessoas gastam em tratamentos capilares para embelezá-los e assim se sentirem mais bonitas e, consequentemente, elevar a autoestima. Ocorre que alguns problemas capilares podem se sobrepor aos cuidados estéticos e muitas vezes não se sabe de onde eles vieram tampouco a forma adequada de tratá-los.

A Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar estima que a queda de cabelo, também chamada de alopecia, acomete cerca de 40% dos homens antes dos 35 anos, 25% das mulheres entre 35 e 40 anos e 50% delas acima dos 40.

 

 

Tipos de alopecia

A alopecia androgenética é uma espécie de calvície hereditária e decorre da ação de uma enzima chamada 5-alfa redutase. Tal enzima transforma testosterona em dihidrotestosterona (DHT). Mesmo sendo um hormônio masculino, também está presente nas mulheres. Essa transformação afeta os folículos pilosos e, consequentemente, o crescimento dos fios, deixando-os escassos. A alopecia areata é resultado de desequilíbrio emocional e insuficiência de vitaminas e nutrientes.

Geralmente, uma pessoa pode perder até cem fios por dia, contudo é importante observar que conforme a idade avança, o aumento dessa perda é normal, caso contrário, se isso ocorrer antes da hora, pode significar que algo está errado.

Diagnosticou-se o problema da queda, e agora?

Você foi ao dermatologista e recebeu o diagnóstico. E agora? O que fazer? Bem, a queda pode ocorrer por vários fatores, sejam eles fisiológicos ou até psíquicos. Isso vai diferenciar os tratamentos.

Tratamentos naturais para queda de cabelo

É muito fácil quando buscamos na internet receitas milagrosas que prometem acabar com a alopecia em pouco tempo. É preciso ter cuidado e saber de que forma esses tratamentos naturais para queda de cabelo trarão benefícios. É importante, antes de tudo, a consulta a um dermatologista, e assim fazer um tratamento natural atrelado a um não natural.

Algumas opções de tratamentos naturais para queda de cabelo

Existem plantas, ervas e extratos naturais que poderão ser usados no tratamento capilar, dentre eles:

1.      Óleo de coco

É um óleo bastante conhecido no mundo da estética pelo seu potencial hidrante e por eliminar microrganismos que afetam o crescimento dos fios, prevenindo e tratando a queda. Suas vitaminas deixam o cabelo mais forte, uma vez que são antioxidantes.  O óleo de coco é bastante conhecimento como um dos melhores tratamentos naturais para queda de cabelo.

2.      Aloe vera

Popularmente chamada de babosa, tem função hidrante, antioxidante, antibacteriana, cicatrizante, regeneradora e fortalecedora dos bulbos capilares. Nas folhas da planta, encontra-se uma espécie de gel que também pode ser usado contra a calvície, melhorando o crescimento dos fios e impedindo a queda.

3.      Extrato de chá-verde

Esse extrato difere dos outros tratamentos naturais para queda de cabelo porque, além de amenizar a calvície, seu uso pode ser voltado à alopecia androgenética, pois inibe a atuação da enzima 5-alfa redutase, citada anteriormente. Além disso, tem função antioxidante que ativa os folículos pilosos.

4.      Feno- grego

O feno-grego não é tão conhecido, mas contém proteínas e ácidos nicotínicos que auxiliam no crescimento capilar. Além de reduzir a oleosidade, contém estrogênios e outras substâncias hormonais femininas que reconstroem os folículos pilosos.

5.      Ovo

Um alimento tão simples e fácil de encontrar, o ovo ajuda a prevenir e melhorar a queda de cabelo, pois é composto por ácidos graxos saturados e insaturados, 14 minerais, 12 vitaminas e carotenoides responsáveis por nutrir o couro cabeludo. A gema é hidrante, contém biotina, gorduras e proteínas. A clara ajuda na limpeza dos fios e no controle da oleosidade.

Cuidado

Existem inúmeros tipos tratamentos naturais para queda de cabelo que provêm de alimentos, plantas, entre outros. Contudo, nada com garantia científica. Não se sabe sobre seus efeitos colaterais e possíveis intoxicações. Tudo vai depender da dosagem e nem sempre as pessoas terão acesso à informação correta de acordo com o tipo de alopecia.

A Aloe vera, por exemplo, se usada indiscriminadamente, pode desencadear inflamações renais e hepáticas.

A Anvisa já regula o uso de fitoterápicos no Brasil e, para isso, deve ser atendido padrões de qualidade, segurança e eficácia.

Consulte um profissional capacitado

Não deixe de consultar um profissional capacitado para escolher entre os melhores tratamentos naturais para queda de cabelo. Apenas ele pode informar corretamente qual tratamento será adequado, por meio de exames de sangue, avaliação do couro cabeludo e assim chegar a um diagnóstico. Caso seja necessário receitar medicação, externa ou interna, você será informado e pode, inclusive, associar isso a uma dieta específica envolvendo os extratos e alimentos acima citados – sempre com a recomendação médica.

Percebemos que é importante, além de consultar um dermatologista especializado em cabelo, saber exatamente que tipo de produto estamos utilizando entre os tratamentos naturais para queda de cabelo disponíveis. Nem tudo o que é natural é eficaz e seguro. Preste atenção quanto a isso.

E você? Já teve alguma experiência com tratamentos naturais para queda de cabelo? Compartilhe seu comentário conosco!!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos