5 dicas para prevenir a calvície com higiene

Acabar coma  calvície não é uma tarefa fácil. Afinal, nem todo mundo percebe o que está acontecendo, já que a calvície e a queda de cabelo podem ter diferentes causas. Sem a devida atenção, podem passar despercebidos, como se fosse apenas uma quantidade de cabelo comum, que costuma cair normalmente.

Porém, quando essa queda fica muito acentuada, não há como se enganar e não perceber que nada está acontecendo. Para isso não ocorrer é preciso ter alguns cuidados diários com o cabelo, que podem evitar a fase desesperadora da queda maciça. .

Acredite ou não, a calvície tem várias relações e uma delas, a que vamos destacar nesse artigo diz respeito à higiene do dia a dia. Afinal, cuidar dos cabelos não é apenas cortar, lavar, pintar etc; é muito mais que isso.

Por isso, é preciso ter atenção aos seus hábitos para ver se está fazendo tudo da maneira que deve ser e preservando a saúde de seus fios. Veja a seguir mais detalhes.

1.     Tenha atenção

Se perceber ao pentear o seu cabelo ou apenas em passar a mão, que está caindo bastante, é preciso começar a tomar cuidados. Para que não tenha problemas com calvície, deve se cuidar desde sempre. O quanto antes você cuidar, melhores serão os resultados, não só do ponto de vista emocional como também do ponto de vista econômico.

A prevenção é sempre a melhor saída para esse tipo de problema, uma vez que prevenir queda de cabelo é muito mais simples do que tratar a calvície. Porém, se  a queda de cabelo não for tratada, pode evoluir e dar muito mais trabalho, além  do abalo emocional.

5 dicas para prevenir a calvície com higiene

2.     Hábitos saudáveis

Como já foi falado, ter hábitos saudáveis é fundamental para a boa saúde do cabelo. O estado do cabelo, como também da pele e da unha é o reflexo do estado geral de sua saúde. Por isso, se você não se cuida bem, vai transparecer em outros lugares.

A queda de cabelo, por exemplo, pode estar relacionada com problemas de saúde, principalmente quando este fator tem a ver coma  alimentação e estresse.

Por isso, tudo o que é feito para se manter saudável também tem um grande fator de influência no seu cabelo. Comer frutas e vegetais, ter uma dieta rica em proteínas e beber bastante água são fundamentais para a boa saúde do corpo e do cabelo.

As frutas e os vegetais têm vitamina B, cálcio e zinco, que têm propriedades que ajudam a prevenir a queda de cabelos. Já a proteína se torna essencial, uma vez que o cabelo também é constituído basicamente de proteínas.

Ou seja, cuidar da sua saúde é fundamental para  todo corpo, inclusive o cabelo.

3.     Higienização do cabelo

Já foi constatado através de pesquisas, que quando o cabelo está sujo fica muito mais sujeito a se infectar e, consequentemente, mais propenso a cair. É importante manter o cabelo sempre limpo, mas isso não quer dizer que seja necessário lavá-los todos os dias, o que também não é indicado. O ideal é que o cabelo seja lavado em dias alternados para os cabelos mais oleosos ( para o cabelo secar completamente),  e a cada dois dias para cabelos secos.

Utilizar produtos de boa qualidade também é essencial nesse quesito, uma vez que o barato pode sair bem mais caro depois. Isso também não quer dizer que todos os produtos baratos não valem a pena, o que não é verdade. Existem muitos produtos bons no mercado dos mais variados preços, que merecem  uma boa pesquisa, além de ouvir a opinião das pessoas sobre os produtos que pretende comprar.

Além disso, lavar o cabelo com regularidade evita que ele tenha a aparência descuidada, sem vida e sem brilho, e claro, acabando com a queda de cabelos.

4.     Alisamentos e relaxamentos

Hoje em dia não só as mulheres como também os homens procuram alguns tratamentos estéticos para alisar o cabelo. Esses tratamentos quando não aplicados corretamente, podem afetar muito a saúde do seu couro cabeludo, como também do seu cabelo.

Isso não quer dizer que não possa ser feito, mas deve procurar um bom profissional para realizar tal procedimento.  Quando o tratamento não é realizado de forma adequada e nem retirado totalmente, pode causar sérios danos no couro cabeludo. Por isso, toda atenção é pouco.

5.     Evitando o que prejudica o seu cabelo

Algumas vezes, sem ao menos perceber, utilizamos técnicas que não são saudáveis para os nossos fios, entre eles: rabos de cavalo muito apertado, tratamentos químicos muito fortes (alisamentos e progressivas), secar o cabelo no secador sempre que lavar e amarrar o cabelo molhado são hábitos que devem ser deixados de lado, uma vez que enfraquecem o cabelo.

Continue com nosso blog e deixe seu comentário abaixo. Você conhecerá vários produtos excelentes para a saúde dos fios e conseguirá um bom combate à calvície!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close