Já é bem conhecido que perdemos cerca de 100 fios por dia, mas, ao notar cabelos espalhados pela casa começamos a nos preocupar com a queda de cabelo.
É de conhecimento geral que as pessoas ansiosas também podem ter mais queda capilar.
E para acelerar a recuperação dos cabelos pode-se utilizar vários recursos, como o uso de loções que estimulam o cabelo crescerem rapidamente.
E quando se deve preocupar com a queda de cabelo? Veja os detalhes a seguir.
Preocupar Com a Queda de Cabelo
Quando a perda de cabelo persistir por mais de três meses pode ser devido a várias causas, entre elas podemos citar:
- Deficiência de ferro
- Deficiências nutricionais
- Distúrbios alimentares
- Baixa de peso em um curto espaço de tempo
- Algumas doenças como hipo ou hipertireoidismo
- Sífilis
- Lúpus sistêmico
Nos casos de deficiências nutricionais, o cabelo tende a ficar fino e mudar de cor.
No caso do hipotireoidismo, as células da pele e do cabelo se dividem mais lentamente, o que pode fazer com que o cabelo entre na sua fase final, caindo depois.
A queda de cabelo pode indicar outros sintomas, por isso a sua importância. Neste caso, o tratamento da doença secundárias vai resolver uma perda de cabelo em poucos meses.
Outros distúrbios metabólicos que podem causar perda de cabelo incluem insuficiência renal crónica e diálise, estes estão associados com desbaste, perda de brilho e de volume dos cabelos, não só sobre o couro cabeludo, também nas áreas diversas do corpo.
A insuficiência hepática também pode causar perda de cabelo. Outros problemas advindos do uso de drogas como quimioterapia que causam a perda total dos fios durante o tratamento.
Por isso, se está passando por algumas das situações mencionadas e apresenta queda de cabelo, deve procurar orientação médica.