9 causas para a queda de cabelos – Parte II

As causas da queda de cabelo são várias (já falamos sobre o assunto aqui)e agora falaremos um pouco mais sobre as causas da calvície.

1. Queda de cabelo, deficiência de vitamina B

Um baixo nível de Vitamina B é uma causa para a calvície muito fácil de ser corrigida.

Como a anemia, que com um simples suplemento é resolvido, o mesmo acontece com a deficiência de vitamina B. Então, apenas com uma mudança na sua dieta fica fácil e resolver o problema de vitamina B. Pode-se encontrar vitamina B na comida, como peixe, carne, vegetais e frutas que não sejam cítricas.

2.   Perda de cabelo devido a doença auto-imune

Esse tipo de calvície é chamado de alopecia areata e basicamente é o resultado de um sistema imune hiperativo. Pois, quando isso ocorre o corpo fica confuso, causando a queda de cabelo.

A primeira media a ser tomada para esse tipo de calvície é a injeção de esteroides, mas também existem outros tipos de medicamentos que podem ser usados, como o Rogaine. O curso dessa condição não é previsível.

2.1. Lupus

Um outro tipo de doença auto-imune que também pode causar perda de cabelo. Mais uma vez, é um caso de confusão que ocorre no corpo em que as células imunológicas acabam atacando em excesso as células do cabelo. Infelizmente, esse tipo de queda de cabelo é um pouco assustador, pois pode parecer que o cabelo não crescerá novamente.

O que pode ser feito é se a queda de cabelo for leve, você pode tentar esconder o dano com um penteado. Os cabelos mais curtos costumam ser mais fortes e mais fáceis de manusear e esconder o dano.

3.   Perda de peso dramática

Quando a pessoa perde muito peso em um curto período de tempo é um tipo de trauma físico, podendo resultar no afinamento do cabelo, causando a queda de cabelos. Isso pode acontecer até mesmo se a perda de peso for um ponto positivo para você. Também é possível que a perda de peso em si esteja deixando o seu corpo estressado ou então, ao não comer corretamente acaba resultando em uma deficiência de vitaminas e de minerais.

A queda de cabelo associada a perda de peso pode ser um sinal de algum distúrbio alimentar como a anorexia ou a bulimia.

O que pode ser feito é tentar comer corretamente e esperar que o seu corpo volte ao equilíbrio.

4.   Quimioterapia

Alguns medicamentos usados para combater o câncer, infelizmente pode causar a queda de cabelo, resultando em uma calvície temporária. Pois, a quimioterapia destrói rapidamente com as células cancerígenas, fazendo com que as células do cabelo também sejam atingidas.

Essa situação só poderá se reverter quando o processo da quimioterapia acabar, pois logo depois o cabelo começa a crescer novamente e normalmente vem com uma textura diferente, por exemplo pode vir com ondas ou cacheado se era liso o com uma cor diferente da cor anterior.

5.   Síndrome do ovário policístico

A síndrome do ovário policístico ocorre por causa do excesso de andrógenos que causam cistos nos ovários, ganho de peso, um maior risco de diabetes, mudanças no período menstrual, infertilidade, como também o afinamento do cabelo, sendo assim mais fácil de ocorrer à queda de cabelo. As mulheres também podem acabar tendo mais cabelo na face e no resto do corpo.

O que pode ser feito é tratar o problema de equilíbrio hormonal, pois dessa forma os problemas serão revertidos. Nesse tratamento está incluído uma dieta, exercício e também por pílulas anticoncepcionais, normalmente sendo específicos para cada caso.

6.   Antidepressivos, diluentes de sangue e outros

Alguns tipos de medicamentos também podem causar a queda de cabelo. Entre esses medicamentos podemos citar alguns medicamentos que servem para afinar o sangue e também os medicamentos para controle de pressão arterial, mais conhecidos como bloqueadores beta.

O que pode ser feito nesses casos é falar com o seu médico para mudar de medicamento.

7.   Overstyling

Quando a pessoa mexe muito no seu cabelo ou faz muitos tratamentos químicos em pouco período de tempo ou por muito tempo, como tranças muito apertadas, apliques de cabelo, assim como relaxantes químicos ou alisar os cabelos, tratamentos de óleo quente, qualquer tipo de produto químico ou o uso de calor elevado pode causar calvície uma vez que todos esses tratamentos vão afetar diretamente a raiz do seu cabelo, podendo causar um dano tão sério que o seu cabelo pode não voltar a crescer.

Portanto, evite usar processos químicos e calor em demasia para que o seu cabelo não fique fraco, não causando a calvície.

8.   Idade

É bastante comum quando as pessoas chegam a certa idade perceber que o cabelo está ficando mais fino, aparecendo uma ligeira calvície, principalmente na parte frontal da cabeça. Normalmente, isso ocorre entre os 50 e 60 anos, mas pode aparecer antes se você tiver alguma pré-disposição. Normalmente, nesses casos apenas o uso de cosméticos é aconselhado.

9.   Esteroides

Se você ingere esteroides em excesso, você pode desenvolver a calvície, uma vez que eles causam um grande impacto no seu corpo, muitas vezes sendo o mesmo impacto que o problema de ovário policístico. A única maneira de reverter a situação é parando de ingerir esteroides.

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos