Qual a relação entre minha tireoide e a queda de cabelo?

A queda de cabelo, quando aparece pode ter várias causas. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a queda de cabelo tem uma relação direta com o funcionamento da tireoide.

Nesse artigo, falaremos um pouco da relação entre a tireoide e a queda de cabelo, como também os sintomas para que você fique atento e alguns tratamentos que irão ajudar a combater essa queda de maneira eficaz. Aliás, é muito importante frisar que quando se sabe a causa do problema o tratamento é muito mais específico e certeiro. Por isso, procure saber a causa da sua queda de cabelo para que o tratamento tenha o efeito desejado.

Quando os seus hormônios estão descontrolados você acaba tendo problemas com a tireoide, todo o seu corpo sente a mudança. O seu peso muda, o seu humor, e até mesmo a maneira de pensar se modifica, além disso você pode vir a ter outros tipos de problemas que irão se tornar permanente de acordo com o tratamento que você fizer.

 

Como os hormônios da tireoide pode causar queda de cabelo

O folículo capilar tem um ciclo de crescimento, o que ocorre nesse caso é que os seus folículos capilares caem no ciclo capilar natural e na fase de repouso. Em qualquer momento, a maior parte do seu cabelo está crescendo enquanto uma pequena porção fica na fase de repouso. Mas quando ocorre mudanças no seu corpo esse ciclo é quebrado, e muito cabelo fica na fase de repouso ao mesmo tempo. Isso acaba resultando em uma queda excessiva de cabelo, além de cabelo mais fino e mais fraco, ou até mesmo levando a calvície.

Várias condições médicas podem causar perda de cabelo, quem tem problema na tireoide é bastante comum ter queda de cabelo. Além disso, o problema da tireoide inclui tanto uma glândula tireoide pouco ativa, conhecido como hipotireoidismo, quanto uma hiperatividade da glândula tireoide, conhecido como hipertireoidismo. Como o crescimento do cabelo depende do funcionamento apropriado da glândula tireoide, os níveis anormais de produção do hormônio da tireoide pode resultar em mudanças no cabelo, além de outros efeitos, isso se não for tratado corretamente. Quando tem muito hormônio da tireoide, o cabelo na sua cabeça se torna fino. Quando se tem muito pouco hormônio pode acarretar na queda de cabelo, não só no seu couro cabeludo, mas também em qualquer outra parte do seu corpo.

Hormônio Levothyroxine

Muitos recorrem ao uso do hormônio levothyroxine para tratar a pouca produção do hormônio da tireoide, mas, ironicamente, o uso desse hormônio pode contribuir ainda mais para a queda de cabelo, entre outros efeitos. Mas parece  ser mais comum essa queda capilar entre os primeiros meses de uso e bem mais comum entre as crianças. Essa queda de cabelo é apenas temporária e parará com a continuidade do tratamento e quando houver a estabilização dos níveis de hormônio da tireoide.

Sintomas

Qualquer tipo de doença da tireoide, seja o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo pode causar vários tipos de sintomas, mas às vezes podem ser bem sutis. Além da queda e do afinamento do cabelo, pode ocorrer os seguintes sintomas:

  • Mudança de humor, como ansiedade e nervosismo;
  • Não conseguir suportar altas temperaturas ou temperaturas muito baixa;
  • Insônia ou letargia e dormir muito;
  • Mudança de peso, tanto ganho ou perda de peso;
  • Menstruação anormal;
  • Dor nos músculos como também fraqueza;
  • Pele e cabelos muito seco;
  • Problemas cognitivos, como ter problemas para prestar atenção, para se lembrar ou para se concentrar.

A função da tireoide pode ser medida apenas com um exame de sangue, então se você perceber qualquer um desses sintomas, pode ser um sinal de problema com a tireoide. Consulte o seu médico se isso vier a ocorrer.

Como tratar o problema da tireoide e a queda de cabelo

Assim que você tiver o diagnóstico correto e o tratamento correto prescrito para regular os níveis do hormônio da tireoide, a queda de cabelo será resolvida sozinha. Com os níveis normais do hormônio o seu cabelo voltará a crescer.

Pode até demorar um pouco para encontrar a dosagem correta do hormônio para conseguir ter a tireoide sob controle. Se você não estiver confortável com a aparência do seu cabelo enquanto estiver fazendo o tratamento, existem outras opções para recorrer. Você pode optar por uma peruca ou um novo corte de cabelo até que os resultados do tratamento apareçam. Pergunte ao seu médico se faz sentido usar algum tipo de medicamento tópico para ajudar no crescimento do cabelo.

O doença da tireoide afeta diferentes funções do corpo, como a perda de cabelo, por isso se certifique de falar com o seu médico se você tem alguma suspeita de estar com esse problema, pois ele pode ser a causa da queda de cabelo. Nunca deixe de procurar um especilalista.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos