8 causas de calvície masculina e feminina

As pessoas que sofrem com a queda de cabelo muitas vezes não conhecem a causa do problema e querem logo recorrer a algum tipo de tratamento para os seus cabelos voltarem a crescer. Porém, infelizmente, não é bem assim que funciona.

A calvície tanto masculina quanto feminina podem ter inúmeras causas, por isso é importante que investigue as causas do problema. É exatamente sobre isso que esse artigo irá tratar. Pois, aqui vamos enumerar a diferentes causas da calvície masculina e feminina.

É importante ressaltar que há causas que afetam mais aos homens e outras que afetam mais as mulheres. Além disso, é importante ficar atento quanto à queda de cabelo uma vez que pode ser um dos primeiros sintomas de outra doença. Mas há casos que o organismo normalmente irá voltar ao normal e o cabelo voltará a crescer novamente.

As causas para calvície podem ser de origem hereditária, por causa de problemas nutricionais, por causa de algum dano causado ao cabelo, medicamentos, etc.

Calvície Feminina

Alopecia

Muito mais comum nos homens, mas alopecia androgenética pode ocorrer também entre as mulheres, porém ocorre de uma forma um pouco diferente já que a calvície pode ser distribuída em todo o couro cabeludo.

Calvície Masculina

A calvície masculina pode ocorrer para aqueles que já têm casos de familiares calvos na família, pois tem fundo genético e é causado por um hormônio masculino que é derivado da testosterona que diminui de forma progressiva a atividade dos folículos capilares, deixando o cabelo cada vez mais fino e param de nascer. O nome dessa calvície é alopecia androgenética.

Quando a pessoa tem uma perda de peso acentuada e em pouco tempo também pode ocorrer à calvície, principalmente se for devido a alguma dieta muito restritiva, ou devido a um quadro de hipertireoidismo.

Qualquer mudança que cause muito impacto no seu corpo pode levar a calvície.

Falta de proteínas

O nosso cabelo é feito de proteínas e se você não ingere proteína suficiente pode acabar prejudicando a produção normal de seus fios. Normalmente, a falta de proteína ocorre quando a pessoa faz uma dieta muito restritiva, quem sofre com algum tipo de transtorno alimentar e os vegetarianos também devem prestar bastante atenção nessa questão uma vez que grandes partes das fontes de proteínas são de origem animal, por isso é importante que equilibre essa ausência com outras opções.

Falta de vitaminas do complexo B

O famoso complexo B envolve várias vitaminas, entre elas as vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12 e que são muito importantes para o processo digestivo, no desenvolvimento muscular e da saúde dos nervos, olhos, fígado, etc.

Com a falta das vitaminas do Complexo B o seu corpo fica com falta de nutrientes, fazendo com que o seu cabelo fique mais fraco uma vez que os nutrientes que o corpo ainda possui são direcionados para outra parte do corpo

Banhos quentes

Para aqueles que gostam de tomar banho quente e aproveitar para lavar o cabelo, deve tomar bastante cuidado, pois essa pode ser a causa da queda de cabelo.

A água quente pode deixar os fios bastante ressecados, além de deixar as cutículas dos fios aberta, podendo também deixar o couro cabeludo bem irritado.

Excesso de força ao mexer no cabelo

Se ao desembaraçar você sente dor e fica com o pescoço tenso na hora de pentear o cabelo para evitar que a cabeça vá para trás se alguém estiver penteando o seu cabelo, com certeza você está usando muita força ao manuseá-lo.

Cuidado! Uma vez que isso pode causar uma grande tensão nos fios e causar alopecia por tração, com o trauma físico sofrido por várias vezes pode fazer com que o cabelo pare de nascer.

Química muito agressiva

Já foi tempo que só as mulheres recorriam a alisamentos, tinturas e a escovas para terem os fios lisos, hoje em dia é muito comum ver homens também alisando o cabelo.

Porém, é necessário ficar atento uma vez que os alisamentos químicos, tinturas e descolorantes mudam a estrutura do seu fio, deixando a cutícula aberta. Durante o procedimento o cabelo fica muito exposto e bem frágil e se não for feito corretamente os fios podem ficar opacos, porosos, quebradiços e ressecados.

Gravidez e pós-parto

Na maior parte dos casos, a gravidez faz muito bem aos cabelos, principalmente durante a gestação. Mas no pós-parto os hormônio que estavam em alta têm uma grande queda, fazendo com que o cabelo fique mais fraco e caia bastante.

Isso pode ocorrer por causa das mudanças que organismo sofre ou devido a alguma deficiência nutricional.

Anabolizantes

Os anabolizantes são substâncias derivadas ou com funções muito parecidas com a testosterona que é o principal hormônio masculino. Podem ser receitados para corrigir níveis baixos de hormônio no organismo, mas como a maioria das pessoas usam anabolizantes para melhorar o desempenho na academia, deve-se ter cuidado.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos