5 Dicas para evitar o afinamento dos fios de cabelo

Se você faz busca online para os “tratamentos de perda de cabelo natural” ou “como evitar o afinamento dos fios de cabelo” uma longa lista de tônicos, cremes e suplementos aparecem, além de um monte de propagandas dizendo o quão benéfico esses produtos são! Mas eles funcionam? A maioria desses produtos são caros e têm pouco ou nenhum benefício. Embora alguns tratamentos naturais têm sido bem estudados para a perda de cabelo e afinamento dos fios, há algumas dicas importantes que você pode seguir para combater o afinamento dos fios de cabelo.

Como combater o afinamento dos fios de cabelo?

Depende da causa

Você pode estar vendo mais cabelo em sua escova do que o normal por várias razões. Deficiências de vitaminas, problemas na tireoide e menopausa são alguns dos motivos do afinamento dos fios.

Se uma condição médica está causando a sua perda de cabelo, é preciso verificar para ver se existe algum tratamento mais indicado. É comum o indivíduo ter que tomar medicamentos, mas existem alguns métodos que podem ajudar a combater o afinamento dos fios de cabelo.

Nutrição

Nutrir o cabelo deve ser tarefa diária de todas as mulheres, principalmente aquelas que utilizam o cabelo para fazer mais penteados e cuidar da vaidade como se fossem bonecas ou crianças. O cabelo é uma parte muito importante da feminilidade de uma mulher, logo, convencê-las de que existem procedimento naturais, como a mudança de hábitos pode incentivá-las a inspirá-las a combater o afinamento dos fios de cabelos. Se as mulheres forem ao dermatologista verificar a causa, o médico, por sua vez, deve incentivar seus pacientes a obter nutrientes e minerais a partir dos alimentos que comem, porque a alimentação costuma ser o fator principal do afinamento e da queda dos fios.

A proteína é importante para fortalecer o cabelo e promover o crescimento. A quantidade diária recomendada é de cerca de duas a três porções de 3 de carnes ou uma combinação de quatro a cinco porções de laticínios e leguminosas. Incluir nozes e sementes, ovos e peixe em suas dietas, vegetais, frutas e uma variedade de cereais também são outras dicas. Todos esses alimentos são importantes fontes de ômega-3, ácidos graxos, que ajudam a diminuir a inflamação e criar um couro cabeludo saudável, auxiliando a combater o afinamento dos fios de cabelo.

Inclua também em seu cardápio:

  • Ferro: A anemia pode causar queda e afinamento de cabelo. Então, evite a anemia e caso você seja diagnosticada, inclua suplementos de ferro.
  • Zinco e biotina: Estes suplementos são assumidos para ajudar com o crescimento do cabelo porque as pessoas com distúrbios metabólicos têm em defasagem esses nutrientes, provocando cabelos e unhas frágeis e fracas.

Conheça os seus suplementos

Existem alguns suplementos que podem ser úteis para ajudar a combater o afinamento dos fios de cabelo. Entretanto, se você está pensando em utilizá-los, é preciso informar o seu médico antes. Dessa forma, o seu médico pode avisar para os eventuais efeitos secundários, como os colaterais e possíveis perdas de fios.

Embora esses suplementos não exijam receita médica, eles precisam ser autorizados pela agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA), tendo um selo de qualidade e revisão, a fim de evitar que você adquira um produto  de má qualidade.

Observações

Tintas, penteados permanentes, chapinha e escova progressiva podem ser ruins para o seu cabelo. Se o seu cabelo está diminuindo e afinando, você não quer que ele caia muito também. Seja cuidadoso com o seu cabelo – não exagere na escovação ou lavagem e ajude a combater o afinamento dos fios de cabelo!

Conselhos:

  • Use produtos no couro cabeludo da mesma coloração dos fios para minimizar o contraste entre essas partes.
  • Utilize extensões de cabelo para aumentar volume.
  • Mantenha o corte do seu cabelo curto para que ele não caia ou apareça ser mais fino.
  • Coloque o cabelo de lado mais vezes, assim, o couro cabeludo não é tão visado.
  • Use produtos de cabelo corretamente, de acordo com a textura e tonalidade para que a química não agrida os fios.

Gerenciar o estresse

Perder seu cabelo pode ser estressante. E o estresse (físico e emocional) pode às vezes aumentar a perda de cabelo. Quanto mais nos preocupamos com esse fato, mais nervosas ficamos, principalmente as mulheres que indicam que o cabelo é sinônimo de feminilidade.

O primeiro passo que você deve fazer é ir a um dermatologista para verificar a causa e observar se é necessária tanta preocupação. Às vezes com mudanças de hábitos e de alimentação, o seu cabelo volta a crescer normalmente. Saiba que o afinamento dos fios ocorre quando a mulher está na menopausa e após a gravidez, então não se preocupe à toa, afinal, é normal. Assim, você deve tentar controlar o estresse emocional e físico, tendo uma rotina menos agitada que possa te deixar nervosa e estressada. Tente ficar calma com a situação, assim, é possível combater o afinamento dos fios de cabelos. Até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos