Dicas de cortes e penteados para homens com calvície

Grande parte dos homens passa por, alguns mais cedo, outros mais tardiamente. A calvície atinge grande parte dos homens, o que não significa que os cuidados nesse sentido devem ser deixados de lado. Aliás, muito pelo contrário: existem vários estilos e orientações estéticas a se seguir. Caso você esteja perdendo seus cabelos ou já tenha perdido, ouça agora algumas orientações para que você se saia bem!

Dicas de cortes, tipo de rosto

Para se avaliar qual o melhor jeito de se decidir por uma utilização adequada, leve em consideração o tipo de rosto cujo cabelo (ou a falta dele) e barba estarão emoldurando.

Pessoas com queixos menos proeminentes geralmente podem criar um volume com cavanhaque e barba. Testas muito curtas (com a mandíbula mais larga que a testa) pedem um equilíbrio da barba com o cabelo, para que a pessoa não fique com aspecto desequilibrado.

Procure exemplos de pessoas com visuais que te agradem e consulte seu especialista e use e abuse dos possíveis estilos de barba e bigode. Divirta-se!

Volume do cabelo

O volume capilar consiste na quantidade de cabelo concentrada nas áreas e no volume ocupado. Cada pessoa possui uma distribuição diferente, que muitas vezes é alterada pela calvície. Algumas vezes é interessante ponderar, antes de pedir ao seu cabeleireiro ou barbeiro, que faça um penteado, se há cabelo ou barba suficiente para alcançar o penteado/corte preferido. Se o cabelo só cresce nas laterais e não é espesso, provavelmente não seja uma boa ideia fazer um topete. Seja realista.

Espessura capilar

Além do volume capilar, vale apena ainda ponderar a respeito da sua espessura capilar, ou seja, a grossura dos fios. Geralmente, quando a calvície vai chegando, a tendência é que os fios de cabelo se afinem. Vale a pena investir em xampus e produtos para cabelos finos e enfraquecidos.

Cuide da sua careca

Mesmo que um homem não possua fio de cabelo algum, é extremamente importante cuidar da superfície do couro cabeludo, especialmente quando está exposta. Usar filtro solar nas regiões mais descobertas é fundamental, uma vez que a área do topo da cabeça tem uma pele mais fina e frágil.

Cortes e penteados recomendados

Careca assumido

Uma das opções para quem sofre de calvície (ou em alguns casos, a única opção) é a de assumir a própria careca. Ou seja, tirar todos os cabelos com máquina e assumir o estilo “ao natural”. Esse tipo de corte requer uma manutenção simples, que pode ser feito em casa ou no salão, por meio da utilização de máquinas automáticas, navalhas e até mesmo Gillette.

Uma dica importante é sempre manter a hidratação do couro cabeludo e escolher produtos que não agridam a pele. O sabonete que é utilizado para lavar o rosto é o recomendado para a cabeça.

Sempre use filtro solar. Caso seja impossível, procure opções de chapéus, bonés e toucas. A sua pele agradece.

Famosos que adotaram o estilo: Bruce Willis, Vin Diesel, Kelly Slater, Anderson Silva e Billy Zane e Patrick Stewart, o eterno capitão Jean-Luc Picard.

Curtíssimo – quase lá

Para quem ainda possui um pouco de volume capilar, há a opção de utilizar o cabelo bem curto, com poucos milímetros de altura. Esse tipo de corte é recomendado para quem está começando a perder as madeixas, principalmente no topo da cabeça. Existem algumas variações mais modernas, como o downcut (uma das tendências mais fortes deste ano), que consiste em deixar o topo da cabeça com um volume maior de cabelo que os lados, criando um dégradé.

A manutenção para esse corte é simples, exigindo somente xampu, e condicionador, dependendo das necessidades de cada um.

Famosos que adotaram o estilo: Jasom Statham, Malvino Salvador, Jude Law, Hugh Laurie e Príncipe William.

Somente dos lados

Para este tipo de cabelo, existe a variação daqueles que somente possuem fios nas laterais da cabeça e os mantêm curtos. Os princípios de manutenção são muito semelhantes aos anteriores.

Famosos que adotaram o estilo: Sean Connery, Ed Harrism, Ron Howard.

Curto “à la Cesar”

Caso você possua cabelos que não sejam muito volumosos, independentemente da espessura, uma opção que têm sido adotada por muitos como tendência mundial. O penteado Cesar também é uma opção de fácil manutenção, e requer apenas um pouco mais de “arrumação” que os anteriores. O corte deve ser menor nas laterais, de forma uniforme, mantendo a parte de cima com um cumprimento curto, geralmente cortado na tesoura.

Caso você goste de produtos, pomadas e Mousse são indicadas para manter os fios “controlados”

Famosos que adotam o estilo: Gerard Butler e George Clooney.

Camadas

As camadas são indicadas para quem possui um pouco mais de cabelo e deseja um aspecto de maior volume. Esse tipo de corte é recomendado para quem quer um estilo curto, mas sem ser radical.

Falso Moicano

Esse estilo, assim como as camadas, também requer um pouco mais de cabelo, principalmente no alto da cabeça, e é recomendado para quem tem cabelos finos ou ralos. Consiste em manter os fios do topo da cabeça mais compridos e “espetados”, criando a ilusão de um moicano.

A manutenção desse tipo de cabelo é um pouco mais trabalhosa, e requer, além do xampu e condicionador, a utilização de pomadas, fixadores e outros produtos, que devem ser utilizados de acordo com o tipo de cabelo.

Famosos que adotaram o estilo: David Beckham talvez seja o maior símbolo da bem-sucedida utilização deste corte. Outros famosos já utilizaram como Neymar e Junior Lima, mas com critérios estéticos um pouco duvidosos.

Não faça isso

Algumas vezes nos deparamos com alguns casos de calvície que parecem não ter sido bem aceitos. Tentativas de cobrir falhar com cabelos longos, sprays que “pintam” o couro cabelo e outras artimanhas devem ser muito bem ponderadas antes de executadas. Tente aceitar o seu cabelo como é e procure soluções que não pareçam extremamente artificiais ou ridículas.

Famosos que adotaram o estilo: Donald Trump, Wayne Rooney, John Travolta.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos