5 dicas para bloquear a ação do DHT

Se você já leu alguma coisa sobre a calvície de padrão masculino, então sabe que o DHT (di-hidrotestosterona) é o grande vilão causador da perda de cabelo. Quando a testosterona é transformada em di-hidrotestosterona, começa a agir nos folículos capilares, diminuindo a produção de cabelos e deixando os fios mais finos e frágeis, até torná-los tão escassos que o crescimento cessa por completo.

Todos os homens têm o DHT no seu organismo, mas acredita-se que aqueles que sofrem de calvície possuem mais receptores de di-hidrotestosterona do que aqueles que não sofrem, com níveis maiores de DHT no corpo.

Na verdade, a situação é mais complicada do que parece. Os homens que sofrem de calvície têm folículos capilares mais sensíveis ao DHT, o que faz com que esses folículos capilares fiquem cada vez menores quando postos em contato com o DHT.

Em um mundo perfeito, a queda de cabelo poderia ser combatida ao se mudar o código genético de homens com calvície, para que eles não mais sofressem desse mal. Porém, ainda estamos bem longe de um tratamento como esse.A maior parte dos tratamentos modernos busca inibir a presença de DHT no organismo, ou pelo menos tentam evitar que ele se concentre no couro cabeludo.

Entendendo a calvície

A alopecia, termo médico da calvície, é caracterizada pela perda de parcial ou total de cabelos ou pelos em várias áreas do corpo, mas principalmente no couro cabeludo, onde pode ser percebida mais facilmente. Uma pessoa geralmente perde de 50 a 100 fios de cabelo por dia, um processo normal. Esses fios são substituídos por outros do mesmo folículo, o que caracteriza o início de um novo ciclo de crescimento.

Com o avanço da idade, o crescimento dos fios se torna cada vez mais lento, assim como o processo de substituição, e corre até mesmo o risco de parar por completo. Além do avanço da idade, outros fatores podem corroborar para a perda de cabelos e o surgimento da calvície. O estresse, a ansiedade, o uso de medicamente e outros podem contribuir para o agravamento do quadro.

Tratando a calvície e bloqueando a ação do DHT com drogas

A droga mais popular utilizada para evitar que o DHT seja produzido, ou pelo menos reduzido a níveis mais baixos, é chamada de finasterida, comercializada sob a marca Propecia ou PROSCAR. Essa droga foi usada pela primeira vez para tratar problemas de próstata, mas descobriu-se que ela também era útil para tratar a perda de cabelo.

Em termos simples, a Propecia atua reduzindo a produção de DHT, o que significa uma menor quantidade de DHT no couro cabeludo e, portanto, menos danos para os folículos capilares.

Outro tratamento semelhante ao da Propecia é chamado SawPalmetto (também conhecida como Sabal), uma erva/ droga que bloqueia o DHT de forma similar. No entanto, não houve nenhum teste formal para confirmar a sua eficácia, e o debate sobre a sua utilização para fins de tratamento da calvície ainda está aberto.

O problema com os tratamentos apresentados acima é que eles causam grandes alterações hormonais para afetar somente uma pequena parte do corpo. Esses tratamentos têm, consequentemente, efeitos colaterais significativos, independentemente do que as pessoas dizem sobre as propriedades “naturais e livres de efeitos colaterais” da SawPalmetto.

Opções de dietas para bloquear a ação do DHT

Muitas discussões têm acontecido sobre como ajustar a dieta para tentar reduzir os níveis de DHT no organismo, enquanto casos mais graves de calvície estão em desenvolvimento em algumas regiões.

Vale a pena tentar as dietas apresentadas a seguir, mas não espere que a sua calvície seja curada da noite para o dia. Lembre-se que uma alimentação saudável pode trazer muitos mais benefícios positivos.

Zinco – O zinco é um bloqueador natural de DHT, então se certifique de consumir o suficiente em sua dieta. 50 miligramas por dia é o bastante. Frutos do mar e demais alimentos de origem animal são ricos em zinco.

Soja – A soja é mais consumida na cultura oriental, mas vale à pena inseri-la na sua dieta. Pesquisas mostraram que a molécula equol, produzida na digestão da soja, neutraliza o DHT (além de prevenir o câncer de próstata).

Biotina – A vitamina biotina pode ajudar a reduzir os níveis de DHT e é encontrada na gema de ovo, fígado, queijos, framboesas etc. Especialistas acreditam que a biotina está associada à produção de queratina, proteína que compõe o cabelo.

Procure ajuda profissional

Se você está realmente preocupado com a perda de cabelo, então precisa falar primeiro com o seu médico e descobrir as opções de tratamento disponíveis. Drogas como a Propeciapodem ajudar, mas é preciso entender que existem potenciais efeitos colaterais. Somente mudar os hábitos de alimentação pode não ser a solução, mas elas podem dar suporte a outros tipos de tratamento. Continue acompanhando o blog aproveitando dicas e novidades e entendendo um pouco mais sobre calvície. Até breve!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos