Saw Palmetto: uma polêmica solução para a calvície?

Serenoa repens – ou Saw Palmetto, como é comumente conhecida – é o nome científico de uma palmeira nativa da América do Norte. A partir do extrato dos seus frutos, são produzidos medicamentos para o tratamento de diversas doenças, que podem ser encontrados no mercado em forma de capsulas, em pó ou até mesmo em loção. Uma das principais funções dessa planta é combater a perda de cabelo, e muitos creem que o ‘sabal’, outro nome comum para essa palmeira, pode realizar milagres no que diz respeito à calvície. Apesar de haver um grande número de evidências científicas que indicam a melhora, nada ainda foi comprovado.

No texto a seguir, você vai conferir algumas verdades sobre a Saw Palmetto e o que ela pode ou não fazer para a melhora da calvície.

1. A Saw Palmetto e o DHT (di-hidrotestosterona)

Quando a testosterona é transformada em DHT (di-hidrotestosterona), começa a agir nos folículos capilares, diminuindo a produção de cabelos e deixando os fios mais finos e frágeis, até torná-los tão escassos que o crescimento cessa por completo. Essa é a causa mais provável da calvície de padrão masculino. Todos os homens têm o DHT nos seus organismos, mas acredita-se que aqueles que sofrem de calvície possuem mais receptores de DHT do que aqueles que não sofrem, com níveis maiores de DHT no corpo. Pesquisas já mostraram que a Saw Palmetto é capaz de alterar os hormônios e, consequentemente, diminuir o DHT no organismo, mas isso não quer dizer que ela seja capaz de impedir a queda de cabelo – não há evidências que comprovam isso.

2. Há poucos estudos sobre as propriedades da Saw Palmetto

Se você pesquisar na internet sobre a Saw Palmetto, vai encontrar várias páginas que falam sobre as suas diversas funções, e a principal delas diz respeito ao tratamento da calvície. Porém, nenhuma dessas páginas vai apresentar estudos científicos que comprovem as suas teorias, pois eles simplesmente não existem. Por isso, não se iluda com tudo o que encontra online.

3. A Saw Palmetto, embora um medicamento fitoterápico, pode causar efeitos colaterais

Nem tudo o que vem da natureza é totalmente seguro – vide o tabaco e o veneno de cobra, por exemplo. Por isso, não pense que ao ingerir o extrato da Saw Palmetto você estará seguro de qualquer reação perigosa. Há relatos de pessoas que, após ingerirem uma grande quantidade desse medicamento, foram parar no hospital vítimas de uma hemorragia grave no intestino. Não exagere no consumo da Saw Palmetto, e consulte sempre um profissional para saber qual o tratamento mais indicado para você.

3. Nenhuma erva se mostrou efetiva no tratamento da calvície

Os tratamentos fitoterápicos são uma boa alternativa para aqueles que não conseguiram o efeito esperado dos tratamentos convencionais. Porém, no caso da calvície, nenhuma erva foi capaz de dar bons resultados. Houve apenas um estudo sobre as propriedades da Saw Palmetto para o tratamento da calvície masculina, e o resultado foi de 60% de melhora no caso de alguns homens. É preciso atentar, no entanto, para o fato de que apenas 19 homens participaram do estudo, e todos eles eram jovens e não sofriam de perda severa de cabelo. Um estudo feito com uma amostra tão pequena não é estatisticamente relevante, e deixa muitas dúvidas ‘no ar’. Portanto, não se empolgue.

4. A Saw Palmetto e a indústria farmacêutica

Para quem diz que ‘se a indústria farmacêutica pudesse patentear a Saw Palmetto, haveria mais estudos para comprovar a sua eficácia no combate à calvície’, você está enganado. Não que a indústria farmacêutica não procure lucrar sempre, mas tem havido muitos testes clínicos sobre as propriedades da Saw Palmetto no combate ao câncer de próstata e nenhum sobre o combate à calvície. Parece que não há, realmente, pelo quê procurar.

5. Impedir o DHT em um tubo de ensaio não é o mesmo que impedi-lo em uma pessoa

Sabe-se que a Saw Palmetto é excelente em alterar os hormônios e em diminuir o DHT, mas dentro de um tubo de ensaio, em um laboratório. O resultado que pode apresentar quando aplicado em pessoas pode não ser o mesmo. Por isso, não vá achando que os milagres realizados pela Saw Palmetto são totalmente possíveis.

A calvície é um problema que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo, mas sua cura efetiva ainda não é uma realidade. Enquanto isso, há vários tratamentos milagrosos que prometem combater a queda de cabelos de modo fácil e rápido, e eles podem ser encontrados na internet, em revistas etc. Nenhum deles, no entanto, tem a sua eficácia comprovada.

A Saw Palmetto é uma das plantas que apresenta propriedades que podem ajudar no tratamento da calvície masculina, diminuindo a quantidade de DHT no organismo.  Porém, estudos efetivos não foram realizados e não podem comprovar a sua eficácia. Continue acompanhando o blog, sempre teremos ótimas dicas. Até breve!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos