8 coisas impressionantes que o cabelo diz sobre você

Você sabia que o seu cabelo pode dizer muito sobre a sua saúde e os seus hábitos? Algumas condições e medicamentos afetam o seu corpo, assim como o seu cabelo. Em alguns casos, bastará cuidar melhor do seu cabelo ou couro cabeludo. Em outros, a solução pode dar trabalho.

Para saber 8 coisas impressionantes que o seu cabelo diz sobre você, acompanhe o texto a seguir.

1. A caspa não representa nenhum risco à saúde

A caspa não é contagiosa, então como você a pegou? Médicos não tem certeza, mas uma teoria é que a caspa pode ser causada por causa do crescimento excessivo de um fungo. Outros fatores de risco incluem pele oleosa, estresse, obesidade, frio, tempo seco e tendo o eczema ou psoríase. Embora seja inconveniente – e a coceira pode ser incômoda – a caspa não é prejudicial.

Dica para tratamento da caspa: Use um xampu anticaspa diariamente. Deixe-o agir por 5 minutos e, em seguida, enxague bem. Você talvez deva experimentar vários xampus até encontrar aquele que funcione melhor em você. Se ele deixar de apresentar resultados, mude para outro. E se isso não ajudar, procure um médico.

2. A caspa não é a mesma coisa que dermatite seborreica

Se os flocos de caspa que você tem são gordurosos e de cor amarelada, você pode ter dermatite seborreica. Ela é uma doença inflamatória da pele que pode ocorrer quando há muitas glândulas sebáceas, como no couro cabeludo e no rosto. Embora ela esteja relacionada aos hormônios, fungos e até mesmo alguns problemas neurológicos – como a doença de Parkinson ou HIV – é tratada da mesma forma que a caspa: utilizando xampus anticaspa. Os casos graves podem precisar de medicamentos com esteroide ou antifúngico .

3. O que causa o eflúvio telógeno?

Situações que são consideradas ‘um choque’ para o seu sistema – a cirurgia, vacinação, parto, alguns medicamentos, dietas radicais, estresse grave, problemas de tireoide – podem deixar o seu cabelo em estado de repouso. Cerca de dois meses mais tarde, você pode ver o seu cabelo caindo e escasseando, saindo em punhados. Eis o que é o eflúvio telógeno. Na maioria dos casos, novos fios começam a crescer imediatamente.

4. Um ataque aos folículos pilosos

Na alopecia areata, um tipo de calvície, o sistema imunológico ataca erroneamente os folículos pilosos, causando a queda dos cabelos – muitas vezes de forma repentina. Os casos mais simples podem ser tratados facilmente com injeções, mas existem casos graves, em que todos os pelos do corpo caem. A alopecia areata não é prejudicial ou contagiosa, mas pode ser difícil para o psicológico do paciente. O cabelo pode voltar a crescer por conta própria, e o tratamento pode ajudá-lo a voltar a crescer mais rapidamente. Infelizmente, algumas pessoas podem experimentar alopecia areata repetidamente.

5. Genes são a causa de 90% dos casos de calvície masculina

A causa da maior parte dos casos de calvície é a genética, sendo que o traço pode ser mais influenciado pela família da mãe do que do pai. Um olhar para a cabeleira do seu avô materno pode lhe dar uma ideia sobre o futuro do sua. A calvície masculina muitas vezes começa com um recuo de cabelo nas têmporas, passando para a coroa e deixando um anel em forma de ferradura nas laterais da cabeça. Os medicamentos para retardar a perda de cabelo incluem Propecia e Rogaine.

6. A calvície de padrão feminino

Embora mais comum em homens, a calvície também pode atingir a população feminina. Ao contrário dos homens, as mulheres raramente ficam carecas, e tendem a perder cabelo mais lentamente do que os homens. Ao contrário da crença popular, um cabelo longo não vai colocar uma pressão sobre as raízes, causando a queda dos fios.

Sobre o tratamento: O Minoxidil 5% aplicado uma vez por dia pode ajudar o crescimento do cabelo e evitar a queda dos fios. A espironolactona e flutamida (medicamentos orais) também podem ser usados ​​em mulheres.

7. Evite o sol e tenha um cabelo mais bonito

O excesso de sol pode deixar o seu cabelo seco e quebradiço, com fios que se dividem facilmente. Isto é especialmente verdadeiro em pessoas com cabelos loiros ou grisalhos. E se você já sofre com a queda de cabelo, o risco de uma queimadura em seu couro cabeludo é grande. Escolha produtos para o cabelo com filtro solar, e dê alguma proteção aos seus fios. É uma boa ideia de usar um chapéu quando você está exposto ao sol.

8. O seu cabelo precisa de nutrientes

Em casos extremos, uma dieta radical poderia lhe custar os cabelos. Os seus fios precisam de proteína e ferro para ficarem saudáveis juntamente com ácidos graxos ômega-3, zinco e vitamina A. Dietas pobres em baixas calorias são muitas vezes carentes de nutrientes e podem prejudicar o crescimento do seu cabelo ou deixá-lo sem brilho. Se a deficiência nutricional é grande o suficiente, o cabelo pode cair.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos