Cinco razões para ocorrência de calvície precoce

Apesar de a calvície ser mais associada a idosos, ela também ocorre com certa frequência em pessoas jovens, geralmente começando com as famosas entradas, perda de cabelo na testa, que vai adentrando o couro cabeludo.

A  calvície precoce é uma das maiores preocupações estéticas dos homens jovens. Não é muito comum em mulheres, mas quando acontece pode causar baixa autoestima e estresse elevado. Conheça algumas razões para a ocorrência da calvície precoce:

Genética

Sim, o maior motivo para a calvície precoce é a genética. E pode ser o prelúdio de outro problema ainda maior para homens: doenças na próstata. Então, homens, fiquem atentos: se notarem calvície precoce está na hora de procurar um médico e ter consultas regulares, para ter certeza de que a saúde não está em xeque. Estética é importante, porém, saúde vem em primeiro lugar.

Produtos para cabelo

Sabe aquele condicionador que deixa seu cabelo muito sedoso ou aquele shampoo  que faz bastante espuma e dá sensação de limpeza? Eles podem estar, na verdade, fazendo mais mal do que bem. Isso porque certos produtos químicos podem ter uma má reação com o couro cabeludo e criar um problema de calvície precoce, ou até mesmo agravar um problema pré-existente.

Prendedores de cabelo

Prendedores de cabelo são muito úteis, mas, se usados de forma incorreta, podem causar calvície precoce, além de fortes dores de cabeça. Ao usar um elástico, por exemplo, se certifique que ele não está apertado demais e não está puxando a raiz do cabelo.

Usar prendedores muito apertados com frequência causa uma pressão desnecessária na raiz do cabelo e impede o sangue de circular direito, o que pode causar calvície precoce. O uso regular de bonés também é desaconselhado, pois abafam a cabeça e dificultam a circulação sanguínea.

Estresse

Ele mesmo, o mal do século! O estresse está imensamente presente na sociedade atual e cada indivíduo reage de uma maneira diferente a ele. Uma das reações possíveis, principalmente em homens, é a calvície precoce.

O estresse por si só não causa a calvície, ele está mais comumente aliado a questões genéticas e é apenas um catalisador para uma calvície que já iria acontecer. Contudo, tentar manter o nível de estresse baixo é sempre bem recomendado.

Testosterona

O motivo para a calvície ser mais presente em homens do que em mulheres é a testosterona, pois ela é mais presente no corpo masculino do que no feminino. A testosterona sozinha só causa calvície precoce se estiver combinada com outra causa ou se estiver presente em excesso no sangue. Em caso de calvície precoce, é bom fazer um exame de sangue para ter certeza que os níveis de testosterona estão normais.

Como visto, existem diversos motivos para a calvície precoce. A boa notícia é que existe tratamento, mas, cuidado: nenhum método é 100% eficaz. O modo mais saudável de lidar com a calvície precoce é ter uma alimentação saudável e balanceada, além de praticar exercícios.

Também existem xampus especializados, que são vasodilatadores e bloqueiam derivados da testosterona, além de métodos mais invasivos, como transplante capilar e tratamento a laser.

Continue com o blog. Até breve!

 

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos