23 Fatos sobre a calvície

Calvície é o nome popular da queda do cabelo que acontece com cerca de 50% dos homens. Vamos ver alguns fatos e mitos sobre essa condição que tanto atrapalha o dia a dia.

Conheça 23 fatos sobre a calvície

1 – Resultado ruim de implante capilar

60% dos homens carecas não tem possibilidade – ou condições financeiras – de fazer implantes capilares. Esses procedimentos e outros tipos de tratamentos se não forem realizados com bons profissionais, não garantem bom resultado. É facilmente reconhecível na TV e Cinema os atores e famosos que fizeram esses implantes, por conta do resultado artificial.

2 – Calvície não pode ser descoberta tarde

A calvície nos homens começa antes dos 21 anos, mas só fica perceptível a partir dos 35 anos, o que geralmente é a causa das crises de meia idade. Quando descoberta tarde, dificulta a reversão do efeito da queda dos fios;

3 – Preocupação de 90% dos homens

9 em cada 10 homens falam que a calvície é sua maior preocupação. Quando acreditam que estão perdendo os cabelos, a mente pode não ficar muito atenta, mas a calvície pode afetar toda a vida masculina, como relacionamentos interpessoais, imagem e autoestima, que podem ficar bastante abalados.

4 – Falta de informação

40% dos homens têm conhecimento frágil ou superficial sobre a calvície. Como qualquer aspecto da vida, a calvície é cercada de mitos. Uma pesquisa de 2009 mostrou que mais de 40% dos homens acreditam que a calvície era um traço genético que poderia ser herdado de um dos pais apenas, mas tanto o pai quanto a mãe da pessoa pode passar para os filhos o gene que causa a queda de cabelo.

5 – Calvície pode afetar metade dos homens

2/3 dos homens passam por alguma queda de cabelo aos 35 anos. Linhas finas ou uma “clareira” no topo da cabeça são sinais de calvície. Esse número aumenta para 85% quando chegam à faixa dos 50 anos.

6 – Calvície e genética

1 em cada 7 homens tem genes que podem levar a calvície. Um estudo mostrou que homens calvos tinham genes que aumentavam a chance de calvície em até 7 vezes.

7 –Mulheres e calvície

Mulheres também podem ser acometidas pela calvície, mas em um número menor, apenas 5% das mulheres do mundo possuem esse problema.

8 – Hormônios e calvície

Outro fator que causa a calvície junto com os genes são os hormônios. Os homens possuem mais testosterona e seus receptores no couro cabeludo do que as mulheres, o que explica a raridade de problemas de calvície no caso das mulheres.

9 – Calvície no Brasil

42 milhões de brasileiros possuem problemas de calvície, de acordo com o estudo da SBEC (Sociedade Brasileira para Estudo do Cabelo).

10 – Dados sobre transplantes capilares

Mais de 397 mil pessoas fazem transplantes capilares para corrigir a calvície por ano. A maioria dos transplantes acontecem nos Estados Unidos, com cerca de 112 mil transplantes ao ano.

11 – Esteroides e calvície

Uma das causas da calvície hormonal é o uso prolongado de esteroides anabolizantes. O hormônio contido neles é transformado pelo corpo para o mesmo hormônio que causa a queda de cabelo.

12 – Diagnóstico precoce

Detectar cedo a calvície pode diminuir a queda do cabelo, mas os remédios possuem efeitos colaterais, e a calvície não tem cura.

13 – Causas diversas de queda dos fios

Outras causas de queda de cabelo podem ser confundidas com calvície, tais como problemas endócrinos, envenenamento por chumbo ou outras toxinas, excesso de medicação, ou problemas emocionais como estresse.

14 – Produtos com química e calvície

A aplicação de tratamentos capilares como óleo quente, tinturas ou alisamento químico também podem causar a queda de cabelo, sendo confundidas com sinais de calvície.

15 – Sintomas conjuntos de calvície

Queda de cabelo em conjunto com descamação e inchaço da pele, vermelhidão, inchaço e pus são sinais de outra doença capilar, a pitíriase (micose no couro cabeludo), e devem ser tratados com rapidez.

16 – O médico que pode diagnosticar calvície

A calvície pode ser diagnosticada por um dermatologista, que pode recomendar um tratamento para ela.

17 – Xampu antiqueda

Xampus antiqueda funcionam apenas parcialmente, pois sozinhos não revertem um quadro de calvície, mas ajudam a manter o couro cabeludo limpo, principalmente quando são detectadas doenças que podem agravar o quadro, como dermatite seborreica e caspa.

18 – Tratamento contra calvície existe sim!

A história de que não existe tratamento contra calvície é mito. Existem vários tratamentos, e quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhores serão os resultados.

19 – Cuidado com consumo de vitaminas

Vitaminas não ajudam contra a queda de cabelo, e em excesso elas podem agravar o quadro.

20 – Cuidado com secador ou chapinha

Secador e chapinha podem causar a queda de cabelo se não usados de forma certa, mas usados de forma correta e com um intervalo de tempo (não diariamente) não afetam a queda do cabelo.

21 – Onde ocorre calvície primeiro

A queda de cabelo causada pela calvície acontece primeiro no topo da cabeça ou na frente (as famosas “entradas”), as vezes ao mesmo tempo.

22 – Falta de proteínas na dieta

Uma falta de proteínas na alimentação pode causar a queda de cabelo, já que 60 a 90% do cabelo é formado por aminoácidos,e a falta deles dificulta a reparação e reposição dos fios.

23 – Cuidado ao prender / amarrar o cabelo

Rabo de cavalo ou qualquer outro penteado que prenda o cabelo pode causar a parada de crescimento permanente nos locais que ele é mais esticado. Isso piora caso o cabelo for amarrado enquanto estiver molhado, ou penteado com muita força, já que pode arrancar algumas raízes e o deixa mais quebradiço.

O que achou de conhecer 23 fatos sobre a calvície? Comente abaixo sobre suas impressões e até a próxima!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos