É fato que os cabelos de qualquer pessoa é motivo de orgulho e tem tudo a ver com a autoestima. Aqueles que têm o cabelo bastante vasto então, com certeza o exibem com orgulho. Tanto por causa da autoestima ou por motivos culturais, ter muito cabelo é sinônimo de inveja.
Prender o cabelo com diferentes penteados não é uma coisa ruim, porém, tornar o puxa-puxa dos fios uma rotina pode ter consequências a longo prazo, entre elas a calvície de tração. Cuidado com esse procedimento.
E ela é muito mais comum do que as pessoas pensam. Pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres – e nelas, o problema é muito mais visível. Principalmente porque há mulheres que, para facilitar o dia a dia, mantêm o cabelo preso de alguma forma.
Há também casos que quando a pessoa tem pouco cabelo, faz uso de apliques de forma contínua, podendo também ocasionar a calvície de tração. O couro cabeludo é uma área sensível e delicada, todo o cuidado é pouco.
O que é Calvície de tração
A calvície de tração tem como nome científico alopecia de tração que são áreas calvas (sem cabelo), sendo resultados de agressões submetidas aos fios e ao couro cabeludo. Por isso, é preciso ficar atento quanto aos danos causados, pois se não forem percebidas a tempo, podem ser irreparáveis.
A calvície por tração pode ocorrer em diferentes casos, como a tricotilomania, quando a pessoa arranca os próprios fios, conhecida como uma compulsão; pode ocorrer por causa de uso excessivo de tratamentos químicos no cabelo e aplicação de forma incorreta, como alisamentos, relaxamentos, tintura, todo o procedimento deve ser bem cuidadoso.
A conversão telogênica é outro fator que pode ser caracterizado pela produção de penteados que puxam de forma excessiva a base de onde nascem os fios, como escova, uso de bobes, prancha, entre outros.
Assim é preciso que o tratamento seja feito no momento correto, pois se a calvície por tração se desenvolver, pode não ter volta.
Tipos de Calvície de Tração
Tricotilomania
Não nos estenderemos muito nesse caso, uma vez que já falamos acima. Mas esse é um dos três padrões. É um distúrbio não é identificado com tanta frequência. Isso ocorre porque quem tem esse tipo de compulsão tem vergonha desse tipo de comportamento, sobre o qual a pessoa não tem controle.
Quanto ao tratamento, deve-se ter além da intervenção convencional, um acompanhamento psicológico, já que a perda de cabelo faz com que a pessoa se deprima e se sinta mal, afetando sobretudo a autoestima.
Conversão telogênica
A danificação nesse caso chega a tal ponto que os fios podem parar de serem produzidos pelo corpo. Por isso, é necessário ter cautela quanto ao uso de bobes e de chapinha.
Processamento excessivo
Desencadeado pelo uso excessivo de processos químicos. Esses produtos, quando usados de forma desordenada e sem moderação, acabam enfraquecendo a estrutura do fio, fazendo com que ela atrofie, por isso, sempre indicamos produtos de qualidade.
Como evitar a calvície por tração
Existem algumas medidas que podem evitar com que a pessoa desenvolva a calvície por tração. Destacamos algumas dicas, confira:
Deixar o cabelo solto mais tempo
Sabemos que sair para trabalhar e fazer um coque ou um rabo de cavalo é muito mais prático. Porém, deixar os cabelos soltos por mais tempo é uma estratégia eficaz para evitar a calvície por tração, hoje já existem técnicas bem simples e eficazes para se fazer um lindo coque.
Profissionais especializados
Se o seu trabalho exige uma figura mais alinhada ou que não possa utilizar os cabelos soltos, como comissárias de bordo, a dica é tratar o seu cabelo com bons cabeleireiros, sempre deixando os seus cabelos mais hidratados com tratamentos profundos. A qualidade dos produtos usados fazem toda a diferença, não esqueçam desses detalhes, são importantes.
Além disso, deve procurar a ajuda de um dermatologista, pois ele saberá o melhor tratamento a ser realizado no seu caso. O dermatologista vai tirar todas as dúvidas que ainda restarem sobre a calvície, falando também qual é a melhor forma de combate.
Tratamento
Se for identificada logo no início, a calvície de tração é muito fácil de ser tratada. Porém, em casos mais complicados e identificados mais tarde – quando já está mais avançado –, o folículo pode desaparecer, uma vez que pode haver sua cicatrização, aumentando a gravidade do problema.
Ou seja, a calvície de tração tem a ver com os hábitos que as pessoas têm no seu dia a dia, de como arrumar o cabelo ou por causa de alguma compulsão que afete o couro cabeludo. Por isso, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para não ter consequências irreversíveis.
Ressaltamos que qualquer tratamento deve ser acompanhado por um profissional qualificado.
Gostou? Continue com o blog e deixe seu comentário logo abaixo. Até breve, com novidades.