Sofre com calvície? Saiba quais são as causas e como lidar

O que é calvície?

A calvície ocorre quando há o enfraquecimento e, consequentemente, queda de cabelos, causada por conta de inúmeros fatores. Ela pode acontecer em ambos os sexos, sendo mais comum nos homens. Seus primeiros sinais são a afinação dos fios, a substituição dos mesmos por fios mais fracos e até mesmo a interrupção do crescimento deles.

Se o problema não é resolvido logo, pode levar à rarefação dos fios, aumento da região frontal da cabeça (devido ao afastamento da linha da implantação dos cabelos). Em casos mais graves, há queda definitiva em boa parte da cabeça, geralmente restando apenas os fios de cabelo nas laterais e na parte posterior.

Como acontece a calvície?

Não há apenas uma única causa para a calvície. De forma geral, para uma pessoa sofrer de calvície, ela deve ter um ou mais fatores que podem ou não estar interligadas entre si. As causas mais comuns são relacionadas à nutrição pobre/desequilibrada, distúrbios físicos, psicológicos e hormonais (estresse e depressão).

Contudo, a calvície pode ser causada também por uso excessivo de compostos químicos, como certos tipos de xampus, condicionadores e tinturas de cabelo. Além de chapinhas e de secadores de cabelo que, por conta das temperaturas elevadas, podem enfraquecer os fios, fazendo com o couro cabeludo esteja mais suscetível a sofrer de calvície.

O nível hormonal também pode fazer com que seus cabelos sofram com a calvície. Em homens, principalmente, é normal que a testosterona aja diretamente no crescimento dos cabelos, o que pode fazer com que os fios fiquem mais finos e fracos. Nas mulheres, os cabelos enfraquecem por conta da menopausa, que acarreta em desequilíbrios hormonais, comuns nesse estágio da vida. Nada que um bom check-up anual não mantenha você bem informado sobre a sua saúde.

Como evitar o aparecimento da calvície

É possível sim fazer com que alguém sofra com a calvície. Na maioria dos casos, os médicos recomendam uma consulta ao dermatologista, especialmente se você tiver pais calvos.

Na maior parte das vezes, você pode aplicar vários tipos de medicações na cabeça, como o Minoxidil, alguns xampus especiais e loções. Em alguns casos, os dermatologistas recomendam o uso de medicamentos como a Finasterida, que age diretamente nos hormônios de crescimento de pelos no corpo masculino.

Os medicamentos recomendados para a queda de cabelos têm em sua composição estimulantes que fazem com que o crescimento de pelos no corpo seja aumentado. Por ser uma doença crônica e evolutiva, significa que o tratamento já deve ser iniciado antes mesmo de os efeitos aparecerem e mantido por um tempo prolongado, evitando assim que o paciente sofra com a calvície.

Quais são os medicamentos mais eficazes contra a calvície?

Os dois medicamentos mais comuns para o tratamento da calvície são a Finasterida e o Minoxidil, que são estimulantes de crescimento capilar.

A Finasterida é um medicamento que inibe a enzima que transfere a testosterona para os fios de cabelo. É uma medicação oral, utilizada para tratar doenças relacionadas à próstata. No entanto, pode aumentar a frequência de pelos no seu corpo.

Por outro lado, o Minoxidil é aplicado no próprio local onde sofre a calvície como loção capilar, duas vezes por dia, no couro cabeludo seco. Nos primeiros dias pode acontecer queda de fios, mas a sua ação chega ao pico após 16 semanas de uso. Os efeitos mais comuns relacionados ao seu uso são a irritação local, o aumento de pelos no corpo e taquicardia.

Como ajudar o seu corpo a diminuir os riscos de sofrer de calvície

Como foi indicado anteriormente, a calvície pode aparecer se houver no corpo desequilíbrios nutricionais, hormonais e até mesmo psicológicos. Mas, para que isso possa ser evitado, recomendamos algumas dicas para que você não sofra de calvície:

  1. Alimente-se corretamente

Alimentos ricos em vitaminas, proteínas e minerais são os mais recomendados para que os seus fios fiquem mais fortes e saudáveis. Isso ajuda a evitar a queda dos cabelos. Uma alimentação balanceada trará grande resultado.

  1. Faça exames médicos regularmente

Como uma forma de prevenção, um jeito de prevenir a calvície é fazendo exames médicos regulares, especialmente de níveis de hormônios pelo corpo. Assim, você pode identificar possíveis desequilíbrios hormonais, levando a um diagnóstico precoce.

  1. Controle melhor o seu tempo, buscando relaxamento nas horas vagas.

Por conta do estresse, muitas pessoas acabaram sofrendo com calvície de forma mais precoce nos últimos anos, Para que a isso não aconteça, você deve sempre buscar formas de relaxar o seu corpo, com exercícios que aliviam a tensão. Além disso, um bom planejamento do seu tempo é muito importante, para que você não fique sobrecarregado, aproveitando melhor o tempo. Lembrando que uma boa noite de sono irá ajudar no relaxamento.

Esperamos que as informações tenham atingido o objetivo do blog que é mantê-los bem informados a respeito do tema.

Deixe seu comentário logo abaixo, sempre teremos informações importantes. Continue com o blog. Até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos