6 vitaminas essenciais para ter cabelos saudáveis

Para seus cabelos crescerem fortes e saudáveis é preciso ingerir pelo menos 6 vitaminas essenciais para que se tenha esse resultado, você precisa de vários nutrientes essenciais para o seu corpo. Boa parte desses nutrientes encontrados em inúmeros alimentos saudáveis para poder dar mais saúde aos seus cabelos. Quais são esses nutrientes e como eles podem ajudar a manter os seus cabelos mais bonitos e saudáveis? Vamos saber mais a seguir:

  1. Ferro

O ferro é um mineral que entra na composição de hemoglobina, o que dá a cor vermelha ao sangue. Em baixas quantidades no organismo, a falta de Ferro pode provocar anemia no corpo, que pode afetar a circulação do sangue. A má circulação do sangue pode alterar as outras funções do corpo, enfraquecendo os as unhas e os fios de cabelo, deixando essas partes do corpo mais fracas e quebradiças.

Para que o seu corpo e cabelos estejam mais saudáveis, os especialistas recomendam a ingestão de 8 a 18g por dia. Essa vitamina pode ser encontrada  em carnes, aveia, feijão e verduras.

  1. Biotina

A Biotina é uma vitamina do complexo B, fundamental para reações químicas que envolvem o crescimento dos cabelos e da manutenção da nutrição dos fios, especialmente pela manutenção da queratina, elemento que ajuda a deixar cabelos mais brilhantes. É fundamental para o bom crescimento das unhas, pele e cabelo.

O consumo diário recomendado é de 30 mg por dia, sendo que boa parte da vitamina é sintetizada pelo próprio intestino. Além de ser produzida pelo próprio corpo, a Biotina pode ser encontrada em alimentos como a gema de ovo, leite, peixe, nozes e levedura.

  1. Vitamina C

A Vitamina C, conhecida também como Ácido Ascórbico, é um nutriente importante para a formação do colágeno do corpo, além das paredes dos vasos sanguíneos no corpo. Isso faz com que ele seja importante para a recuperação e cicatrização da pele.

Além disso, existe estudo que comprova o uso de cremes e outros produtos para pele evitando o aparecimento de rugas no corpo.

Esse nutriente pode ser encontrada em frutas cítricas, como  laranja,  limão, tomate, abacaxi, morango, manga, etc. Porém boa parte da Vitamina C é absorvida com mais facilidade pelo organismo quando ele entra em contato mais direto com os seus fios de cabelo. Por conta disso, há várias receitas sobre como aplicar alimentos ricos em vitamina C em seus cabelos em sites especializados em beleza capilar.

  1. Vitamina E

A vitamina E é um nutriente muito importante para as funções visuais e neurológicas nosso organismo como também um antioxidante, o que ajuda bastante no retardo do envelhecimento do corpo.

Ele pode ser encontrado em verduras, como espinafre, couve , alface, azeite e vegetais como semente de girassol, amêndoas, avelãs, etc. O consumo diário recomendado pelos especialistas é de pelo menos 15g por dia.

  1. Vitamina A

A Vitamina A também é conhecida como retinol, possui ação antioxidante e sua principal função é promover a saúde dos olhos, também pode ajudar a deixar os seus cabelos mais saudáveis porque ela ajuda a controlar a produção da queratina que mantem os fios de cabelo mais fortes e saudáveis. Além disso, a vitamina A também combate os radicais livres que danificam os seus fios de cabelo.

Embora a Vitamina A seja um nutriente muito importante para a saúde do cabelo, o excesso dele no seu corpo pode trazer efeitos opostos.

Por causa disso, sempre tome cuidado ao consumir a Vitamina A, especialmente na forma de suplemento por conta do alto nível de concentração dessa vitamina. De preferência, consuma na forma de alimentos.

Ela pode ser encontrada em alimentos como levedura, carnes magras bovinas e de aves, fígado, leite e gema de ovos.

  1. Vitamina D

Um suplemento de D pode ser usado contra a queda de cabelos por conta da sua facilidade em recuperar a sua estrutura capilar. A falta em seu corpo pode deixar os fios mais finos e quebradiços.

Além disso, pessoas que já consumiam vitamina D e praticavam esportes possuíam uma melhor qualidade de vida do que aqueles que não ingeriam alimentos ricos desse nutriente por mais tempo. Muitas vezes, isso acontece por conta da absorção de cálcio no intestino, que ajuda no fortalecimento dos fios de cabelo, unhas e dentes. Sendo assim, a sua carência pode deixar os seus fios mais frágeis.

Esse nutriente pode ser encontrado em alimentos como óleo de fígado de bacalhau, salmão, ostras cruas, além de ovos e leite. Além disso, outra fonte muito boa é o contato do corpo com a luz solar, pois o sol ajuda a sintetizar a vitamina de com a exposição ao mesmo. Uma exposição diária de 15 minutos já auxilia na sua saúde. Isso ajuda a evitar várias doenças relacionadas à falta de nutrientes, como a osteoporose  a diabetes e hipertensão.

Gostou do nosso artigo? Que tal fazer algum comentário, sua opinião é muito importante. Até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos