5 alimentos que podem acelerar a perda de fios

Quando pensamos na possibilidade de perder os nossos cabelos já ficamos desesperados. A perda de fios é de ocorrência passível tanto em homem quanto em mulher, porém, é muito mais comum ocorrer entre o gênero masculino.

Quando ocorre a calvície em mulher pode ser por causa de predisposição genética ou pela calvície de tração, pois muitas mulheres têm a tendência de deixar os cabelos bastante presos.

A perda dos fios também é possível ser influenciada pela alimentação. Por isso, a importância de uma dieta balanceada e saudável. No entanto, não são todas as pessoas que se preocupam em se alimentar bem. Às vezes, nem sabem que existem certos alimentos que consistem em acelerar a perda dos fios.

Por isso, hoje trazemos alguns alimentos que você deve evitar. Confira a nossa lista e fique por dentro de tudo.

1.     Cafeína

Todo mundo conhece a cafeína como um ótimo estimulante. Mas é preciso tomar cuidado com o excesso, uma vez que ele pode acelerar a perda dos fios e está presente em diferentes alimentos e produtos que consumimos no dia a dia, como chá-preto, chá-verde, chá-mate, refrigerantes, chocolate, bebidas energéticas e alguns medicamentos.

O grande consumo de cafeína também tem possibilidade de gerar influência na qualidade do sono, consequentemente tendo outros reflexos, como o aumento de estresse.

Além disso, a falta de sono ou a alteração do ciclo de vigília tem a chance de prejudicar a produção de melatonina, um hormônio com diferentes funções no organismo, como a proteção e a reparação de células de diferentes tecidos.

2.     Carboidratos simples

O açúcar é um dos alimentos que prejudicam a saúde por vários motivos, mesmo assim, é um dos mais queridinhos pelas pessoas e também um dos possíveis alimentos que aceleram a perda de fios.

Além disso, os carboidratos que estão nos doces, nos bolos, nos pães e nas massas contêm alto teor glicêmico, além de ter uma baixa quantidade de fibras.

Consumir esses alimentos pode levar a picos de açúcar no sangue, aumentando os níveis de insulina, o hormônio regulador da glicemia.

3.     Aspartame

O aspartame é um dos adoçantes mais utilizados no mercado e encontrado em diferentes alimentos e bebidas diet. Porém, ele tem sido alvo de grandes polêmicas e controvérsias por causa dos possíveis efeitos colaterais, entre eles o afinamento e a perda dos fios.

O aspartame é uma substância artificial composta pelos aminoácidos fenilalanina e aspartato, unidos por uma ligação que, ao ser rompida, libera metanol.

O metanol pode ser convertido em formaldeído, substância tóxica em altas concentrações. É prejudicial à saúde do corpo como um todo e dos fios em particular, com a chance de acelerar os sinais da calvície, através do enfraquecimento de fios.

4.     Corantes

Muito se fala que alguns corantes, entre eles o caramelo IV, é um dos agentes causadores em acelerar a perda de fios, porém, na literatura médica não há nada comprovando esse relato.

A polêmica se tornou ainda maior quando um estudo feito nos Estados Unidos revelou que o caramelo IV pode estar relacionado a um maior risco de desenvolver câncer em animais, forçando empresas como a Coca-Cola e a Pepsi a fazerem alterações em suas fórmulas.

Paralelamente, os cabelos também são afetados e sofrem com aumento da queda.

5.     Alimentos transgênicos

A engenharia genética vem permitindo grandes avanços na área de biotecnologia. Um deles é a modificação do material genético de alimentos com o objetivo de torná-los mais resistentes e competitivos no mercado.

No entanto, não se sabe quais são os seus efeitos a longo prazo, uma vez que se trata de uma pesquisa bastante recente.

Com isso, no que diz respeito aos cabelos, não há ainda evidência científica consistente sobre o assunto.

Assim, por enquanto, os alimentos transgênicos não têm nenhuma relação direta quanto à perda de fios; mas de qualquer forma essa inter-relação não está descartada, de maneira alguma, devendo ser aguardados os estudos científicos.

Então, existem alimentos que são inimigos dos fios de cabelo?

Não existe nenhum estudo científico que nos permite chegar a uma conclusão sólida sobre o assunto.  Contudo, com base em nossa lista, temos chance de evitar os alimentos com mais possibilidade de causar o avanço da calvície, afastando e/ou retardando o processo no couro cabeludo. Essa é a melhor forma de evitar que a calvície se instale definitivamente!

Se você já começou a desenvolver calvície, nosso artigo é para você, que agora tem a chance de revisar hábitos alimentares, eliminando os pontos de sua dieta que possam servir como complicadores do quadro de perda capilar. Além disso, para as áreas mais rarefeitas de fios, você pode usar excelentes produtos chamados de maquiagem capilar, que devolvem, em instantes, a harmonia perdida aos fios de cabelo, ajudando sua vaidade a ficar em alta!

O que achou de nosso artigo sobre alimentos que podem acelerar perda de fios? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando o blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos