Existe maneira de ter como prevenir a calvície?

A calvície é um problema que atinge boa parte da população mundial, especialmente por conta da queda de cabelos que as pessoas passam a sofrer devido a certas circunstâncias. E aí fica a questão, como prevenir a calvície? Esse é o tema do texto de hoje.

Então, existem várias formas de prevenir a calvície que podem ser aplicadas se os devidos cuidados forem tomados para a saúde dos seus cabelos. Vamos ver quais são as melhores maneiras de prevenir a calvície nos itens apresentados a seguir. Acompanhe.

1. Utilize produtos químicos voltados para o seu tipo de cabelo

Um dos grandes erros que acontecem quando se escolhe produtos voltados para a higiene dos cabelos, especialmente entre os homens, é a escolha errada de produtos como xampu e condicionador – muitos utilizam produtos inadequados para o tipo de cabelo, o que faz com que boa parte dos fios de cabelos se tornem, ou mais fracos ou mais oleosos, facilitando assim no aparecimento da calvície.

Para isso, é sempre importante escolher os produtos capilares de acordo com o tipo de cabelo – existem vários produtos voltados para todo tipo de cabelo, assim como as necessidades que o couro cabeludo tiver. Dê preferência por produtos neutros, que não afetem o pH natural do couro cabeludo, certo?

2. Alimente-se de forma correta e pratique exercícios físicos

Não apenas para prevenir a calvície, mas também para manter a saúde do seu organismo, você deve se alimentar de forma correta e se exercitar bastante para evitar o aparecimento de calvície. Os nutrientes consumidos no dia a dia são utilizados para o bom crescimento do seu corpo e dos seus componentes – com os fios de cabelo não é diferente, pois  dependem dos nutrientes para o bom crescimento desses fios.

A calvície pode acontecer, em muitos dos casos, por deficiências nutritivas que acontecem por alimentação inadequada ou pobre em vitaminas, proteínas e minerais. A calvície pode ser evitada se você consumir alimentos ricos em vitaminas, como o complexo B, E, C e proteínas provenientes de alimentos de origem animal por causa das proteínas.

Evite alimentar-se de alimentos gordurosos e ricos em açúcar, pois podem fazer com que a nutrição dos fios de cabelo se torne desestruturada.

3. Evite o estresse

Um dos maiores problemas envolvendo o desenvolvimento da calvície é o estresse, que pode causar o enfraquecimento dos fios de cabelo. Isso acontece por conta do hormônio conhecido como cortisol, que faz com que o corpo fique em alerta constantemente. Isso faz com que os nutrientes essenciais para o fortalecimento dos cabelos tenham mais dificuldade de ser absorvidos pelo seu corpo.

Por conta disso, tente, se possível, evitar os sinais de estresse no corpo. Faça técnicas de relaxamento e de meditação para acalmar. Esses exercícios podem fazer melhor efeito se  forem feitos juntamente com atividades físicas regulares, que também podem ajudar no seu organismo.

4. Evite o consumo de álcool e de cigarro

Essas substâncias podem causar um enfraquecimento no seu corpo por conta de diversos toxinas que acabam afetando na circulação do nosso corpo. Por conta disso, muitas pessoas que abusam do álcool e do cigarro são mais propensos a sofrer de calvície precoce do que as pessoas que não consomem esses produtos.

Para evitar a calvície, evite fumar e controle o consumo de álcool no seu corpo.

5. Tome cuidado com penteados

Certos penteados podem agravar os sinais de enfraquecimento de fios de cabelo. Alguns dos processos de alisamento de fios de cabelo podem fazer com que as chances de calvície apareçam com mais facilidade, como a famosa escova progressiva, que pode enfraquecer os cabelos com o passar do tempo.

6. Controle o uso de fontes de calor próximo ao couro cabeludo

Além disso, aparelhos como chapinha e secadores de cabelo podem fazer com que os fios de cabelo fiquem mais fracos se forem utilizados com muita frequência. Por conta disso, a recomendação que podemos dar para evitar a calvície é um uso mais controlado desses aparelhos próximos a seu couro cabeludo.

6. Mantenha os seus cabelos sempre limpos

Deixar o couro cabeludo limpo é um dos passos essenciais para a saúde dos seus fios de cabelo. Por conta disso, sempre higienize seus cabelos para evitar a calvície, com produtos feitos para seu fio. Lave os cabelos dia sim, dia não para poder higienizar adequadamente a região. Os xampus devem ser neutros para poder controlar o pH do couro cabeludo, ao mesmo tempo em que ajuda a limpar a área da cabeça.

Além disso, sempre seque seus cabelos corretamente – evite dormir com cabelos molhados, pois podem fazer com que o couro cabeludo acabe acumulando fungos. Para que isso aconteça, você deve secar também de forma devida o couro cabeludo.

O que achou do nosso artigo sobre qual a maneira de prevenir calvície? Que tal comentar para nós? Comente para a gente e siga nosso blog.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos