Qual a diferença entre calvície e queda de cabelo?

Embora possuam efeitos semelhantes, a calvície e a queda de cabelos possuem particularidades que nem todas as pessoas percebem. Por isso, separamos para você certos tipos de diferença entre a calvície e queda de cabelo que pode ser melhor explicada com a ajuda de especialistas na saúde de cabelos. Vamos conferir mais sobre algumas delas a seguir. Acompanhe.

O que é a calvície?

A calvície, também conhecida como alopecia androgênica, é causada pela ação da hidrotestosterona e de uma fração de testosterona sobre os receptores na raiz do cabelo. A queda de cabelo que acontece por conta da calvície é a diminuição de fios, que vão atrofiando até a sua fase terminal, que ficam mais ralas. Aos poucos, os fios ficam mais finos e clarões surgem em várias regiões até chegar a um ponto que não crescem mais, se comparados com os cabelos que caíram de forma natural. Os fios ficam debilitados e não voltam mais.

A calvície pode acontecer por conta de diversos fatores, como:

  • hormonais (deficiência ou excesso de hormônios no corpo);
  • uso excessivo de produtos químicos no couro cabeludo, como tinturas para cabelos;
  • produtos elétricos que usam altas temperaturas (secadores e chapinhas);
  • deficiências nutricionais;
  • falta de conservação do couro cabeludo, como higiene inadequada.

Entretanto, também pode ser causada por motivos genéticos, quando há o caso de calvície dentro da família. Portanto, uma das formas de diferença entre calvície e queda de cabelo.

Ao contrário da crença popular, não há formas caseiras de resolver a calvície. O que existe para tratar a calvície são medicamentos como Finasterida oral, o Minoxidil e o alfa Estradiol, que são os mais indicados pelos médicos para o tratamento da calvície.

O transplante de cabelos é conhecido por ser o método mais fácil e eficaz contra a calvície, pois pode reconstruir a área calva naturalmente. Atualmente, o transplante de cabelos é considerada a cirurgia que oferece resultados naturais mais imediatos quando feito por um profissional especializado. Os resultados apresentados se tornam definitivos.

O que é a queda de cabelos?

Agora vamos ver a diferença entre calvície e queda de cabelo. A queda de cabelos está ligada a diversos fatores, como:

  • estresse;
  • distúrbios hormonais;
  • carências ou deficiências nutricionais de vitaminas e minerais;
  • anemias;
  • focos inflamatórios e infecciosos;
  • dermatites do couro cabeludo de couro cabeludo;
  • uso excessivo de compostos químicos nos cabelos, como tinturas e produtos de alisamento e de ações físicas, como escova excessiva nos cabelos;
  • tração vinda rabos de cavalo, por exemplo.

Nesses casos, a queda de cabelo pode acontecer em vários locais, com fios na roupa, escova, banheiro e fronha, mas de uma forma geral a raiz ainda permanece viva, isto é, uma diferença entre calvície e queda de cabelo. Geralmente, com os devidos tratamentos, os fios de cabelo voltam a crescer normalmente.

Geralmente a queda de cabelo é reversível na maioria dos casos, excluindo algumas poucas causas que podem a perda irreversível de cabelos; outra diferença entre calvície e queda de cabelo.

Mas a maior diferença entre calvície e queda de cabelo, como pode ser vista em várias fontes é o fator de que calvície é algo mais intenso e que deixa partes – ou todo – o couro cabeludo sem fios.

Como a diferença entre calvície e queda de cabelo pode ser tratada?

Não há muita diferença entre calvície e queda de cabelo quando se trata sobre como resolver o problema que o couro cabeludo apresenta. Na sua maior parte dos casos, o indivíduo precisa saber primeiramente se a queda dos cabelos acontece por conta de fatores naturais ou por calvície.

Como foi dito anteriormente, esse problema é resolvido na maioria das vezes com a ajuda de medicamentos que devem ser receitados por um médico. Em sua maioria das vezes, são medicamentos como Finasterida Oral, Minoxidil e estradiol tópico que são receitados pelos especialistas em saúde capilar, como foi dito anteriormente.

Porém, há outras formas de resolver a questão, mesmo com diferença entre calvície e queda de cabelo: são baseadas em medidas preventivas para melhorar o organismo. Uma melhor alimentação, assim como mudança na vida das pessoas para que comecem a fazer exercícios físicos.

Para os fios de cabelos, uma forma para evitar  a queda frequente de cabelos é o uso de produtos voltados para cada tipo de fio – o que isso ajuda na melhor distribuição de nutrientes no seu corpo, especialmente no caso de fios enfraquecidos e ressecados que acabam caindo. Essa medida se torna melhor se for feita em conjunto com exercícios físicos e alimentação adequada para o seu organismo, deixando a nutrição dos seus fios com mais saúde.

Como pode se resolver diferença entre calvície e queda de cabelos?

Como foi dito anteriormente, a diferença entre calvície e queda de cabelo é que a primeira não pode ser resolvida apenas com receitas caseiras. Em muitos dos casos será necessário um tratamento específico que poderá controlar os níveis hormonais de testosterona no seu corpo, ajudando a regular o crescimento e a reconstrução dos cabelos.

Além disso, há também a crescente popularização de transplantes de cabelos que ajudam a reconstruir as partes já danificadas do couro cabeludo. É uma alternativa mais comum para casos que a calvície já atingiu sinais mais avançados ou terminais.

O que achou do nosso artigo sobre diferença entre calvície e queda de cabelo? Comente para a gente e acompanhe o nosso blog nas nossas redes sociais!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos