Queda de cabelos por uso de secador: como evitar?

É de conhecimento geral que são inúmeros os motivos pelos quais os cabelos podem começar a cair. Estudos científicos estão aí para provar esta teoria, mas o que se deve realmente observar é a rotina de cada pessoa que está sofrendo com a queda de cabelos constante, o que esta pessoa está usando ou fazendo, por exemplo.

A queda de cabelos pode estar associada a não apenas um motivo, mas sim a vários, como:  predisposição genética, carências nutricionais, hábitos e fases da vida, distúrbios hormonais, doenças sistêmicas, uso de certos medicamentos, entre outros. No entanto, dependendo do motivo da queda a causa pode ser temporária ou permanente.

Neste texto vamos focar em apenas um alvo, que é a queda de cabelos por uso de secador: como evitar? Confira:

Queda de cabelos por uso de secador: como evitar?

Queda de cabelos por uso de secador

O secador, como se imagina, faz parte da rotina de muitas pessoas na sociedade na qual vivemos, principalmente por mulheres das mais variadas idades. Por isso, quando surge a queda de cabelo de maneira preocupante, logo nos perguntamos se ela está sendo causada pelo uso excessivo de secadores.

Hábitos saudáveis, como lavar e secar o couro cabeludo, quando feitos de forma regular até ajudam a evitar a queda de cabelo e mantêm a saúde dos fios. Porém, o uso frequente e desenfreado do secador pode sim ocasionar a quebra e a queda dos fios.

A diferença entre quebra e queda de cabelos

A quebra capilar ocorre quando a haste do fio torna-se fraca. Este enfraquecimento capilar pode ocorrer devido ao uso de químicas usadas no alisamento e em tinturas, onde os cabelos são submetidos a altas temperaturas, principalmente nas finalizações desses processos.

Esses procedimentos modificam a estrutura dos fios em determinada área, principalmente nas pontas, e quando essas áreas são submetidas a novos processos químicos ou a temperaturas altas, elas sofrem a queda. Os fios que saem a partir daí podem facilmente serem confundidos com os outros fios que se soltam da raiz, por isso, a necessidade de observar a verdadeira causa dessa queda.

A quebra dos fios é um tipo de dano causado através de cosméticos e em nada atrapalha o desenvolvimento capilar natural. Tratamentos para esse tipo de problema pode ser o corte de cabelo das áreas mais frágeis para que sejam substituídas, devido ao crescimento natural.

Secador de cabelos e seus danos aos cabelos

Há vários danos que o uso de secador pode causar nos cabelos, entre eles estão: a aspereza dos fios, ressecamento e mudança de cor. Os fios quando são expostos a altas temperaturas ocasionam a quebra, mas estes voltam a crescer normalmente.

Estudos científicos

Um estudo publicado no Annals of Dermatology, em 2011, observou os efeitos que o secador pode causar nos fios de cabelos.

Este estudo observou alguns quesitos como a estrutura, o formato, a hidratação e a cor dos fios.

Amostras de cabelos foram separadas em grupo:

  • Sem nenhum tipo de uso com shampoos etc.;
  • Os fios que foram secos a temperatura ambiente de 20°;
  • Secador usado por 60 segundos a uma distância de 15 cm com temperatura de 47°;
  • Secador usado por 30 segundos a uma distância de 10 cm com temperatura de 61°;
  • Secador usado por 15 segundos a 05 cm de distância e uma temperatura de 95°.

A primeira coisa que observaram nesse estudo é que levou cerca de duas horas para que o cabelo secasse naturalmente.

Como resultado principal desse estudo, observou-se que os cabelos que mais sofreram danos foram aqueles que foram submetidos as mais altas temperaturas.

Houve mudança também na cor dos fios que, por sua vez, ficaram mais claros a partir da décima sessão usando secador a 95°.

O processo de molhar e secar os cabelos foram repetidos inúmeras vezes o que apontou rachaduras na estrutura externa dos fios, porém o interior dos fios continuava intacto.

A conclusão deste estudo sobre queda de cabelos por uso de secador foi a de que o processo menos agressivo aos fios foi aquele no qual era mantida uma distância de 15 cm dos cabelos.

Secador e queda de cabelo: como prevenir?

Há várias formas para evitar a queda de cabelos por uso de secador. Aqui vão algumas dicas infalíveis:

  • Ao lavar os cabelos, seque-os o máximo que puder com a toalha;
  • Se puder, deixe-o secar naturalmente;
  • Mantenha a distância entre os fios e o secador em pelo menos 15 cm;
  • Se for modelar os cabelos, certifique-se de que ele está totalmente seco;
  • Utilize o secador na temperatura média;
  • Sempre observe se os fios estão ficando finos, fracos, ou até mesmo mudando de cor.

Entre outras.

Para não confundir queda de cabelo com queda de cabelos por uso de secador é importante que você sempre observe os fios para que estes não sejam confundidos com fios inteiros.

Caso não consiga diagnosticar se é quebra ou queda de cabelos por uso de secador procure imediatamente um profissional da área para que ele possa avaliar o seu problema e indicar o melhor tratamento ou cuidado para que seus fios voltem a ficar mais belos possíveis.

Muito obrigado por ler este texto sobre queda de cabelos por uso de secador: como evitar?.

Deixe suas perguntas para nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close