Xampu a seco pode levar a calvície?

A ideia de que xampu a seco pode levar a queda de cabelo ainda é muito questionada por todos, principalmente por mulheres que se utilizam desse método de tratamento para aumentar o volume capilar.

Porém, devemos ter um olhar minucioso em relação a esse produto que também pode ser um dos motivos do aparecimento da calvície ou da queda progressiva ou permanente dos fios.

Neste texto, veremos o que é e como funciona esse xampu capilar que tem ganhado cada vez mais adeptos. No final desta postagem, você poderá analisar e tirar suas próprias conclusões. Vamos lá?

Xampu a secoXampu a seco pode levar a calvície

Existe, atualmente, diversos tipo de xampus para os mais variados tratamentos capilares. Estes são conhecidos pela sua facilidade de enxágue, pois facilitam a mistura de óleo e água.

Seguindo essa língua de pensamento, xampu a seco não é muito bem recomendado nem o mais adequado aos diferentes tratamentos capilares.

Afirmamos isto porque o xampu a seco apenas absorve o óleo produzido naturalmente pelo couro cabeludo ou pelos produtos que são utilizados como condicionadores. Então, diferente dos xampus que conhecemos, ele não remove resíduos ou sujeiras que existem no couro cabeludo que são acumulados no dia a dia.

Assim, o xampu a seco não age como se fosse um detergente para os fios, apenas mascara a sujeira e a oleosidade. É apenas um corretivo ou maquiagem temporária para os cabelos.

Portanto, esse tipo de xampu pode causar a secura dos fios e, consequentemente, a vulnerabilidade para a quebra e queda dos cabelos.

Xampu a seco: como funcionam?

Xampu a seco possui diferentes combinações, e elas são substâncias que ajudam a esconder e absorver a oleosidade dos fios:

  • Amido de milho;
  • Kaoli;
  • Pó de succinato de octenil alumínio;
  • Extrato de Laminaria saccharinaou alga marrom.

Além desses principais existem outros agentes químicos que compõem sua fórmula. Veja:

  • Esterarato de magnésio;
  • Álcool desnaturado – ele promove um efeito de refrescante ao couro cabeludo;
  • Gazes derivados do petróleo – são os responsáveis pelo jato de aerossol do produto;
  • Substância de apelo comercial – fragrâncias, óleos vegetais e afins.

Porque o xampu a seco causa queda de cabelo?

Começaremos a responder essa pergunta com uma reflexão simples: quando utilizamos qualquer tratamento de forma repetida e sem respeitar o tempo de recuperação adequada, estamos colocando em risco a saúde de nossos fios. Por isso, seja qual for o tratamento é necessário que se tenha consciência dos riscos que trazem os excessos.

Pode até não apresentar problemas o uso do xampu a seco de forma esporádica, porém com o uso frequente deste método de tratamento teremos que arcar com as consequências.

Como dito anteriormente, o couro cabeludo quando é submetido ao uso do xampu a seco, nele ainda permanece com resíduos que vão desde células mortas à poeira do dia a dia. Além de comprometer a higiene do couro cabeludo, as sujeiras que ali estão podem facilmente fechar os poros da cabeça impedindo o crescimento capilar.

Assim também como podem provocar o enfraquecimento dos fios e fazendo com que estes comecem a cair. Problema este que só pode ser resolvido com o corte da parte danificada.

Os danos, na maioria das vezes, não costumam ser definitivos. O que se aconselha fazer nesses casos é diminuir o uso frequente do xampu a seco, lavando os cabelos da forma tradicional, ou seja, com água e xampu de sua preferência. Essa mudança na rotina costuma ser benéfica.

Então, podemos afirmar que a queda de cabelo causada pelo uso do xampu a seco não se trata de seus componentes, mas sim do uso desenfreado deste produto. A mudança de hábitos ainda é o melhor remédio.

O que fazer para evitar esse problema da queda de cabelo por xampu a seco?

Já se sabe que este produto é utilizado para tirar a aparência da oleosidade dos cabelos. Porém, diferente dos xampus tradicionais ele não remove as sujeiras deixadas pelo dia a dia ou pelos diferentes produtos que são usados como: cremes de pentear ou condicionadores em geral.

O xampu a seco apenas serve para melhorar a aparência dos cabelos, resolvendo o problema de “falta de volume”, pois retira a oleosidade dos fios e os cabelos tendem a adquirir uma aparência mais volumosa. Portanto, este tipo de xampu não substitui o tradicional.

É importante ressaltar que o uso do xampu a seco de forma regular não vai causar danos e pode até ajudar a regular a oleosidade, pois se sabe que os cabelos funcionam como uma moldura para o rosto, por isso esse tipo de produto é muito usado.

No entanto, se o seu uso estiver sendo feito de forma correta como a apontada acima e mesmo assim a queda de cabelo estiver acontecendo é necessário investigar a verdadeira causa dessa queda, uma vez que existem vários fatores que podem estar ocasionando ela.

Caso você não consiga identificar estas possíveis causas procure imediatamente um profissional da área para que este possa descobrir qual o seu problema.

Obrigado por ler este texto sobre se xampu a seco pode levar a calvície. Deixe sua pergunta ou sugestão para os nossos especialistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close