Como funciona consulta on-line com tricologista

O recurso de atendimentos médicos e consultas on-line vêm se expandindo no Brasil em várias áreas da saúde, como na medicina, psicologia, nutrição, entre outras, em especial por conta da propagação do novo coronavírus no país.

Com as consultas on-line, pressupõe-se que as pessoas estão sendo acompanhadas por profissionais sem precisar que saiam de casa.

É claro que alguns exames e tratamentos específicos exigem que o paciente vá até uma clínica ou hospital. Porém, trata-se de uma estratégia para que as pessoas saiam de casa somente quando necessário.

São vários os benefícios das consultas on-line. Além de ajudar a reduzir o fluxo de pacientes presenciais, ela permite o rápido acesso e contato a um profissional e amplia a capacidade de atendimentos.

Nesse sentido, uma curiosidade que muitas pessoas têm é a sobre como funciona consulta on-line com tricologista. Ora, se a tricologia é o exame dos cabelos, será que é possível a realização de uma detalhada e minuciosa análise dos seus fios por meio de um atendimento remoto, sem sair de casa?

Se você ficou curioso, este artigo foi feito para você. Confira aqui alguns detalhes importantes sobre como funciona consulta on-line com tricologista. Boa leitura!

Como funciona consulta on-line com tricologista

O que é a tricologia e para que serve?

Como já mencionado em diversos artigos publicados em nosso portal, a tricologia é o campo da medicina que se dedica ao estudo dos pelos e cabelos. Esse campo teve origem na Inglaterra, no início do século XX.

Desse modo, em casos de problemas capilares, como quadros de queda de cabelos, dermatite seborreica (caspa), alopecia (a famosa calvície, seja ela masculina ou feminina), entre outros, é indicada a consulta com o profissional tricologista.

Por meio da tricoscopia, o tricologista pode realizar uma minuciosa análise das propriedades e reais necessidades dos seus cabelos e couro cabeludo, de modo que sejam adotadas as mais adequadas e eficientes intervenções para o tratamento de seu quadro.

E como funciona consulta on-line com tricologista?

A consulta on-line com tricologista é recomendada para qualquer pessoa que busca iniciar ou dar seguimento ao tratamento de quadros capilares clínicos.

Esse recurso se mostra especialmente importante entre aqueles que integram o grupo de risco da COVID-19 e, portanto, devem permanecer em casa, ou pacientes com problemas de mobilidade ou deslocamento.

Fazem parte do grupo de risco:

  • Pacientes idosos;
  • Diabéticos e hipertensos não medicados; E
  • Pacientes que tiveram contato com pessoas infectadas pela COVID-19 nos últimos 14 dias.

Além disso, a consulta a distância é também uma ótima opção entre aqueles que apresentam sintomas da COVID-19, como mal-estar, coriza, falta de ar, perda do olfato e/ou paladar, entre outros.

A consulta on-line com tricologista funciona como outra qualquer consulta: é realizada, inicialmente, uma anamnese com o objetivo de reunir o maior número de dados sobre a história dos sintomas.

Algo importante de ser tratado é o fato de que, por meio do recurso de consultas on-line, em algum momento será exigido a realização de exames de imagem presenciais.

Ou seja, é possível afirmar que, em muitos casos, será necessário o contato direto entre profissional e paciente para o ajuste diagnóstico, no tratamento, entre outros.

A consulta on-line, assim como as presenciais, são devidamente sinalizadas em prontuário.

Como aproveitar ao máximo a consulta on-line?

Como sabemos, a modalidade de atendimento técnico on-line ainda apresenta suas limitações. Sendo assim, pode-se dizer que a consulta on-line com tricologista funciona como uma pré-avaliação, em casos de pacientes com quadros capilares clínicos, ou até mesmo para o monitoramento de acompanhamento de um paciente que já iniciou tratamento.

Além desses casos, a consulta on-line com tricologista funciona como uma revisão de seus hábitos capilares diários, que possam estar ou não contribuindo para com a queda dos fios ou com outros problemas. Ou seja, uma consulta de rotina.

Caso a consulta on-line seja uma avaliação inicial, o atendimento pode ser mais satisfatório caso o paciente reúna seu histórico de fórmulas e medicamentos já utilizados e passado por outros tratamentos.

Caso você saiba sobre possíveis predisposições genéticas marcantes em sua família, esse detalhe também pode ser útil para o andamento da consulta, bem como outros detalhes relacionados ao seu histórico médico e de saúde.

Como funciona consulta on-line com tricologista: conclusão

Neste artigo, abordamos as principais informações sobre a tricologia e sobre como funciona consulta on-line com tricologista.

Dadas as limitações dos recursos on-line, a consulta on-line com tricologista funciona como uma pré-avaliação e para atendimentos de rotina. Para uma análise mais profunda e eficaz dos seus fios, ainda é necessária a tradicional consulta presencial.

Entretanto, as consultas on-line são de bastante utilidade nos dias de hoje, nos quais é mais sensato sair de casa somente quando necessário.

Esperamos que tenham gostado de nosso artigo sobre como funciona consulta on-line com tricologista. Não se esqueça de nos deixar seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close