5 cuidados com higiene de cabelos na pandemia

Em tempos de coronavírus, é muito importante manter a higiene das mãos, principalmente dos cabelos, para evitar a contaminação. Mas, por quê? Como evitar a contaminação pelos fios capilares? Neste artigo, falaremos tudo sobre o coronavírus e quais são os 5 cuidados necessários de higiene de cabelos na pandemia.

A pandemia

O coronavírus é um conjunto de vírus que causam infecções respiratórias, assim como a síndrome respiratória aguda grave (SARS). O primeiro caso de coronavírus foi identificado em dezembro do ano passado em Wuhan, na China.

Desde então, começaram a surgir novos casos que se espalharam rapidamente pelo mundo todo. Em fevereiro, no Irã e na Itália, ocorreu crescimento rápido de novos casos de coronavírus; no mesmo dia, surgiu o primeiro caso no Brasil.

Com isso, todas as regiões do país entraram na fase vermelha, fechando comércios, restaurantes e todos os lugares que causam aglomeração, pois o vírus se espalha no ar, de pessoa para pessoa, por isso se tornou obrigatório o uso de máscaras, para evitar maior contágio. Para se prevenir, além da máscara, é preciso manter a sua higiene pessoal em dia, lavando bem as suas mãos, principalmente a higiene de cabelos na pandemia deve ser redobrada.

É de extrema importância manter a higiene dos fios capilares na pandemia, como lavar sempre que sair na rua, principalmente aqueles que precisam trabalhar (incluindo os médicos e enfermeiros que se expõem todos os dias). Não é somente os cabelos que necessitam ser lavados, roupas e corpo também. Na rua, é recomendado sempre utilizar álcool em gel – muito embora a prioridade deva ser de água e sabão – toda vez que encostar em algum lugar e manter um metro de distância das pessoas, principalmente em filas.

cuidados com higiene de cabelos na pandemia

Por que o cuidado com os cabelos deve ser redobrado na pandemia?

A COVID-19 pode estar presente em qualquer lugar. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o vírus pode estar presente em várias superfícies por algumas horas ou até por vários dias. O cabelo é uma dessas superfícies.

A transmissão está relacionada principalmente com o contato das mãos e, mesmo que involuntariamente, nós acabamos passando a mão nos cabelos, e isso é um dos fatores de risco para a contaminação. A camada que envolve o coronavírus é oleosa, logo ele adere-se melhor em superfícies nessas condições, como cabelos e rosto, pois produzem maior quantidade de gordura, permitindo que o vírus viva mais tempo.

Os 5 cuidados necessários com a higiene de cabelos na pandemia

Abaixo, listamos os 5 cuidados com higiene de cabelos na pandemia. Confira:

1.       Lavar os cabelos ao chegar em casa

Sabendo dos riscos de contaminação, para redobrar a higiene de cabelos na pandemia é preciso utilizar xampu sempre, pois ele funciona de forma semelhante ao sabonete, o que ajuda a diminuir o tempo de vida do coronavírus.

Procure molhar os fios abundantemente; coloque a quantidade de xampu que você está habituado nas mãos e enxágue os cabelos. A dica é começar a aplicação pela nuca, segundo para as laterais. O ideal é repetir esse processo duas vezes.

2.       Trate bem dos fios

Para uma boa higiene de cabelos na pandemia, também é necessário hidratar os fios após retirar o xampu. Para isso você pode utilizar condicionador, máscara ou ampola. Procure aplicar o produto no meio e nas pontas, sentido do crescimento dos fios. Siga as instruções da embalagem e, após o tempo de pausa recomendado, retire o produto dos fios.

3.       Aplique leave-in

Após a lavagem para uma boa higiene de cabelos na pandemia, é hora de finalizar os cuidados dos fios. Remova a umidade dos fios com uma toalha, aplique leave-in (finalizador) e alinhe os fios com um pente de dentes largos. Depois, basta secar os fios com um secador ou até mesmo deixar secar naturalmente.

4.       Faça um cronograma capilar e meça a temperatura da água

Em tempos de pandemia, para manter a saúde dos fios capilares é muito importante montar e seguir um cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução. Além disso, a limpeza deve ser feita dia sim e dia não. Enxágue os fios com água fria ou morna, nunca quente, pois pode prejudicar a saúde e a qualidade de vida dos fios, deixando-os quebradiços, causando até mesmo queda capilar.

Outra dica valiosa para a saúde dos fios capilares é massagear bem as mechas, pois isso ajuda os fios a absorver todos os ativos que ele precisa. Ainda, evite dormir com tratamento no cabelo.

5.       Prenda os fios

Prender os cabelos é mais eficiente na proteção dos cabelos do que utilizar boné ou chapéu, pois apenas algumas partes dos fios ficam escondidas. Se o cabelo fica preso em um coque, logo reduz o seu movimento, evitando assim o contato com alguma superfície contaminada.

Gostou do nosso artigo sobre os 4 cuidados com higiene de cabelos na pandemia? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

Recentes

Arquivos


Close