Combatendo pontas duplas: por que ocorrem e como eliminar

Cuidar dos fios capilares é uma prática comum entre mulheres (e homens também). A busca pelo cabelo perfeito é uma realidade para algumas pessoas, que acabam investindo em produtos e tratamentos para obter o melhor resultado.

Porém, grande vilã do cabelo perfeito, as chamadas pontas duplas são muito comuns e pouco se fala sobre os motivos que as causam e como combatê-las.

Por que ocorrem as pontas duplas?

As pontas duplas aparecem principalmente por conta do ressecamento dos fios. Elas ocorrem quando a cutícula (parte externa do fio) se desgasta e, em casos extremos, até se rompe, deixando de protegê-los.

Alguns fatores externos como exposição solar excessiva, cloro presente nas piscinas e até problemas hormonais, podem causar o ressecamento dos fios e, consequentemente, as pontas duplas. Além desses fatores, estes também potencializam seu surgimento:

– superaquecimento dos fios (uso de chapinha, secador e babyliss), causando o ressecamento;

– falta de hidratação deixando os fios, além de secos, frágeis, fazendo com que as pontas se partam;

– excesso de química, esse procedimento danifica a estrutura dos fios, retirando os nutrientes presentes; e

– cabelos cacheados e crespos têm mais chances de sofrer com as pontas duplas, muito por conta do formato dos fios, sendo assim é mais difícil que a hidratação presente na raiz chegue às pontas, fazendo com que os fios fiquem ressecados e enfraquecidos.

Combatendo as pontas duplas

Antes de pensar em ficar combatendo as pontas duplas, é muito importante entender o porquê de seu surgimento e qual o melhor tratamento.

O mais simples para algumas mulheres que desejam se livrar das pontas é cortar as pontas ou, dependendo do caso, até o cabelo. Fato é que a tesoura não é a única e última solução ficar combatendo as pontas duplas, existem outras maneiras de combatê-las:

– evite lavar o cabelo com água extremamente quente. Isso porque a água quente é a principal causadora do ressecamento dos fios. Dessa maneira, o melhor método é lavar os cabelos com água morna ou fria;

– cuidado com a alta temperatura nos fios: como já citado, as altas temperaturas prejudicam muito a estrutura e o bom desenvolvimento dos fios, fazendo com que eles enfraqueçam e quebrem. Por isso, é importante atentar-se para o uso de alta temperatura nos fios, não apenas ao lavar, mas ao secar e finalizar. Evite usar chapinha, secador, babyliss todos os dias, e caso vá usá-los, tente investir em protetores térmicos que diminuam os danos causados por esses aparelhos;

– crie o hábito de tratar os fios: é muito importante quando se está combatendo as pontas duplas cuidado cabelo da maneira certa, mantendo-o sempre hidratado e nutrido. É possível criar um “cronograma” para cuidar de cada necessidade dos seu cabelo (hidratação, nutrição e reconstrução).

Também é recomendado usar séruns específicos à base de silicone, que selam as cutículas dos fios, evitando o frizz e a sua fragmentação. O uso de óleos para reparar as pontas, não esquecendo da etapa de reconstrução, é fundamental para recuperar os fios danificados;

– tenha cuidado na hora de escovar o cabelo: assim como os fios ressecados, escovar os fios de maneira errada e abrupta também pode provocar pontas duplas, devido à quebra dos fios. O mais indicado nesses casos é o uso de escovas específicas para antiquebra.

– corte os fios com regularidade: como já citado, uma das práticas mais comuns para quem fica combatendo as pontas duplas é cortar os fios para que cresçam mais rápido e, principalmente, mais saudáveis. É sugerido um corte a cada 3 meses.

A melhor maneira de prevenir o surgimento das pontas duplas é cuidando dos fios, investindo em produtos que sejam compatíveis com seu tipo de cabelo, como máscaras de tratamento, por exemplo.

Os homens cuidando das pontas duplas

Os homens também sofrem com as pontas duplas, mesmo tendo cabelos curtos em sua maioria. Para combatê-las, a melhor opção, nesse caso, pode ser o corte, mas muitos homens optam pelo uso de produtos específicos para ficar combatendo as pontas duplas.

Outras dicas importantes:

– em cabelos compridos o ideal é usar cremes para pentear ou os chamados leave-in (cremes sem enxágue para hidratação) para hidratar após a lavagem; e

– evite usar gel e/ou pomadas em excesso: o álcool presente em alguns desses produtos pode danificar os fios.

Por fim, é muito importante entender as causas das pontas duplas para saber como combatê-las e qual o melhor tratamento adotar. Deixe nos comentários se você sofre de pontas duplas e qual seu tratamento preferido. Se você gostou desse artigo, curta e compartilhe com quem você acha que pode ser útil e que está combatendo as pontas duplas.

Antes de pensar em ficar combatendo as pontas duplas, é muito importante entender o porquê de seu surgimento e qual o melhor tratamento.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos