Como lidar com a queda de cabelos no período pós-parto

Durante e depois da gravidez a mulher passa por diversas e drásticas mudanças no seu corpo. Durante os nove meses de sua gestação, você deve ter percebido que o seu cabelo ficou muito mais forte, saudável e por consequência, bem mais bonito, não é mesmo? Isso ocorreu por causa dos hormônios femininos, como estrógeno e progesterona, que estavam trabalhando com muito mais vigor no seu corpo. Dando ótimos resultados.

Porém, depois do nascimento do seu filho é muito difícil de escapar da queda de cabelo, mas claro que em toda regra há exceção. Por isso, nesse artigo falaremos um pouco sobre a queda de cabelo no pós parto. Por que o cabelo cai tanto? Com quem acontece? Se devemos ou não ficar preocupadas?

Quando começa a queda de cabelo

Em geral, a queda de cabelo ocorre em torno de 60 dias depois do nascimento do bebê e o período de queda pode se estender por até 6 meses. Isso ocorre porque durante a gestação, os hormônios masculinos praticamente desaparecem do corpo da mulher e os hormônios femininos se sobrepõem a eles, o que é ótimo para o nosso cabelo. Porém, no pós-parto, todas as taxas voltam ao normal, fazendo com que os seus fios caiam todos ao mesmo tempo, devido à queda drástica de hormônios femininos. Por isso, essa grande queda de cabelo faz com que qualquer mulher fique desesperada.

Normalmente, acaba caindo 30% dos fios de cabelo. Porém, tudo vai depender do estado nutricional de cada paciente por isso, pode cair um pouco mais ou um pouco menos. Essa variação pode ficar entre 10 a 50%.

Dica para lidar com a queda de cabelo pós-parto

Durante e depois da gestação, tente manter uma alimentação saudável ou o mais saudável possível; incluindo em sua alimentação, alimentos com zinco, ferro, cobre, vitamina B6. Por isso, insira em sua alimentação frutos do mar, fígado, vegetais verde-escuros, banana e legumes.

Boas notícias

Com o tempo o seu organismo irá repor todos os fios que caírem nesse período. Se durante a gestação, você desenvolver algum distúrbio, como diabetes ou tireoide, pode demorar um pouco mais para conseguir restabelecer os fios. Por isso, a importância de cuidar da sua alimentação, pois quanto melhor for a sua alimentação, mais rápido o seu organismo vai voltar ao normal.

O importante é não se desesperar para que você não fique com a sua autoestima baixa. Acredite, você não irá ficar careca em pouco tempo o seu cabelo vai ficar como antes.

Outras Curiosidades

Normalmente, cerca de 85 a 95 % do cabelo em sua cabeça está crescendo e os outros 5 a 15% está na fase de repouso. Após esse período de repouso, o cabelo começa a cair, na maioria das vezes isso ocorre na hora da lavagem ou de pentear, depois disso, ocorre um novo crescimento. Pois, como já falamos perdemos cerda de 50 a 120 fios de cabelo por dia.

O que também ocorre durante a gravidez é que há um aumento de estrogênio bem no período de crescimento e bem menos fios na fase de repouso.

A propósito, não é toda mulher que percebe esses tipos de mudanças no seu cabelo, às vezes nem durante a gravidez e nem depois, em outras os sintomas são bem amenos, porém há aquelas que os sintomas são bem fortes. Principalmente, entre as mulheres com um cabelo mais longo.

O que pode ser feito

Nenhum tipo de tratamento neste caso vai fazer com que o seu cabelo pare de cair, mas mesmo assim você pode fazer alguns experimentos com penteados ou alguns tipos de produtos, como mousses ou produtos que deixam o cabelo mais espesso, dessa forma você consegue fazer parecer que seu cabelo ficou cheio.

Mesmo o seu cabelo caindo, isso não quer dizer que a solução é cortá-lo. Pois, com o cabelo curto você não pode fazer penteados. Porém, se você já é adepta, sem problemas. Só não vai se arrepender depois.

Mulheres com cabelos longos

Para as mães de cabelos longos, tome bastante cuidado, uma vez que os fios de cabelo podem ficar presos nos dedinhos do seu bebê, assim como nos pulsos e tornozelos.

Por isso, não há motivo para desespero, à queda de cabelos no pós-parto é completamente normal devido à variação de hormônios no seu corpo. Por isso, é também muito importante frisar para que não use nenhum tipo de tratamento para fazer o cabelo crescer e nem xampus que você não conheça a procedência. Se quiser fazer algum tipo de tratamento, você deve, e tem obrigação, de falar com o seu médico, e ver se ele indica ou não algum tratamento específico. Afinal, você não deve pensar só no seu cabelo e em você, mas principalmente na saúde de seu filho.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos