Cosméticos são causadores de queda de cabelos?

A queda de cabelos é uma triste realidade para todos, sejam homens, mulheres, crianças, jovens, adultos ou anciãos. O que pouco se sabe é que uma das causas de queda de cabelos vem do uso de alguns cosméticos que podem modificar a textura natural do cabelo.

Muitos desconhecem as consequências do uso excessivo de cosméticos capilares, usando-os de maneira desenfreada, no entanto, é preciso entender que usá-los demasiadamente é danoso aos fios.

Não são apenas os cosméticos em excesso enfraquecem e prejudicam a saúde dos fios, mas também a associação dos mesmos ao uso do secador de cabelo ou do modelador de cachos, o que acaba potencializando os danos e a queda dos cabelos.

Cosméticos que podem danificar a estrutura dos fios e causar queda capilar.

Alisamento dos fios

Alisar as madeixas pode até trazer um aspecto mais bonito,  porém, o alisamento também causa quebra das pontes de cisteína e hidrogênio presentes no fio e responsável por alterar a textura dos mesmos, de maneira que tende a ficar cada vez mais fino, fraco e quebradiço, ocasionando a queda dos cabelos.

Coloração dos fios

O uso de descolorante também causa muitos danos aos fios, inclusive a queda de cabelos. Isso porque os fios ficam bastante ressecados desde a fibra capilar, o que resulta em um cabelo menos resistente a qualquer tipo de contato, até mesmo com a escova, dando origem às quedas.

É muito importante que o procedimento de pintura dos cabelos seja feito de maneira correta e na medida do possível por um profissional, para que possam ser respeitadas todas as instruções e evitando prejuízos aos fios.

Acúmulo de resíduos no couro capilar

Outra causa recorrente de queda de cabelos é o acúmulo de resíduos de produtos capilares no couro cabeludo, muitas vezes decorrentes de uma má higienização, por isso é importante lavá-lo bem, apostando também em xampus antirresíduos para deixá-lo bem limpo.

Dicas

Antes de aplicar qualquer produto químico nos cabelos ou que vá alterar a textura dos seus fios (seja para alisar ou pintar) é recomendado que seja feito o chamado “teste de mecha”. Basta aplicar uma pequena quantidade do produto em uma mecha perto da nuca e observar como o cabelo reage a esse produto em determinado tempo.

Também não se recomenda usar produtos para alisar o cabelo com outros que não são compatíveis com ele, por exemplo, misturar a guanidina e tioglicolato de amônia. Isso, sem dúvida, vai danificar drasticamente os seus fios, causando a queda dos cabelos.

Outra dica bastante importante e que vai ajudar a evitar a queda de cabelos é evitar a tração dos fios. Ela pode acontecer de diversas maneiras, em processo de alisamento ou por meio de penteados que provocam pressão no cabelo, como as tranças, por exemplo.

Se os seus cabelos estão caindo de forma contínua ou apresentam textura modificada e mais enfraquecida, procure um dermatologista para descobrir a causa real e iniciar o tratamento mais indicado.

Deixe seu comentário é muito importante. Continue acompanhando o blog. Até breve!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos