5 hábitos que contribuem para avanço da calvície

A calvície (ou alopecia) é uma doença autoimune que atinge uma grande parte da população, principalmente os homens, as mulheres também são afetadas, mas não é comum. É caracterizada pela queda dos fios de cabelo podendo atingir até mesmo outras partes do corpo. Essa doença é uma das mais complicadas para se lidar, pois não se sabe realmente como ela funciona.

Diariamente perdemos até cinquenta fios de cabelo e nascem outros novos, já a calvície é a perda excessiva dos fios e faz com que o couro cabeludo fique com falhas e não haja crescimento de novos cabelos. Essa doença surge por causa de uma predisposição genética para a alopecia areata.

As pessoas que possuem outras doenças autoimunes como tireoidite, artrite, dermatite atópica, lúpus e vitiligo, possuem a tendência de adquirir calvície. Existem casos em que afetam até mesmo a formação das unhas surgindo marcas e irregularidades na textura das unhas.

Como ocorre a calvície?

Há diversas causas que podem ser sintoma de calvície, assim como a má alimentação de nutrientes que são essenciais para fortalecer os cabelos e o couro cabeludo, má higiene, oleosidade, entre outros. As mulheres também podem possuir calvície por causa do uso excessivo de equipamentos capilares como chapinha, secador e Babyliss, que enfraquecemos fios e pode causar a queda deles.

O estresse também é uma das causas da calvície, pois ocorre o aumento das taxas do hormônio cortisol no organismo. Para a prevenção do problema da queda dos fios quando o estresse contribui com isso, é essencial a realização de atividades físicas regulares para diminuir as taxas de cortisol, pois essas atividades liberam as endorfinas e facilita a circulação sanguínea.

Existem diversos tratamentos para combater a calvície, assim como a ingestão de medicamentos via oral, aplicação de medicamentos à pele, tratamento com luz ultravioleta e esteroides sob à pele. A calvície não possui cura e se não for feito algum tratamento o quanto antes, é possível que se torne irreversível em alguns casos.

Quais são os hábitos que causam a calvície?

Existem alguns hábitos diários inofensivos que podem contribuir com o surgimento da calvície. Veja abaixo:

1.     Dormir com o cabelo molhado

Ao acordar, você nota que o seu travesseiro está repleto de fios de cabelo. A umidade contribui com a proliferação dos fungos no couro cabeludo causando coceira no local. Lembre-se que quando o cabelo está molhado, ele fica elástico e isso poderá fazer com que os fios quebrem. A solução é lavar os cabelos na parte da manhã ou à  tarde, nunca lave-os a noite para evitar que ocorram esses problemas.

2.     Não deixar que os cabelos sequem naturalmente

O uso contínuo dos modeladores, pranchas e secadores possuem um aquecimento exagerado e isso compromete todas as proteínas da estrutura interna dos fios, gerando danos irreversíveis. Os mesmos ficam ressecados e quebradiços e ainda resultam na redução do volume do comprimento.

A solução disso é parar o uso constante desses produtos. Se utilizar, lembre-se de sempre aplicar um protetor térmico e que o aparelho mostre a temperatura recomendada em até 350 graus Celsius  e não passe de 10 segundos em cada mecha.

3.     Manter o cabelo preso

Quando você deixa os cabelos presos diariamente podem aparecer falhas na lateral, a raiz do cabelo é tracionada e pode até mesmo machucar a base do fio provocando a quebra dele ou a calvície. O recomendado é separar mecha por mecha e prender com os elásticos encapados ou em formato de mola..

4.     Utilizar química no cabelo

A solução é cortar as pontas dos cabelos a cada dois meses, pois o cabelo fica com mais movimento e mais leve. Procure trocar os tratamentos hidratantes de seus cabelos para os reestruturantes que ajudam a preencher os fios.

O uso de colorações ou escovas pode resultar em cabelos finos e quebradiços. A solução desse problema é cortar as pontas dos cabelos a cada dois meses, pois o cabelo fica com mais movimento e mais leve. Procure trocar os tratamentos hidratantes de seus cabelos para os reestruturantes que ajudam a preencher os fios.

5.     Couro cabeludo oleoso

A oleosidade é causada pelo uso excessivo de cremes para pentear e pode levar à dermatite seborreica, a famigerada caspa, fazendo com que enfraqueça os folículos e facilitando a queda dos fios. A solução é preparar um detox capilar a cada 15/20 dias, pois vai ajudar a remover todas as impurezas do couro cabeludo e ainda reestruturar as fibras. Esse tratamento é realizado aplicando um complexo vitamínico com extratos naturais de ervas que ajudam a limpar o couro cabeludo.

Combate à calvície

Para evitar a calvície é preciso rever todos os seus hábitos diários, assim como a higiene do couro cabeludo e dos cabelos, a utilização de produtos químicos, se dorme com os cabelos molhados, os vícios em bebidas ou cigarro, entre outros.

Esses são os hábitos mais comuns que muitas pessoas têm e não sabem que podem resultar em calvície. Procure evitá-los e tenha cabelos saudáveis. É muito importante também melhorar a sua alimentação ingerindo nutrientes essenciais para o nosso corpo que ajudam a fortalecer os fios de cabelo. Gostou? Deixe o seu comentário e continue com o nosso blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos