É possível prevenir queda de fios?

A perda de fios de cabelos é normal em todas as pessoas. Em geral, caem cerca de 50 a 100 por dia. Mas quando os fios estão caindo sem parar, entupindo o ralo do banheiro, além de deixar  chão e travesseiro sujos, você deve ficar atento, pois isso pode indicar algum problema.

Vamos conhecer melhor algumas das causas do aparecimento de calvície.

Causas da calvície:

  • Nutrição deficiente: alta de certos nutrientes no organismo, como zinco, proteínas, ferro e vitaminas do complexo B
  • Uso excessivo de aparelhos de alta temperatura: hapinhas, secadores de cabelos e produtos químicos de ação agressiva
  • Tratamentos médicos: quimioterapia, alguns medicamentos que podem agir diretamente nos cabelos e na forma de eles crescerem na cabeça
  • Alteração hormonal: geralmente relacionados
  • Estresse: Noites mal-dormidas, cansaço e tensão excessiva
  • Predisposição genética: quando há caso na família
  • Seborreia: excesso de gordura no corpo, e caspa

Além disso, o hábito de pentear os cabelos com muita frequência e com força, além de prender os cabelos de forma muito forte.

Agora que nós sabemos como a queda de cabelos acontece, vamos saber mais como preveni-la:

Como prevenir a queda de cabelos

Para evitar  queda de cabelos, siga algumas das nossas dicas:

1. Privilegie os alimentos ricos em vários nutrientes

Como uma forma de fortalecer o seu couro cabeludo, comece a ingerir mais alimentos ricos em vários nutrientes que foram citados no item anterior. O zinco, por exemplo é rico nos frutos do mar e em carnes, enquanto que o complexo B pode ser encontrado em batata, banana e em cereais. O ferro está em verduras de cor escura, carnes e em feijão. As proteínas estão nos alimentos de origem animal, como carne, leite e ovos.

2. Tratamento adequado para cabelos

Para quem está com cabelos muito oleosos, quase seborricos, uma ideia é fazer tratamento para os cabelos, eliminando as caspas do  couro cabeludo. Você deve utilizar produtos voltados para esses problemas, como e condicionadores anticaspa

3. Deixe de utilizar por um tempo os produtos capilares abrasivos

Para quem tem o costume de utilizar  produtos capilares,  como  chapinha e  secador de cabelo, apenas experimente ficar parte do tempo sem utilizá-lo. Muitas vezes, a queda do cabelo é causada especificamente por conta do uso prolongado desses elementos. As químicas, assim como o calor elevado podem agravar a queda dos fios. .

4. Lave sempre os cabelos com água morna ou fria

Como foi dito acima, altas temperaturas podem acelerar o aparecimento de calvície. Para que isso não aconteça, você deve utilizar água fria ou morna toda vez que for lavar os cabelos.

5. Faça exame de sangue para disfunções hormonais

Pode não parecer, mas se a  queda de cabelos estiver ligada a disfunção de hormônios na tireoide, será necessário um exame de sangue se certificar de que não haja alguma disfunção hormonal no seu corpo.

6. Use alternativas contra a calvície caso a queda de cabelos seja hereditária

Infelizmente, para a calvície hereditária, não há que possa resolver de forma definitiva a queda dos fios Na maior parte dos tratamentos recomendados pelos , os medicamentos apenas retardam os efeitos da calvície Uma alternativa para a calvície nessa situação é o uso da maquiagem capilar, que resolve de forma imediata a careca.

7. Use sempre pentes e escovas indicadas para o seu tipo de cabelo

Fios de cabelos podem também cair com mais facilidade se eles forem arrumados com pentes e escovas inadequadas para o seu tipo de cabelo. Eles podem danificar os fios e deixá-los com o aspecto de quebrados. A recomendação dos especialistas é de utilizar escovas que contenham pontas de borracha, porque elas protegem o couro cabeludo e dão mais leveza na hora de desembaraçar os fios. No caso de pentes, utilize os que são feitos de madeira, de preferência com dentes largos.

8. Deixe seu cabelo solto

Prender cabelos excessivamente firmes faz com que os seus fios fragilizem com a força que ele foram presos. Deixar o seu cabelo preso mais frouxo, além de se permitir usar cabelo solto pode ajudar com que seus cabelos não sofram com muita frequência com os pentes.

9. Não deixe o estresse tomar conta da sua vida

Pode não parecer, mas o estresse pode também ser um fator de risco para a calvície, deixando os cabelos fracos e desnutridos com o tempo. Para que isso não ocorra, faça exercícios físicos, técnicas de relaxamento e uma possível organização do seu próprio tempo para que o estresse seja controlado.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos