A calvície é um dos males que podem afetar homens e mulheres que acabam sofrendo com a perda de cabelos, seja da cabeça, ou até mesmo de pêlos. A calvície é uma doença que muitos temem, até porque ocorre a perda de um dos “acessórios” que compõem a beleza de um ser. Para o combate a calvície, os alimentos também podem ajudar, mas quais? Nesse artigo iremos falar tudo sobre os alimentos que ajudam na saúde capilar.
A calvície é uma doença que causa a queda parcial ou total de cabelos, seja de fios capilares ou pelos de outras áreas do corpo. O tipo principal da calvície é a alopecia androgenética, que afeta homens e mulheres, mas a sua prevalência em mulheres é relativamente menor.
As causas genéticas são desconhecidas, mas há teorias para explicá-la. Uma das mais antigas teorias defende que a calvície se tratava de uma herança autossômica que se comportava de forma diferente entre homens e mulheres. Conforme essa hipótese, em homens a calvície comportava-se como autossômica dominante e em mulheres, autossômica recessiva.
A calvície possui relação com a testosterona. Quando atinge o couro cabeludo de indivíduos com predisposição genética, sofre a ação de 5-alfa-redutase e converte-se em dihidrotestosterona. Responsável pela redução gradual dos fios que ficam cada vez mais finos, curtos e claros.
Em homens, a queda de cabelo ocorre normalmente com uma rarefação na região frontal. Após isso, a calvície instala-se na região do topo da cabeça. Acredita-se que a redução dos cabelos ocorra de forma gradual. Em mulheres, a queda de cabelo ocorre de forma difusa, geralmente no topo da cabeça.
O tratamento da calvície pode variar de pessoa para pessoa, por isso é muito importante consultar um médico ou um dermatologista para ver qual é a razão e o tratamento mais adequado. Há vários tipos de tratamento para calvície, assim como loções, shampoos e séruns. Além dos medicamentos, também há técnicas com laser.
A alimentação do individuo também pode interferir na queda e os alimentos são excelentes aliados no tratamento e na prevenção da calvície. Mas, lembre-se que há também os inimigos do cabelo, como por exemplo as bebidas alcoólicas, pois elas produzem mais radicais livres que causam a inflamação de certos tecidos, assim como o couro cabeludo, ocorrendo a queda de cabelo.
Abaixo listamos os alimentos que ajudam na saúde capilar. Confira:
As verduras verdes são alimentos ricos em ferro e muito importantes para o crescimento e o estímulo capilar. Rúcula, couve, brócolis, espinafre, entre outras verduras verdes escuras são alimentos que ajudam na saúde capilar e no tratamento de possíveis quedas de cabelo.
Uns dos alimentos que ajudam na saúde capilar são aqueles que possuem proteína. Consumir proteína é fundamental para que os fios capilares cresçam mais saudáveis e mais fortes, até porque os fios já são constituídos por proteína. A ausência dela faz com que o cabelo perca totalmente a força. Consuma mais carne vermelha, ovos, peixe e frango cozidos ou grelhados para ajudar no fortalecimento do couro cabeludo.
A vitamina C pode também estar presente nos alimentos que ajudam na saúde capilar, pois ela ajuda a estimular a produção de colágeno, essencial para a nossa pele e nossos fios capilares. A vitamina C é usada pelo organismo para produzir a proteína essencial que o corpo precisa para fazer com que o crescimento dos fios capilares seja saudável. Consuma alimentos como a laranja, goiaba, pimentões, kiwi, morango, abacaxi, couve e mamão.
O ferro também está presente nas nozes. As amêndoas e as nozes possuem bastante ferro e o seu consumo, mesmo por uma pequena porção no dia-a-dia, pode ser fundamental para a sua saúde e para o crescimento saudável dos fios capilares. O ferro é essencial para combater a calvície, e as nozes e amêndoas são alimentos que ajudam na saúde capilar.
O consumo desse óleo é bastante recomendado, seja para adicionar a um alimento ou no preparo de receitas. Além disso, o óleo de coco pode ser utilizado de forma externa, esfregando-o nos fios de cabelo uma ou duas vezes por semana. Isso faz com que os fios fiquem mais fortalecidos.
Os alimentos alaranjados possuem betacaroteno, que auxiliam na vitalidade e crescimento dos fios capilares. Colabora na manutenção dos cabelos e dos tecidos. Por possuírem antioxidantes, contribuem para que não haja morte do bulbo capilar e estresse oxidativo, o que além de provocar a queda capilar, pode deixar os fios grisalhos. Esses alimentos alaranjados podem ser consumidos em diversas formas e todos os dias, assim como a cenoura e a abóbora, em forma de salada, sopa, no vapor, etc.
Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!
Deixe uma resposta