Como eliminar caspa de uma vez por todas

A dermatite seborreia, mais conhecida como caspa é um problema que afeta muitos homens e mulheres. Ela causa uma incômoda coceira, uma descamação no couro cabeludo e pequenos flocos secos e brancos que acabam marcando as roupas escuras. Muitas pessoas possuem dúvidas de como eliminar caspa e qual a origem desse problema, e por isso a caspa é um dos principais assuntos nos consultórios dermatológicos.

O que muita gente não sabe, é que a caspa é uma das causas da queda capilar. A caspa obstrui os poros do couro cabeludo que produzem novos fios, impedindo a passagem do cabelo. Eliminar a caspa ajuda no combate a uma futura alopecia. Se você não quer perder seus fios e deseja que eles cresçam firmes e fortes, fique de olho nos problemas com a caspa.

 

A causa da caspa ainda é desconhecida e motivo de controvérsia entre os dermatologistas. Entretanto, existem alguns fatores que favorecem a ocorrência da caspa, como a alteração da produção de sebo nas glândulas sebáceas, a resposta inflamatória a esse excesso de sebo e o crescimento de fungos e bactérias no couro cabeludo. Além disso, existem algumas condições que pioram a ocorrência da caspa, como o estresse, o clima frio e uma alimentação de baixo valor nutritivo.

Por ser uma condição crônica, a caspa não possui uma cura definitiva. Contudo, existem alguns tratamentos específicos que conseguem amenizar os sintomas e que podem ser feitos utilizando ingredientes caseiros. Pensando nisso, criamos esse artigo para ensiná-lo como eliminar caspa de uma vez por todas.

Cuide bem do couro cabeludo

Antes de aprender alguns dos melhores tratamentos para a caspa, é importante saber que uma das formas mais básicas de como eliminar caspa é ter um cuidado maior com o couro cabeludo, pois é nele que o problema está e não no cabelo em si. O recomendado pelos especialistas é evitar lavagens excessivas, principalmente com xampus que possuam ingredientes fortes como o sulfato de laurel, que pode acabar irritando e ressecando o couro cabeludo.

O melhor é dar preferência a um xampu anticaspas e deixá-lo agir por cinco minutos antes do enxague. Escovar os cabelos após o banho também ajuda a prevenir contra a caspa, pois isso irá promover a distribuição dos óleos naturais do couro cabeludo sobre a superfície da cabeça e sobre os fios.

Tratamento com vinagre de maçã

O vinagre de maçã já era utilizado há séculos para tratar diversas doenças graças às suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas. A acidez do vinagre de maçã ajuda a manter o equilíbrio do pH do couro cabeludo sem remover os óleos essenciais do cabelo. A restauração do nível de pH do couro cabeludo faz com que a região deixe de ser ideal para a proliferação de fungos e bactérias, por isso o vinagre de maçã é um ótimo exemplo de como eliminar caspa.

Lave o cabelo normalmente com o xampu de sua preferência e depois aplique uma mistura de partes iguais de vinagre de maçã e água no couro cabeludo, massageando suavemente. Depois coloque uma touca de banho e deixe agir por 15 minutos. Enxague com água morna e repita o tratamento durante uma semana.

Observação: se você possui uma pele sensível, antes de fazer esse tratamento é importante realizar um teste aplicando uma pequena quantidade de vinagre de maça no couro cabeludo e esperar para ver se você sentirá alguma irritação.

Tratamento com Nim indiano

Fazer tratamento com nim indiano é um ótimo jeito de como eliminar caspa. As folhas de nim indiano são famosas devido às suas propriedades medicinais que ajudam a estimular o sistema imunológico, a melhorar o funcionamento do fígado, a desintoxicação do sangue e a melhorar o funcionamento dos sistemas respiratório e digestivo. Além disso, os seus agentes antifúngicos, anti-inflamatórios e antibacterianos são eficazes no combate dos fungos e bactérias causadoras da caspa.

Ferva um litro de água com um punhado de folhas de nim indiano e deixe descansar durante uma noite. Depois, coe a mistura e a utilize para lavar o cabelo, massageando o couro cabeludo suavemente e deixando agir durante meia hora antes de enxaguar com água morna. Repita esse procedimento de duas a três vezes por semana até acabar com as caspas.

Tratamento com bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio é um produto indispensável em casa. Muitas pessoas conhecem os múltiplos benefícios do uso dele, mas não sabem que o bicarbonato de sódio também é um exemplo maravilhoso de como eliminar caspa, sendo uma solução simples a barata para o problema. O bicarbonato de sódio ajuda a reduzir a proliferação de fungos causadores da caspa. No inicio do tratamento, pode haver um ressecamento nos fios, mas após algumas semanas, o couro cabeludo irá começar a produzir óleos essenciais, aumentando a maciez do cabelo e acabando com a existência da caspa.

Aplique uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio nos cabelos úmidos e esfregue vigorosamente, depois deixe agir por 10 minutos e enxague com água em abundancia. Não utilize xampu antes ou depois do procedimento.

Tratamento com sementes de feno grego

As sementes de feno grego já são utilizadas para melhorar a saúde capilar há muitos séculos. O feno grego possui proteínas, nicotínico e lecitina, que ajudam a hidratar o cabelo e a aumentar a resistência da raiz, deixando o cabelo brilhante e macio. Por isso, o feno grego também é um ótimo exemplo de como eliminar caspa.

Mergulhe duas ou três colheres de sopa de sementes de feno grego na água e deixe descansando durante uma noite para amaciá-las. Depois, triture as sementes até formar uma pasta fina e misture três colheres de chá de iogurte natural. Aplique a pasta em toda a superfície do couro cabeludo e deixe agir por algumas horas antes de enxaguar. Repita o procedimento duas vezes por semana.

Tratamento com aspirina

Além de ser um remédio contra a dor, a aspirina também pode ser utilizada em várias técnicas de tratamentos estéticos caseiros, que vão desde o clareamento de manchas na pele até a eliminação de espinhas. Mas muitas pessoas não sabem que a aspirina também é um dos ótimos tratamentos de como eliminar caspa. Sua composição possui ácido salicílico, que são um dos principais componentes dos xampus anticaspas, que reduz a coceira e combate a descamação.

Primeiramente, esmague dois comprimidos de aspirina em água quente. Aplique no couro cabeludo e massageie suavemente. Deixe agir por meia hora e enxague bem.

O que achou de aprender como eliminar caspa com ingredientes naturais? Você já teve alguma experiência com esses tratamentos? Deixe seu comentário.

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos