Como Limpar Couro Cabeludo Corretamente

Cada vez mais nos preocupamos com a nossa saúde aliada à estética. Ter um cabelo lindo e saudável é o objetivo de muita gente. Para atingir essa meta, precisamos estar atentos a alguns detalhes importantes que, às vezes, nem nos damos conta no nosso dia-a-dia, ou seja, como limpar couro cabeludo corretamente.

Sempre pensamos em manter o nosso cabelo bem-apresentado e bonito, mas você já parou para pensar na importância de limpar couro cabeludo corretamente? É de extrema importância cuidar dessa parte do nosso corpo que, na maioria das vezes, fica escondida debaixo dos fios de cabelos.

No artigo de hoje, separamos para vocês, alguns tópicos especiais que auxiliarão na higienização correta do couro cabeludo. Além disso, um cuidado especial com o couro cabeludo também garante uma melhor aparência dos fios.

O que pode acontecer se a gente não limpar couro cabeludo corretamente?

Essa é uma pergunta que, muitas vezes, esquecemos de nos fazer. Mas a verdade é que existem algumas consequências caso você não faça a higienização necessária. Algumas delas são:

  • Dermatite Seborreica

Dermatite Seborreica é uma inflamação no couro cabeludo. Ela é caracterizada pelo excesso de secreção das glândulas sebáceas do couro cabeludo, causando a descamação da pele, coceira e vermelhidão. Em seu estágio mais leve é conhecida como caspa.

  • Queda dos Cabelos

A queda de cabelos pode possuir várias causas, uma delas é não limpar couro cabeludo corretamente. O que acontece é que se a limpeza não for feita da maneira certa, você promove o enfraquecimento dos fios resultando na queda indesejada.

  • Suspensão do Crescimento de Novos Fios

Você sabia que nós humanos, somos os únicos mamíferos que possuem pelos que crescem sem parar? Por isso, nossos cabelos estão sempre em constante crescimento. Entretanto, o excesso de sebo no couro cabeludo obstrui os poros, criando uma barreira e impedindo o crescimento.

5 dicas para limpar o couro cabeludo corretamente

Agora que você já sabe o que pode acontecer se não limpar couro cabeludo corretamente, está na hora de aprender truques infalíveis para higienização correta. Acompanhe essas 5 dicas que preparamos e avalie se você está agindo certo ou errado no momento da limpeza do couro cabeludo.

Lave os cabelos em dias alternados

Quando mais se lava, mais limpo está? Errado. No caso do couro cabeludo, a lavagem diária pode atrapalhar a higienização. Vamos te explicar: quando você lava o cabelo todos os dias, a lavagem retira a oleosidade natural do couro cabeludo. Por isso, as glândulas começam a trabalhar ainda mais para compensar a falta do sebo.

O resultado é um aspecto ainda mais engordurado dos fios. Então, para estar sempre saudável e limpar couro cabeludo corretamente, o ideal é lavar o cabelo em dias alternados.

Evite altas temperaturas

Em dias de frio, nada melhor do que um banho quente para repor as energias, não é mesmo? O banho pode até ser bom, mas para o couro cabeludo, altas temperaturas podem ser prejudiciais. Os especialistas alertam: a temperatura ideal da água para lavagem do cabelo deve ser menor do que 25º.

Produtos que trabalham com alta temperatura, como chapinha e secadores, também devem ser evitados. Por mais que existam protetores térmicos que protejam os fios nesses casos, o couro cabeludo acaba ficando desprotegido. O uso frequente desses recursos prejudica na hora de limpar couro cabeludo corretamente.

Capriche no enxague

Pode parecer um pouco óbvio, mas é sempre bom relembrar. É muito importante que você enxague bem depois da lavagem. O acúmulo de resquícios dos produtos no couro cabeludo pode ocasionar o entupimento dos poros.

A recomendação é evitar o uso de condicionadores e cremes na raiz e enxaguar abundantemente o xampu para retirá-lo completamente do couro cabeludo.

Esfoliação do Couro Cabeludo

Acúmulos de sujeiras e gorduras do dia-a-dia são comuns em nosso couro cabeludo. Mesmo com o enxague ideal, por vezes, ainda sofremos com pequenos resíduos deixados em nosso cabelo por conta do uso de produtos como xampu e condicionador.

Para eliminar de vez esses excessos, uma ótima solução, é a esfoliação do couro cabeludo.  A esfoliação capilar promove um repouso instantâneo ao couro cabeludo. O esfoliante contém micro esponjas que absorvem toda oleosidade, além de purificar e impedir o ressecamento do couro. O resultado é uma cabeça completamente limpa.

Detox capilar

Você já ouviu falar em detox capilar? Apesar de ser um tratamento relativamente novo, ele vem ganhando expressão no segmento de estética e beleza.  O procedimento é completo. Ele inclui peeling capilar, xampu esfoliante ou xampu de limpeza profunda, tônico capilar e leave in. Suas funcionalidades são muitas e ele promete remover resíduos que não saem com as lavagens tradicionais.

Então, se você pretende limpar couro cabeludo corretamente, é recomendável de tempos em tempos, uma lavagem mais profunda como essa.

Gostou das dicas de hoje? Conhece mais algum truque infalível para limpar couro cabeludo corretamente? Conta pra gente nos comentários e até a próxima!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos