5 possíveis causas de seborreia

PRIMEIRAMENTE: O QUE É A SEBORREIA?

Seborreia ou caspa são os nomes popularmente dados à dermatite seborreica, uma inflamação na pele caracterizada pela oleosidade, coceira e o excesso de escamas brancas ou amareladas. É mais comum no couro cabeludo, mas pode irritar também outras áreas com presença de pelos como sobrancelhas, barbas e até mesmo no tronco.

Uma das principais causas de seborreia, seria o acúmulo de sebo acentuado em determinadas partes do corpo, onde ocorrem as descamações. Costuma aparecer após a adolescência, mas também pode se aparecer em bebês ou crianças.

O indivíduo que sofre com os sintomas costuma ser submetido à determinada segregação, já que são sempre ligados à cabelos sujos e mal lavados, ignorando as reais causas de seborreia. Desse modo, os portadores desse mal fazem de tudo para se verem livres do problema, com medo do recorrente preconceito. No entanto, a causa de seborreia não está diretamente ligada à falta de higiene, sendo mais uma relação individual de cada organismo em si do que a fatores externos.

AS CAUSAS DE SEBORREIA

Abaixo fizemos uma lista das principais causas de seborreia que atingem a maior parte da população. Não existe, de fato, uma cura para a inflamação, mas existem tratamentos que mostraram resultados bem próximos disso. É importante consultar um dermatologista para realizar o tratamento mais adequado e conseguir sua máxima eficácia.

Hormonal

Os homens são o principal alvo da dermatite seborreica, isso se deve pelo fato da testosterona, o hormônio sexual masculino, ter influência direta sobre as glândulas sebáceas, levando-as a uma produção relativamente maior de resíduos e um acumulo de sebo consideravelmente mais relevante. Os portadores ainda apresentam, em grande parte, níveis de calvície. Nas mulheres, a descamação pode ser causada alterações nos hormônios sexuais e nas glândulas suprarrenal e tireoide, chegando a surgir em sobrancelhas, maçã do rosto e entre os seios.

Problemas de saúde

Alguns problemas emocionais, como estresse, ansiedade e depressão, produzem estímulos nervosos que fazem com que as células se dividam mais rapidamente. Em casos mais raros, seborreia é o companheiro de doenças tais como a doença de Parkinson, encefalite, epilepsia e esquizofrenia de Cushing.

Clima

O clima mais frio promove uma maior descamação do couro cabeludo, por conta da maior velocidade de crescimento da célula. Banhos quentes podem piorar o estado seborreico.

Alteração no couro cabeludo

Segundo estudos científicos sobre as causas de seborreia, o uso de produtos químicos no cabelo como tingimentos e alisamentos faz com que o fungo Pityrosporum ovale, que vive naturalmente no couro cabeludo, seja estimulado a proliferar-se passando a produzir caspa e provocando descamação.

Má alimentação

A obesidade pode piorar o caso. O certo é que ela surge da combinação de diversos fatores, mas a oleosidade é uma delas. O excesso de gordura promove uma maior concentração da mesma na pele, que se não tratada, pode acumular sujeira e causar irritação.

COMPLICAÇÕES

De modo geral, a seborreia não costuma causar complicações severas. No entanto, quando é muito intensa, a coceira pode fazer com que o paciente acabe ferindo a pele, provocando lesões que podem ser profundas, especialmente no couro cabeludo.

Um outro problema é que, quanto maior a concentração de sebo, melhor é o ambiente para o cultivo e proliferação de bactérias e microrganismos, que podem facilmente resultar em uma infecção. Misturando isso às possíveis feridas, surge uma excelente oportunidade para que esses microrganismos nocivos entrem na corrente sanguínea.

Além do mais, por conta da falta de conhecimento da sociedade acerca das causas de seborreia, a doença também causa impactos emocionais, por conta da errônea ligação entre a inflamação e hábitos de higiene, o que pode reforçar o aparecimento de um transtorno mental como a depressão, estresse ou problemas de autoestima.

TRATAMENTOS

O tratamento da seborreia consiste no controle, não na cura. Existem casos em que há o desaparecimento total dos sintomas, enquanto em outros, precisa-se tomar cuidados durante a vida inteira.

Existem muitos produtos no mercado destinados ao alívio dos sintomas e prevenção das causas de seborreia. Alguns em forma de shampoos, condicionadores e tônicos capilares, outros são pomadas e cremes específicos para o uso em outras partes do corpo. Além dos produtos sintéticos, muitas pessoas utilizam produtos naturais afim de prevenir os sintomas e causas de seborreia.

É possível viver uma vida normal, contudo, é preciso seguir o tratamento correto, e tomar determinados cuidados para conseguir amenizar os sintomas, dentre eles: não usar produtos químicos em excesso no cabelo, não abafar o local, não ingerir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, não tomar banhos muito quentes, transpirar, estresse e principalmente, fazer uma boa lavagem diária.

E aí? Gostou do nosso artigo sobre as causas de seborreia? Você conhece alguém que sofre com esse problema? Divulgue para os seus de amigos! Deixe o seu relato nos comentários abaixo, a sua opinião é de extrema importância para nós!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos