8 maiores causas de queda de cabelos em homens

A queda de até 100 fios por dia é considerada natural pelos dermatologistas. Acima disso é recomendável procurar ajuda médica pois algo pode estar acontecendo.

Atualmente, 40% dos homens sofrem com a queda de cabelo antes dos 35 anos. É o que diz a pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração de Cabelo. As causas podem ser variadas, porém não deixa de ser preocupante que homens passem por isso em larga escala. Este artigo falará das causas de queda de cabelos em homens e mostrará alguns tratamentos alternativos para esse problema.

Quais as causas de queda de cabelos em homens?

As causas variam desde questões hormonais à emocionais e algumas serão explicadas aqui:

1.      Alterações hormonais

Alterações hormonais por problemas nas glândulas, como tireoide, suprarrenal e hipófise, podem ocasionar a queda de cabelo. Quando as glândulas funcionam incorretamente, os nutrientes não chegam aos folículos capilares, por consequência, a queda do fio.

Para tratar esses desiquilíbrios, existem medicamentos para tratar das glândulas, voltando a sua atividade normal de produção de hormônios. Alimentação balanceada também ajuda.

2.      A calvície

A calvície que provém de fatores genéticos, são uma das causas da queda de cabelo em homens. Filhos podem herdar a calvície dos pais com chance de 15%. A calvície é caracterizada por falhas nas laterais da cabeça, que já podem ser visíveis quando se aproximam dos trinta anos. Para calvície existem alguns remédios que alteram as questões hormonais do problema, mas para fatores genéticos, o mais recomendado são tratamentos posteriores, como implantes, tratamentos de crescimento, etc.

3.      Dietas desiquilibradas também constitui uma das causas de queda de cabelo em homens.

Dietas com deficiência de vitaminas do complexo B ou C, carboidratos, proteínas ou minerais, podem acentuar a queda de cabelo em homens. Para que um fio de cabelo cresça, demanda uma quantidade de minerais e ferro. A falta desses nutrientes deixa a estrutura frágil e ocasiona a queda.

O ideal para tratar é uma dieta equilibrada, rica em ferro, principalmente das carnes vermelhas e feijão, assim como vegetais e verduras de cor verde-escura.

4.      Anemia

A deficiência de ferro no organismo ocasiona a anemia que também constitui uma das causas de queda de cabelos em homens.

A anemia pode ser tratar com alimentação e ingestão do sulfato de ferro na dose recomendada pelo médico.

5.      Uso de antidepressivos

Entre uma das causas de queda de cabelos em homens está o uso de antidepressivos, que agem diretamente no sistema nervoso e na divisão celular, e interrompem o ciclo habitual de crescimento e queda de cabelo. Por isso fios mais sensíveis podem cair com mais facilidade.

Uma forma de evitar a queda seria optando por medicamentos que não afetam o bulbo capilar.

6.      Doenças autoimunes

A alopecia areata é uma doença autoimune que deixa completamente calva uma região da cabeça. Afeta os tecidos saudáveis sendo uma das causas de queda de cabelos em homens. Pode ser combatida na juventude através de tratamento cosmético com cremes ou injeções de corticoides no local.

7.      Estresse

Quando homens ficam estressados, ocorre uma perda de vitaminas e minerais, além do aumento de cortisol no organismo. O hormônio desacelera a divisão celular na raiz, aumentando a queda.

8.      Tabagismo

Homens que fumam há muito tempo também podem ter queda de cabelo. O tabagismo reduz os nutrientes que chegam até os fios o que prejudica a irrigação sanguínea no couro cabeludo.

Tratamentos alternativos para queda de cabelo em homens

Nem todo mundo opta por tratamentos com remédios apesar de eles existirem, principalmente nas situações de calvície. Contudo, existe hoje várias alternativas mais naturais, e estéticos para reduzir a queda de cabelo.

Abaixo listamos alguns produtos naturais e tratamentos simples para a queda de cabelo.

Óleo de coco

Potente hidrante e eliminador de microrganismos que afetam o crescimento dos fios. Suas vitaminas deixam o cabelo mais forte já que também é antioxidante.

Aloe Vera

Aloe Vera tem função hidrante, antioxidante, antibacteriana, cicatrizante, regeneradora e fortalecedora dos bulbos capilares. Também deixa os fios mais fortes, prevenindo a queda.

Extrato de chá verde

Tem função antioxidante que ativam os folículos pilosos prevenindo a queda.

Feno grego

O feno grego contém proteínas e ácidos nicotínicos que auxiliam no crescimento capilar.

Ovo

O ovo ajuda prevenir e melhorar as causas de queda de cabelos em homens, pois é composto por ácidos graxos saturados e insaturados, 14 minerais, 12 vitaminas e carotenoides responsáveis por nutrir o couro cabeludo. A gema é hidrante, contem biotina, gorduras e proteínas.

Fotobioestimulação

É um tratamento estético para queda de cabelo, que através da terapia a laser, estimula os folículos dos fios, prevenindo e combatendo a queda.

Tratamentos com cremes

Existem alguns cremes capilares que já contém propriedades dos alimentos anteriormente citados, o que ajuda a combater a queda dos fios.

Essas foram algumas causas de queda de cabelos em homens e alguns possíveis tratamentos. Possui alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos