O que é e como curar a psoríase no couro cabeludo?

O que é a psoríase? Como ocorre? Quais são os sintomas? Existe alguma forma de curá-la? Neste artigo falaremos tudo sobre a psoríase os seus sintomas, causas, diagnósticos e como curar a psoríase.

O que é e como curar a psoríase no couro cabeludo

O que é psoríase?

A psoríase é uma doença de pele crônica, de causas desconhecidas, e não é contagiosa. Atualmente, cerca de 1 a 3% da população tem psoríase e é mais comum surgir antes dos 30 anos ou após os 50 anos de idade. Há diversos tipos de dermatoses com sintomas semelhantes. Por isso é muito importante conhecer cada uma delas para ter o diagnóstico correto.  Além de buscar um médico especialista em dermatologia para a melhor abordagem do problema.

Há diversos tipos de psoríase, e a que iremos abordar no artigo é a que surge no couro cabeludo.

A aparência da psoríase é semelhante a de placas, atinge entre 50% a 80% da população e varia de leve a muito grave. Como já foi dito, a psoríase não tem uma causa exata, mas acredita-se que a genética tem grande influência em pelo menos cerca de 30% dos casos.

Sintomas da psoríase

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e pode incluir uma ou mais características, assim como:

  • Coceira;
  • placas vermelhas na pele, cobertas por escamas prateadas;
  • artrite nas unhas.

Por muitas vezes, a psoríase é confundida com caspa do couro cabeludo. Isso se deve às escamas em ambos os casos. Por isso, tais problemas podem ser difíceis de distinguir.

Essas condições que afetam o couro cabeludo são comuns e apresentam sintomas semelhantes. A gravidade da psoríase pode variar de alguns pontos de escalonamento entre a caspa e até erupções que cobrem maior parte de áreas e são difíceis de tratar. A psoríase do couro cabeludo pode afetar até mesmo na parte de trás do pescoço e em volta das orelhas.

É muito importante consultar um profissional assim que você notar o início desses sintomas. Um profissional como o dermatologista pode diagnosticar a psoríase por meio dos sinais e sintomas examinando toda a pele. Até mesmo uma biópsia da pele é realizada para ajudar a distinguir a psoríase de outros tipos de doenças que podem afetar o couro cabeludo.

Como curar a psoríase?

Há formas naturais para curar a psoríase, como:

Ter uma alimentação personalizada e equilibrada: cada organismo funciona de uma forma diferente e nem todos os mantimentos fazem bem para todas as pessoas. Se uma pessoa tem psoríase, é possível que tenha alguma intolerância. As mais habituais são à lactose e a glúten, mas deve-se ficar atento a mudanças que afetem a dieta à medida que acrescenta ou elimina diferentes alimentos. Caso você descubra alguma intolerância e queira saber como curar a psoríase, elimine imediatamente os alimentos que podem lhe fazer mal;

Alcaçuz: conhecido como cortisona natural, contém compostos anti-inflamatórios e é um excelente remédio caseiro para a psoríase. Para nos beneficiar dessas propriedades, a dica é preparar banhos com infusão de alcaçuz ou consumir habitualmente. Lembrando que o alcaçuz aumenta a pressão arterial, por esse motivo não é recomendado o consumo por pessoas hipertensas;

Cenoura: outra dica de como curar a psoríase é preparar emplastros de cenoura ralada e aplicar diretamente na pele por 20 minutos. A cenoura é um alimento rico em betacarotenos e é excelente para a pele, pois ajuda a acalmar o surgimento da psoríase;

Limpeza interna: como a psoríase afeta diretamente as células da pele, para saber como curar a psoríase é preciso realizar um tratamento natural completo a partir dos órgãos para facilitar a filtragem do organismo. Quando se ativa os rins, fígado e intestino, a pele fica menos sobrecarregada e irá funcionar de forma mais equilibrada. Uma das dicas de como curar a psoríase é consumir sucos detox e vitaminas;

Argila: um dos remédios caseiros mais antigos e eficazes para a pele, saúde e beleza. Para isso, basta aplicar cataplasmas de argila nos locais mais afetados ou onde a pele está começando a escamar. Para não ocorrer o ressecamento, misture a argila com iogurte, pois assim irá melhorar a hidratação da área. Lembre-se que ao preparar as cataplasmas de argila não se pode utilizar recipiente e utensílios de metal ou de plástico, somente de vidro ou de madeira. A argila deve ser aplicada entre 20 e 30 minutos e, depois, enxaguando com água. As aplicações podem ser feitas uma vez por semana ou quando acontecerem as crises; produtos adequados.

Mar e sol: indivíduos que têm psoríase começaram a perceber que no verão, principalmente aqueles que frequentam a praia, a pele melhora com eficiência. Uma das dicas de como curar a psoríase é manter o hábito de breves exposições solares, diariamente.

Gostou do artigo sobre o que é e como curar a psoríase no couro cabeludo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Close