3 dicas para acabar com descamação no couro cabeludo

Você sabe o que é a descamação no couro cabeludo, quais são as causas e os seus sintomas? Quer saber como acabar com descamação no couro cabeludo? Neste artigo iremos falar tudo sobre, e daremos dicas valiosas para acabar com descamação no couro cabeludo.

 

O que é descamação no couro cabeludo?

A descamação do couro cabeludo, conhecida como dermatite seborreica, caspa ou seborreia, é uma inflamação cutânea definida pela presença de escamas amareladas e brancas com aparência oleosa. Essa descamação além de ser comum afetar o couro cabeludo, também pode surgir nas sobrancelhas, face, cantos do nariz, tronco, entre outros.

Na dermatite seborreica há um acúmulo maior de sebo em determinadas áreas do corpo onde ocorrem as descamações. A dermatite ocorre tanto em homens quanto em mulheres e o seu aparecimento pode estar relacionado a problemas hormonais e até mesmo o estresse.

A dermatite seborreica costuma surgir após a adolescência, porém também pode surgir em recém nascidos. Acredita-se que a descamação no couro cabeludo atinge cerca de 20% da população do mundo todo e é uma das principais preocupações de diversas pessoas.

É preciso lembrar que a dermatite seborreica não está relacionada a falta de higiene. Muitas pessoas pensam nisso, mas na verdade, a descamação no couro cabeludo está relacionada a cada organismo em si do que a fatores externos.

Geralmente, a descamação no couro cabeludo não costuma ocasionar muitas complicações. Mas, quando é muito grave, a coceira intensa pode causar lesões à pele, provocando sangramentos e feridas, principalmente no couro cabeludo.

Outra complicação é que a maior quantidade de sebo gera um ambiente propicio para a produção de microrganismos e bactérias, e isso causa facilmente a infecção cutânea. Misturando isso as possíveis feridas, facilita a entrada desses microrganismos nocivos à corrente sanguínea. Além disso, a dermatite seborreica também pode causar impactos emocionais e pode até mesmo causar depressão ou problemas com a autoestima.

Sintomas da descamação no couro cabeludo

Os sintomas da dermatite seborreica são: oleosidade, liberação de escamas brancas ou amareladas oleosas (conhecida como caspa), queda capilar, coceira, vermelhidão e ardência. Muitos acreditam que a dermatite seborreica é relativa à queda de cabelo e em diversos casos, estão certos.

Isso porque a oleosidade causa a “cola” que faz com que o fio fique grudado na cabeça, e indivíduos que possuem dermatite seborreica com aumento considerável da oleosidade podem sofrer com quedas constantes.

Não há algum tipo de teste específico para fazer o diagnóstico da dermatite seborreica. O dermatologista irá identificar o problema somente com uma avaliação visual e histórico do paciente. Em alguns casos, quando não se há certeza apenas com a avaliação visual, o dermatologista enviará uma das escamas para uma análise laboratorial para assim compreender a composição e detectar microrganismos que podem estar provocando essa irritação.

Como acabar com descamação no couro cabeludo?

O tratamento da dermatite seborreica é focado no controle e não em sua cura. Isso porque há casos em que tem remissão total dos sintomas, enquanto outros necessitam de cuidados a vida inteira. Ou seja, há diversos produtos no mercado e tratamentos naturais ideais para o alívio dos sintomas. Abaixo listamos as melhores dicas para acabar com descamação no couro cabeludo. Confira:

1.       Vinagre de maçã

Uma das maneiras naturais de acabar com descamação no couro cabeludo é o uso do vinagre de maçã que possui ação antimicrobiana. Para o uso desse produto, é preciso misturar partes iguais do vinagre de maçã e água destilada em um frasco.

O ideal é que seja um frasco de spray para facilitar a aplicação. Procure aplicar nas áreas atingidas pela dermatite seborreica e espere uns minutos para fazer efeito. Caso você sinta queimação ou ardência, lave com água imediatamente. Se quiser, tente novamente mais tarde com três partes de água para cada parte de vinagre de maçã.

2.       Óleos naturais

Uma das maneiras para acabar com descamação no couro cabeludo é utilizar óleos naturais assim como o azeite de oliva, óleo de coco e óleo de amêndoas. Esses óleos são eficazes quando se trata em manter o couro cabeludo hidratado.

O antisséptico, antifúngico e antibacteriano presentes nos óleos, ajudam a evitar o problema da dermatite seborreica. Lembre-se de utilizar óleo virgem que possua propriedades medicinais. Basta massagear o cabelo e o couro cabeludo com o óleo aquecido e deixar nos cabelos a noite toda. Você também pode cobrir o couro cabeludo com uma toalha quente para que o óleo seja penetrado no couro cabeludo.

3.       Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é uma das formas de acabar com descamação no couro cabeludo, pois ajuda a aliviar os seus sintomas. Para utilizar essa forma de tratamento, basta massagear o couro cabeludo com um pouco do bicarbonato de sódio e enxaguar com água morna. Outra dica de acabar com descamação no couro cabeludo é utilizá-lo ao invés do shampoo por algumas semanas.

Gostou do artigo sobre como acabar com descamação no couro cabeludo? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o blog!

Tópicos

Buscar

Contato

Telefone: (11) 4063-6535

Horário de atendimento:

9hs às 18hs (segunda à sexta)

Redes sociais

Maquiagem para Cabelos